domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um dos melhores chocolates do mundo!

Olá! vocês sabiam que um dos melhores chocolates do mundo vem daqui da Bahia-Ilhéus?

Pois é. Se chama AMMA chocolate. A empresa pertence à dois sócios, o bahiano Diego Badaró e ao norte americano, Frederick Schilling.

O baiano Diego Badaró, é um integrante da 5° geração de cacauicultores da família Badaró. Segundo tudo o que li sobre o "menino", ele começou muito jovem no metier do cacau (chocolate).
Sua querida e abençoada mãe, resolveu não vender as terras da família e ele, por ser um preocupado com o meio ambiente, fez desaparecer a vasoura de bruxa de suas terras e de forma sustentável, criou um cacau muito bom, excelente.

Acreditando em seu próprio potencial e no de seu cacau, ele enviou amostras de amêndoas de cacau para seu sócio, Frederick Schilling. É aí que o norte americano entra na história. Diz ter ficado muito impressionado com a qualidade da matéria-prima e então veio ao Brasil-Bahia-Ilhéus para conferir de perto o que Sr. Badaró 5° estava realizando por aqui.

Diego ainda foi além. Levou também um pouco das amostras de seu cacau e seu chocolate para a cidade luz, Paris. Lá acontece todos os anos uma feira que é o ícone das feiras no assunto. É o Salão do chocolate.

Lá conseguiu impressionar os amantes do produto e aos organizadores da feira também. Resultado, nesse ano de 2011 a feira vai ser realizada aqui em nossa Bahia, mais precisamente em Salvador e em Itacaré. A data ainda não sei, mas tô antenada, pois essa não podemos perder. Chocolate, chocolate, chocolate!!!

Já me sinto orgulhosa dessa minha terra por vários motivos e esse fato da AMMA chocolate existir, só veio a somar.

Em 2010 fui na 3° edição da feira Nordeste Gourmet Bahia (feira de gastronomia), que aconteceu no Shopping Iguatemi. Lá tinha um Stand da AMMA chocolate (quase sair rolando de alegria) e aproveitei para comprar algumas barrinhas para minha família degustar. Mas vocês já encontram desse maravilhoso chocolate em várias porcentegens (30%, 45%, 50%, 60%, 75% e 85% de cacau) na Perini.

Só uma rápida explicação sobre a porcentegem de cacau no chocolate. Os chocolates convencionais só tem em sua composição 13% de cacau e o restante é gordura, leite, muito açúcar e alguns outros aditivos-zinhos.
Quanto maior a porcentegem de cacau no chocolate mais acentuado o sabor fica. Portanto, menos gordura, leite e açúcar. Se vocês degustarem um com 85%, provavelmente acharão "amargo", mas para quem não está acostumado é só degustar um com até 50% e assim ficará tudo bem.

Deixo aqui: o link do AMMA Chocolate, link com vídeo com o Sr. Badaró (3° vídeo), uma foto das embalagens (dos chocolates que comprei) que ainda guardo comigo e algumas que peguei na internet só para vocês terem uma idéia visual do assunto.

Um abraço


Stand da AMMA chocolate no Salão do chocolate em Paris 2010

Esses são os "meninos" do cacau, respectivamente, Badaró e Schilling


Fontes de leitura sobre o assunto: revista Muito do jornal A Tarde, revistas de gastronomia Prazeres da mesa, Menu e Gula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...