segunda-feira, 21 de março de 2011

Leite quente melado com chocolate

Leite quente melado com chocolate
Olá a todos!

Antes de começar a escrever o texto de hoje, gostaria de abordar três coisinhas.

1. O blog tem novidade!! A marca d'água nas fotos. O que me levou a fazer isso? Leiam isso! do blog da Sam (Fofurices). Tô trabalhando para que todas as fotos tenham a marquinha gourmetegourmand.

2. No final de semana que passou fiz aquela torta de queijo gelada com goiabada e pedaçinhos de goiaba mais uma vez e tirei todas as fotos que tinha direito. Já não estou mais devendo essa. Aqui, vejam com vossos próprios olhos!!! Só preciso alinhar algumas fotos ainda.

3. Hoje li o blog do Diego Lozano e vi que ele tá indo há Páris para o salão do chocolate???? Eu já havia na semana passada ligado para o escritório do AMMA chocolate para me informar da data e do local da feira que "aconteceria" aqui na Bahia e agora leio isso?! Ainda não recebi respostas, mas estou averiguando o caso!

Agora vamos ao texto!

Parece que eu tava adivinhando que o tempo iria dar uma esfriadinha, hihihihi!!!

Fiz na última quinta-feira uma experiência com meu leite quente dos 70% de minhas manhãs. Resolvi fazer uma trufa  e derrete-la em meu leite quente.

Esse Post era para se chamar Chocolate quente trufado, mas quando eu derreti a trufa no leite, ficou boiando aqueles pedaçinhos microscópicos de chocolate. Aí pensei! Já que não derreteu direitinho (eu já havia contado com isso) vou chama-lo somente de leite quente melado com chocolate.

Ficou bom!

Leite quente melado com chocolate
Rende 9 meia esfera de 22g cada

Trufa

100g de chocolate em barra (eu usei com 50%)
40g de creme de leite fresco
20g de manteiga sem sal
1 col. chá de mel ou karo
De 1 à 3 col. sopa de cacau em pó (8g = 1 col. sopa) + o quanto baste para "empanar" as trufas.

Derreta o chocolate da maneira que preferir. Esquente o creme de leite. Acrescente o mesmo ao chocolate e mexa. Depois a manteiga, mexa. Agora o mel ou karo, mexa e por último o cacau em pó (a quantidade depende se você vai querer mais forte ou suave mesmo) e mexa até que fique tudo homogêneo.


Distribua a "massa" da trufa em uma forma de silicone com formato de meia esfera (acredito que média, não sei, não comprei-na aqui) e leve para gelar até que fique bem, bem firme. Não é para deixar ficar duro, se não você não consegui espetar os palitinhos.

Eu usei alguns palitos de bambum que tinha aqui em casa, na verdade escolhi o maior deles, pois tem maior estabilidade nos dedos, mas acredito que com palitinho de churrasco também dá certo.

Depois de fria e firme, retire a trufa da forma e retorne à geladeira para endurecer mais um pouco. Esse passo tem que ser feito rapidamente para que a trufa não derreta. (quando fiz ainda estava uns trinta graus em Salvador).

Agora espeti os palitos. Jogo rápido viu!! Se não conseguir fazer rápido, faça um por um, deixando o restante na geladeira.

Não é que fica parecendo uma colher hihihi, foi essa mesmo a intensão.

Agora passe as trufas já espetada e ainda fria, no cacau em pó e retorne à geladeira. Lá elas podem ficar bastate tempo. Não sei precisar quanto. As que sobraram ainda estão aqui na geladeira.

Deixe na geladeira até endurecer totalmente.

 
Para o leite melado em sí, usei 200ml de leite bem quente (fiz até uma espuminha) para cada trufa. O bom de tudo é que com a trufa gelada o leite no final não fica tão quente e dá para beber logo!!! Pãozinho quente com manteiga, hhhuuummm!!!

Dei a amostra da foto à seguir, ao meu marido para degustar e ele ao invéz de derreter a trufa no leite quente até o fim, comeu foi a metade da trufa e bebeu o leite depois. Guloso!!!


Abraços, abraços e abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...