Oeuf cocotte!!


Pronuncia-se assim: “öf cocot”, pois é, tem que fazer o biquinho para o som sair um pouco mais original.

Uma maneira francesa de se comer ovo, pelo menos até onde eu sei. Oeuf significa ovo e cocotte é o nome da “panelinha” onde esse ovo é cozido.

A “panelinha” que geralmente é usada, é de ferro fundido e esmaltado. Hoje em dia vejo muito as pessoas usarem a cocotte feita de cerâmica. A de vidro é uma vresão mais moderna (também pode ser cozido em Ramequins).


Todas as imagens das cocotte foram retiradas do google imagens!

Não só as pessoas em suas casas usam a cocotte desses materiais, mas também os chefes de cozinha e os amantes da mesma.

A receita original é muito simples. Consiste em pincelar a cocotte com alguma gordura, cobrir o fundo com creme de leite fresco, temperar com pouco sal e pimenta e colocar o ovo (sem casca) no meio. 

Cozinha-se em banho-maria. Se quiser pode corrigir o sal e a pimenta mais uma vez. Depois é só deliciar-se. A gema fica mole, é por isso que deve ser usados ovos de procedência confiável. Vejam fotos no Google!!!

Tenho alguns livros que falam especificamente sobre a matéria e outro que o Oeuf cocotte só aparece em um pequeníssimo treicho de um capítulo.

Nesses livros os chefes apresentam receitas diferenciadas e super modernas, que em minha opinião, combinam com o paladar arrojado das pessoas de hoje.

Eles acrescentam outros ingredientes na receita. Como: espinafre, alho, peixe, ervas, cenoura, queijo, óleos, salsichas, presunto, aspargos, páprica em pó, tomate, até cobrem a boca da cocotte com massa folhada e muito mais.

Enquanto o Oeuf cocotte pode ser acompanhado de torrada ou pão, as mais modernas versões já são uma refeição em si. Mais é claro que uma torradinha de alho, como acompanhamento, não me encomodaria. Taí uma idéia para substituir o ovo mexido de todos os dias!!

Eu tenho a sorte de ter um marido bastante criativo na cozinha e que já fez várias versões do Oeuf cocotte para nós que ficaram uma delícia.

Aqui deixo uma fotinha para vocês saberem como ficou uma delas!

Oeuf cocotte com ovo, creme de espinafre, salmão e aspargos frecos

As cabeças dos aspargos não estão queimadas, só para acrescentar!

Um abraço

Fonte das fotos anteriores: Internet. Não fui eu quem fiz!!!