quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bolo com ameixa, manga e maçã


Os fiapinhos na foto são da manga :)

Um bolo pouco doce e que pode ser chamado de Cake também (por causa do formato).

Não sei se, mas acho que já deixei claro, sobremesas ou bolos não precisam ser sempre muito doce! Parece que os doces aqui em minha amada terra fazem sempre um Ode ao açúcar.

O sabor e a doçura que a ameixa e a manga imprestam para esse bolo, humm! Aí vem a maçã com o seu azedinho (que eu gostaria que tivesse sido mais!) e completa tudo.

Durante o assamento tive um susto. Meu querido marido estava fazendo café e quando ficou pronto ele desligou o fogo eee ooo GGÁÁZZ!!!

O pior é que eu fiquei sem saber direito quando isso aconteceu. Abri o forno espetei o bendito do bolo e vi que foi por um tris e tudo tinha ido por água na ladeira!

Deixei o bolinho mais 20 minutos no forno e deu tudo certo! Ufa!

Aí, para me certificar que tudo estava bem, partir o bolo ainda quentinho. Tirei minhas fotinhas. Peguei um copo de leite bem gelado e comi uma fatia da delícia, morninho ainda. Tenho que confessar que foi uma tarefa bem difícil :)

Bolo com ameixa, manga e maçã
Rende um bolo com 38cm de comprimento e + ou - 7cm de altura

A ameixa e a manga desceram e a maçã ficou meio que flutuando por cima

200g de manteiga sem sal
200g de açúcar cristal
4 ovos
2 pitadas de sal
1 col. de café de essência de baunilha
280g de farinha de trigo sem fermento
2 col. chá de fermento para bolo
1 col. chá de bicarbonato de sódio
200g de creme de leite uht da caixinha
40 ml de sumo de limão
50 ml de leite de vaca
110g de ameixa seca sem caroço cortada em pedaçinhos irregulares
110g de maçã (vermelha ou verde) em cubos de 1 cm
aprox. 175g de manga fervida

Para a manga fervida (rende aprox. 175g): 150g de açúcar cristal, 100 ml de água, ferver até o ponto de fio (103° à 105°). Adicionar 200g de manga (durinha e azedinha) em cubos de 1 cm, deixar ferver mais um minuto e desligar o fogo. Retirar a manga com uma escumadeira e deixar esfriar totalmente antes de usar. É importante tirar todo excesso de líquido da manga!

Derreta a manteiga junto ou separado do açúcar. Não precisa ficar quente demais. Só precisa deixar a manteiga bem molenga, sabe? Eu coloco os dois no microondas durante 20 seg. potência máxima e fica no jeito. Bata até virar um creme amarelo clarinho.

Adicione ovo por ovo e bata somente até agregar à massa. Junte o sal e a essência de baunilha e bata mais um pouco ou até tirar o cheiro de ovo.

Penere a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Adicione à massa de ovos em três lotes (ou 3 vezes) alternando com Sour Cream em dois lotes. Não mexa muito depois de adicionar a farinha.

Sour Cream: 200g de creme de leite uht da caixinha misturado com 40 ml de sumo de limão e descansado por 10 minutos. Aprendi com a Cinara e a Sam do blog Fofurices!
 
Agora junte o leite de vaca. Misture. Agrege a ameixa, a manga fervida (e fria) e a maçã.

Despeje a massa em sua forma para bolo preferida :), coberta com papel manteiga ou untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido a 180°c. Deixe assar por 55 minutinhos. Antes de retirar faça o velho e bom amigo teste do palito.

Uma vez assisti um programa de culinária alemão e o cozinheiro explicou (meio por alto!) o porque que devemos esperar o bolo ou pão esfriar antes de comer. É o seguinte. Tanto o fermento para bolo quanto para pão tem uma certa substância que é cancerígena e quando aquecida ela se desenvolvi ainda mais, mas é liberada do alimento atravéz do vaporzinho que os mesmos liberam quando estão esfriando.

Comer bolo ou pão ainda quente? hhheeee!!!, mas isso eu só fiz uma vez em minha vida ; )

Abraços

4 comentários:

  1. Nossa, que bolo diferente, Queila!! Além de lindo, deve ficar uma delícia... :o)
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, fico contente que você gostou. Eu adoro bolos;)
    Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  3. hummm mesmo! e quase deu tudo errado viu!

    Um abraço

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...