Pão integral

Esse quem fez foi o senhor guloso!
Um pão que não precisa sovar!!

Um pão de preguiçoso (diz o senhor guloso!) ou de quem no momento tá tendo muito o que fazer (digo eu).

A receita desse pão tem base numa receita de amigos que sempre fazem pão em casa. Eles tem até um moinho elétrico para moer os grãos que eles compram. Quer ter mais certeza de que a farinha é integral mesmo?!

A receita do pão, que originou essa receita, é com farinha branca. Nós (eu e o senhor guloso!), depois de alguns testes, fazemos com 50 / 50. Metade farinha branca e a outra farinha integral.

Também usamos fermento para pão congelado. Compro uma barra de 500g reparto sem muita técnica, coloco em uma vasilha plástica (que fecha bem!) e levo para congelar. Depois de uma hora e meia retomo a vasilha do freezer dou uma boa *sacudida e retorno-a ao freezer. Lá fica até acabar. 

*Sacudida : isso separa os pedaçinhos de fermento um do outro e eles não voltam a grudar. Na hora em que preciso usar eles soltam facilmente. Pode congelar por dois meses.

Desculpem as fotos um pouco pelumbras, mas o pão só ficou pronto pela noite e a luz não tava nada boa!!!

Pão integral
Rende um pão pequeno de aprox. 630g

400g de mistura de farinhas + 50g para os retoques finais antes do assamento (225g farinha branca + 225g farinha integral)
200ml de água morna + 50ml para dissolver o fermento, junte uma pitada de açúcar, isso ajuda na fermentação.
30g de fermento congelado ou 20g do fresco
2 col. chá de sal

Coloque a farinha em uma tigela (eu uso normalmente para pães, uma de plástico). Misture o sal. Faça um buraco no meio da farinha, adicione a água morna e o fermento dissolvido (com água e tudo). 

Misture com um garfo até virar uma massa (se for preciso use mais um pouco de água). Precisa de um pouquinho de força, mas durante uns trinta segundos. Tempo que provavelmente você precisará para unir tudo.

Cubra a tigela com um filme plástico (ou folha de PVC) e deixe descansar durante umas duas horas e meia à três horas.

Massa descansada. Pré aqueça o forno à 200°C. Povilhe um pouco de mistura de farinhas por cima da massa descansada, retire-a toda da tigela com cuidado e com o auxílio de uma espátula meia lua (para padeiro). Essa espátula ajuda muito no momento de retirar a massa num bolo só.


Coloque a massa por cima da assadeira onde o pão será assado (está tem que estar povilhada generosamente com a mistura de farinhas) e leve ao forno. Asse durante 10 min. à 200°C e depois abaixe a temperatura do forno para 180°C e deixe terminar de assar, 35 minutos. O senhor guloso assa assim: forno não pré 280°C (ligou e colocou!) 10 minutos, depois mais 10 minutos à 240°C e por fim mais 10 minutos à 200°C, Só que ele nem sempre faz igual e o pão dele sempre sai diferente um do outro e sempre tem uma casca generosa também!

Para obter uma casquinha bem crocante coloque no forno, junto com o pão, uma assadeira pequeninha com água (uns 150ml) e deixe durante 25 min. "assando" (o senhor guloso não faz isso!). Depois é só retirar a água (se ainda tiver), fechar o forno e deixar o pão terminar de assar.



Agora, retire o excesso de farinha da superfície do pão, recorte ainda quente, passe sua manteguinha e una isso tudo a uma xícara de chocolate quente (digo eu) ou uma xícara de café (diz o senhor guloso, meu marido ;)

Bom appetit!

Assim fica (as vezes!) quando o senhor guloso faz e assa o pão!