Tarte de cebolas tostadas



Olá minha gente!

Vou ser bem breve: ficou muito bom!

Jamais pensei que a combinação ficaria boa sem bolinho de carne moída com temperos, sem mostarda, sem tomate, como em alguns Burgers.

Para a massa me inspirei na receita da Cinara (tenham paciêcia comigo e a Cinara!) e a idéia das cebolas tostadas veio do sabor do molho que veio (certa vez!) acompanhando meu sanduíche da Subway.

Infelizmente só uma foto ficou digna desse blog :o

Tarte de cebolas tostadas
Para uma forma de fundo falso de 30 cm Ø

5 cebolas grande de casca grossa com um tom meio laranja/cobreado
Azeite de oliva + manteiga com sal
Meio pacote de pão de forma integral
Sal
Contra as lágrimas: óculos de nadador, bricaderinha, um ventilador funcionou comigo muito bem

Descasque as cebolas e corte em “ juliene” meio grossa, assim:

Clique em cima para visualizar melhor!

Cebola de casca grossa com um tom meio laranja/cobreado

Em uma frigideira (de preferência antiaderente) jogue um fio de azeite e um pedacinho (col. de chá) de manteiga. Deixe a manteiga derreter e jogue a cebola. Deixe dourar, coloque uma pitada de sal e deixe tostar (não muito escura tá!)

Toste a cebola em pequenas quantidades por vez, assim você obterá um resultado perfeito. Muita cebola de uma vez só na frigideira, cozinhará, amolecerá demais e você não terá o resultado desejado. 

Eu usei duas frigideiras e em cada uma fiz o processo duas vezes. Em cozinhas profissionais o fogão é de alta pressão. Assim os Profis fazem tudo de uma vez só, colocando mais um pouco de gordura e mexendo constantemente para não queimar.

Deixe esfriar!!!

Siga as instruções para a massa no blog da Cinara. A farinha de pão que eu fiz foi com pão fresco triturado. Eu usei pão de forma integral, adicionei sal na mistura e usei um pouco mais de azeite. O sal é a gosto!

Coloquei a massa no fundo da forma forrada com papel manteiga e pressione bem para assentar e juntar o pão. As cebolas vem em seguida por cima da massa, aqui dei uma assentadinha também.

Assei por 40 minutos em forno pré aquecido à 200°C e diminuído para 180°C quando colocado a Tarte. Se você quiser mais tostado deixe assar durante mais tempo, mas não esqueça de controlar para não queimar.

A Tarte terá no máximo 2cm de altura e não ficará firme para cortes exatos.

O blog gourmetegourmand avisa, o consumo exagerado dessa Tarte pode vir a dar flatulência indesejada :o

Abraços