Brecha para o São joão e a torta de tomate seco!


Outra brecha?

É rapidinho! Deixa a torta de tomate seco passar e logo virá o último remoulade da série :)

Torta de tomate seco
Rendem 8 fatias generosas

Massa

250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
5g de sal
1 ovo

Em um bowl (vidro, metal, porcelana, plástico, o que tiver!) misture à farinha o sal e depois a manteiga. Faça isso com a ponta dos dedos até obter uma farofinha. Depois acrescente o ovo e misture até obter uma massa. Junte-a e leve a geladeira coberta com filme plástico para resfriar um pouco (cuidado para não ficar muito gelada, pois assim não dará para trabalha-la!). Se preferir e tiver, faça tudo no multiprocessador ;)

Com a ajuda de dois plásticos (usei daqueles para congelamento sem zipper) e um rolo, abra a massa (de 2 a 3 mm de espessura) e cubra uma forma de 25 cm de diâmetro com 2 cm de altura. Perfure com um garfo e leve para gelar por 15 minutos na geladeira ou 8 minutos no freezer.

Nesse caso, que o recheio é molhado, será necessário fazer uma pré-assagem* (essa palavra existi?). Cubra a massa, já gelada, com papel manteiga (seria bom deixar o papel cortadinho antes) e coloque onde será o lugar do recheio, uma mistura de grãos (o suficiente para cobrir tudo até onde a massa for na lateral). Leve para assar em forno pré à 200°C por 40 minutos.

Depois de assada retire o papel manteiga com cuidado, levantando grãos e papel (isso será melhor a quatro mãos), coloque os grãos para esfriar em uma assadeira. Deixe a torta evaporar a umidade por dez minutos e depois recheie!

*Isso servirá para fazer um peso em cima e dos lados da massa, evitando que ela caia nas laterais, faça bolhas no fundo e fique muito molhada e quase crua ao assar a torta. Você pode usar uma mistura de grãos ou um tipo só, ou até mesmo aqueles grãos de cerâmica especiais para a coisa. Mas não sei se encontra por aqui! Se usar grãos (feijão, lentilha, soja, ervilha ou grão de bico), depois que esfriar totalmente, você pode guardar num saco e reutilizar para a mesma finalidade por infinitas vezes ainda.

Neste tempo de pré assagem :o prepare o recheio! Veja para que esteja pronto assim que retirar a massa pré assada do forno.


Recheio

285g de tomate seco cortado irregularmente
200g de palmito cortado em cubos pequenos
255g de queijo tipo mussarela ralado
150g de queijo tipo parmesão em pedaço (rale na hora) - separe uma parte par cobrir a torta
115g de tomate fresco, sem semente, cortado em cubos pequenos
150g de cream cheese
3 ovos 
100g de creme de leite da caixinha (uht)
1 col. de chá de pimenta calabresa

Novamente em um bowl, misture o cream cheese, os ovos e o creme de leite até ficar tudo homogêneo.

Adicione todos os outros ingredientes (menos a pimenta) e misture incorporando tudo, reserve. Somente antes de colocar o recheio na forma, adicione a pimenta misturando ligeiramente. Cubra a torta com o parmesão ralado.

Asse por 55 minutos à 180°C e 5 minutos no grill para gratinar. Se não tiver grill em seu forno asse por mais 10 minutos ou seja 65 min. ao invéz de 55 min., mas nos dez minutos restantes aumente a temperatura do forno para 230°C. Se seu forno é retado e já tiver gratinado a torta antes de tudo, então anule o grill, os dez minutos a mais... e sirva a poderoza :)

Abraços

Ainda bem que deu tempo de tirar uma fotinha do interior da torta antes de comerem tudo :) :)