Biscoito Mailänderli com creme de limão e quase que tudo deu errado!


Olá :-s

Foi assim:


    Fiz a massa e coloquei bonitinha no freezer para endurecer e eu poder abrir;
  Depois abri a mesma e coloquei de novo no freezer;
  Nesse meio tempo liguei o forno;
  Retirei do freezer para começar a cortar e rapidissimamente ela voltou a ficar mole;
  Tentei mais uma vez o mesmo processo e não deu certo;
  Perdi a paciência e fiz de outro jeito;

Assim começou!!!
Pois é! Tem coisas que às vezes não andam como planejamos (mas para isso e nesse caso, nada como um bom improviso! ), como foi o caso do Mailänderli, hoje. É tradição em alguns países da Europa, no natal, fazer Mailänderli

Uma massa a base de manteiga, só poderia dar nisso, né. E eu que achei que daria certo, pois em Salvador não tá tão quente assim. Mas então...

Certa vez, havia comprado uma pistola para biscoitos e nunca usei. Tinha até achado que: ...mais uma coisa que não vou usar :-s Mas hoje eu usei e deu muito certo :-)


Como a massa era mole, achei que essa seria a melhor solução para meu problema. Enchi o tubo e comecei a “atirar” :)

Biscoito Mailänderli com creme de limão
Rendeu 54 unidades

125g manteiga sem sal
112g açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo + 1 gema e 1 col. sopa de clara
Raspas de ½ limão
250g de farinha de trigo
1 gema
para pincelar (opicional)

Em um bowl coloque a manteiga e bata até amacia-la (1 minuto). Adicione o açúcar, o sal o ovo e gema c/ clara e bata até que fique esbranquiçado.

Junta as raspas do limão e bata só até misturar. Coloque a farinha de uma vez só e mexa até virar uma massa (ficará bem pastoso!)

Coloque durante uns dez minutos no freezer antes de usar.

Preencha o tubo da pistola e comece a formar os biscoitos. Pegue um pouquinho de massa com os dedos e disponha sobre a assadeira. Faça uma base redonda (não precisa ser perfeito!) Posicione a pistola no meio da massinha e “atire”. Puxe e repita o processo até a massa acabar. 

Assim continuou!
Se você não tem a pistola, use um saco de confeitar com um bico estrelado (ou de sua preferência) e contorne a massinha aberta na assadeira. Leve a geladeira para endurecer e antes de assar pincele gema de ovo diluída em 1 col. sopa rasa de leite.

meu bico estrelado
Asse os biscoitos em forno pré à 200°c por 16 minutos, se quiser escurinho em baixo e corado por cima.

Creme de limão
Rendeu aprox. 210g

100g de chocolate branco
90g de creme de leite
da caixinha
Raspas de ½ limão
40ml de sumo de limão
3 g gelatina em pó

Pique o chocolate e coloque em um bowl. Esquente o creme de leite e adicione ao chocolate picado. Misture até derreter todo o chocolate. Deixe esfriar totalmente.

Junte as raspas de limão, o sumo e a gelatina hidratada e dissolvida. Reserve na geladeira e de vez em quando mexa para formar um creme.

Preencha o centro dos biscoitos com um saco de confeitar munido de algum bico de sua preferência (ou colherinhas mesmo) e cheio de creme de limão. Como eu só coloquei um botãozinho no meio, me restaram duas colheres de sopa do creme (que logo logo serão devoradas : D) Raspe chocolate branco por cima se quiser.

Se não for come-los logo, acondicione os biscoitos em latas apropriadas ou uma vasilha plástica que feche bem e só coloque o creme antes de devora-los!!


Desculpem pelas fotos escuras. Já era noite quando terminei a história.

Um abraço
Assim...

...terminou :)