Filé de merluza com camarão e batatas tostadas



Olá!

Quero deixar aqui um forte abraço com muito carinho e conforto para Sandra e sua família.

Hoje recebemos amigos (visita rápida!) que chegaram ontém de Rio de contas (região da chapada diamantina) e trouxeram para nós uma cestinha bem básica-mente de produtos regionais, naturais, frescos e deliciosos. Até flores secas recebemos :) muito lindas! Obrigada gente!!!

Isso que vos posto hoje foi o nosso almoço. Que também ficou uma delícia de leve e fresco. Detalhe! No meio do ramo da salada que recebemos veio um raminho de alecrim fresco, que na mesma hora piquei um pouco e joguei por cima do molho ;)


Filé de merluza com camarão e batatas tostadas
Rende quatro porções

Molho e peixe com camarão

4 col. sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena
picada
2 dentes de alho pequenos
picados
100ml de vinho branco

1/2 potinho de caldo de legumes do Alex Atala :)
400ml de água mineral ou filtrada
100ml de leite de coco
2 col chá de amido de milho
, opicional
2 col. sopa de sumo de limão
100g de creme de leite uht
Coentro picado, alecrim fresco picado e sal á gosto
4 filés de merluza
200g de camarões limpos

Fogo médio. Refogue no azeite a cebola e depois o alho. Quando subir o cheirinho do alho, junte o vinho e deixe cozinhando até que o mesmo quase evapore por completo. Junte o caldo de legumes e deixe dissolver. Acrescente a água deixe reduzir um pouco.

Fogo baixo. Coloque o leite de coco, mexa. Dissolva o amido com um pouqinho de água e acrescente ao molho mexendo sem parar, para não empelotar. Agora em fogo bem baixo deixe uns 30 minutos cozinhando. Mexa sempre!

Passado esse tempo, acrescente o sumo de limão e mexa. Agora acrescente o creme de leite e o alecrim e mexa. Assim que subir uma pequena fervura, acomode os filés de peixe no fundo da panela e deixe cozinhando uns cinco minutos. Acerte o sal e se preciso coloque um pouco mais de sumo de limão.

Agora acrescente o camarão e o coentro e deixe cozinhando uns 3 minutos. Desligue o fogo e deixe tampado até a hora de servir. Eu precisei dar uma esquentadinha antes de comermos!

Note que nem o peixe e o camarão precisaram ser temperados. O molho dará bastante sabor aos dois, é só deixar tudo em repuso uma meia hora.

Batatas tostadas

1 ½ kg de batatinha, daquelas menores!
Sal grosso, azeite de oliva e alecrim seco à gosto

Lave e limpe as batatas, não descasque! Corte cada batata em quatro e disponha sobre uma assadeira. Jogue o sal, o azeite e o alecrim, dê uma boa misturada. Cubra a assadeira com papel alumínio ou manteiga e deixe cozinhando no forno (que não foi pré aquecido) à 180°C por 50 minutos. Retire o papel, aumente a temperatura do forno para 230°C e deixe até que as batatas tostem. Eu usei o Grill e não demorou tanto!

Pronto, agora é só servir!

Um abraço