Mousse de chocolate improvisado


Olá!

Essa semana tive que fazer alguns testes de torta e sobremesa . Que 
coisa difícil : s  :)

Como sempre restaram sobras e desta vez o que mais sobrou foram claras de ovo. Sim! 14 ao todo (na verdade eram 12, mas resolvi fazer um pouco de creme inglês para refinar a minha futura receita e aí ficaram 14).

Ontém antes de dormir fiquei pensando o que fazer com as maravilhosas. Só eu mesmo, que antes de dormir fica pensando nisso.

Uni ao pensamento o chocolate meio amargo, o creme de leite e a gelatina. Acendeu uma luz-zinha :)

Mousse de chocolate improvisado
Como foi improvisado não sei com precisão quanto rendeu em quilos, pois é! Com certeza mais que 2 kg

14 claras
510g açúcar cristal (eu sei, eu sei, é muito né?)
400g de chocolate meio amargo
500g creme de leite uht da caixinha
12g de gelatina em pó sem cor e sem sabor
Aprox. 100g creme inglês

Prepare um banho maria. Mais infos aqui! Em um bowl coloque o açúcar e as claras, mexa até que os dois ingredientes se misturem. Leve a mistura para o banho maria e deixe “cozinhado” até que alcance 55° a 60°C. Use um batedor de arame, o chamado Fouet! 

Para obter maior precisão na medição da temperatura você irá precisar de um termômetro espeto ou faça da outra maneira. Deixe cozinhando até que a temperatura da mistura alcance um nível em que qualquer ser humano possa deixar o dedo dentro (da mistura quente) sem se queimar.

Jogue a mistura quente em uma batedeira (eu usei uma planetária, mas com certeza dá com a manual também) e deixe virar uma massa para suspiro. Também tem que está morna, quase fria (aqui durou uns 20, 25 minutos)! A noção para chegar a essa massa retirei do larousse das sobremesas (merengue suíço), mas é uma receita improvisada!!!

Deu até para fazer um cisne branco:)
Enquanto isso... Hidrate a gelatina. Faça o creme inglês (metade da receita), aqui! Assim que retirar o creme do banho maria adicione a gelatina e misture para dissolver. Reserve.

Corte o chocolate em pedaços bem pequenos (não precisa picar), coloque em um bowl fundo e grande. Aqueça o creme de leite. Adicione ao chocolate o creme inglês e logo em seguida o creme de leite quente. Misture até dissolver o chocolate e deixe esfriar. Eu usei o ventilador para que esfriasse logo, pois nesse meio tempo “o suspiro” já tava quase no ponto.

Mistura de chocolate e massa para suspiro já frios, agora é só misturar os dois. Eu fui colocando colheradas generosas de massa para suspiro e fui mexendo com cuidado para não perder o ar da mesma. Nesta etapa você pode decidir quanto de massa para suspiro você acrescentaria. É só ir provando!


Coloque a mousse em taças deixe resfriar por duas horas e decore com creme de chocolate ou calda para sorvete sabor chocolate, raspas de chocolate e o que vem aqui em baixo!

Infelizmente ou felizmente não precisei usar toda a massa para suspiro na mousse. Com o que sobrou resolvi arriscar uns suspiros caramelados. Com o auxílio de duas colheres de sopa fiz quenelles com a massa e coloquei em cima de uma assadeira forrada com um papel antiaderente (faça com o papel manteiga ou use uma assadeira antiaderente, caso não tenha o tal do papel). 

Com uma colher de chá dei uma alisanda para que ficassem mais planos. Assei com o forno entreaberto (não pré aquecido) por 1h e forno fechado por 10 minutos à 180°C. Se quiser pode já desligar o forno e retirar os suspiros depois de 1h. Eles ficarão levemente corados em baixo e branco em cima. Coloque-os em cima de uma grade para esfriar. Depois de frio conservei na geladeira e depois usei para decorar a mousse. Eles ficaram um pouco grudentos depois que tirei da geladeira :(


Fiz duas porções blog gourmet e gourmand e uma porção grande família :) Será que o Lineu, a Nene, o Tuco, o Augustinho e a Bebel vem aqui amanhã? :-)

Um abraço e mais fotos...

 
 
Desculpem a foto escura, mas é que eu queria mostrar como ficou a consistência da
mousse antes que virasse sorvete ;)