Verrine de caldo de feijoada



Olá!

Quando eu tinha uns oito anos de idade, estudei um ano em uma escola pertinho de minha casa. Para vocês terem idéia, entre minha casa e a escola só tinha que andar a distância de quatro casas.

Uma das casas que ficava no caminho da escola, era um armarinho. Na vitrine da direita, sempre tinham vários brinquedos e coisas que criança gosta. Entre eles tinha um joguinho de panelinhas de plástico que eu namorava todos os dias antes de entrar e sair da escola.

Um dia pedi a minha mãe que comprasse para mim e ela disse, não! Criança como eu era, fiquei triste, é claro :)

Entre um acontecimento e outro fiquei com catapora e não pude ir a escola por uma semana e meia. E aí, logo depois de mim, meus irmãos pegaram catapora também e lá se foram mais dias sem ir a escola. Acabei meio que esquecendo do conjunto de panelinhas, meio!

Ficamos todos sãos. Nesse período, já dava para apontar meu aniversário no calendário. Dias depois ele chegou :o Adivinha o que minha mãe tinha comprado para mim de presente? Nossa como fiquei feliz, brincava todos os dias com meu conjunto lindo de panelinhas plásticas.

Acho que é por isso que gosto tanto das verrines, elas me remetem sempre a 
esse conjunto de panelinhas :)


Verrine de caldo de feijoada
Rende 4 porções pequenas como sopa, 12 xícrinhas e 8 potinhos como verrine  

2 col. sopa de azeite de oliva
1 cebola média cortada em cubos de 1cm (130g)
1 dente de alho grande
½ tomate com tudo, tirei de um tomate grande
350g de feijoada sem as carnes
350ml de água
1 col. sopa de caldo de carne líquido, (1/2  tablete)
Coentro, salsinha e sumo de limão à gosto
Pedaços de carne e calabresa (da feijoada) para guarnecer

Aqueça uma panela de metal :) funda e jogue o azeite. Doure a cebola bem douradinha. Junte o alho e deixe até subir o cheirinho dele. Acrescente o tomate e refogue. Agora acrescente a feijoada, mexa. Coloque a água, o caldo de carne e deixe cozinhar por 10 minutos. Conte o tempo assim que começar a ferver.

Passado os 10 min., coloque as ervas e sumo de limão (não exagere!), mexa e triture no liquidificador ou mixer manual. Eu coloquei no fundo de cada recipiente um pouco das carnes e calabresa da feijoada, bem cortadinho, para guarnecer.


Sirva quente e se quiser deixe pedaços de limão pré cortados para quem quiser um toque a mais de azedinho. aaaaaaahhhhhhhhhhh e a pimenta :)

Um agradecimento especial a Dona Denise, mãe de minha amiga Juliana, que fez a feijoada que foi servida no chá de bêbê do futuro netinho. Graças as tias da Ju, pude trazer um pouco para casa.

Abraços