Beijú de tapioca, Wrap brasileiro!


Olá!

E quem diz não? Eu já estou convicta!

Então quer dizer que foram os índios que descobriram o Wrap... hahahahaha, acho ótimo isso!

Para quem não conhece, beijú (chamamos assim aqui em Salvador) é uma "panqueca" de tapioca. Peinera-se a goma em cima de uma frigideira com superfície lisa (não untada) e deixa, em fogo médio, "assando" até que a goma "derreta". Ela vai se juntar grumo por grumo. Depois é só virar para assar do outro lado. Como a goma de tapioca não tem proteína ela não doura só queimará, se assar durante muito tempo (além de secar!). Mais sobre o assunto aqui, no blog maravilhoso da Neide Rigo, o Come-se e aqui também!

Por aqui vende-se essa delícia em toda a esquina. Não sei se essa oferta vasta é bom ou ruim. O interessante é que de uns tempos para cá, os e as beijuzeiros (as) tem cada dia mais opções de recheios, isso é bem bom :) Tem até as versões doces, com doce de leite, chocolate, frutas e lá vai...

No bairro onde meus pais moram, passa quase todo sábado pela manhã, uma mulher alta, forte e de voz intensa gritando: beijú e pamoooooonhá!! e: olha o beijú fregueza!! Para minha positiva surpreza, ela vende beijú molhado (outra versão!). Uma coisa dos céus minha gente! Uma delícia! É molhadinho com leite de coco feito à mão e enrolado em uma folha de bananeira. Ao abrir você vê logo um punhado de coco fresco ralado por cima, aí eu não aguento! Já comi até dois de uma vez só :s

Acho que vocês já notaram que estou enamorada por coco! E por nosso Wrap :)

Para essa versão, decidi usar um recheio de couve com bacon, muito bacon, adoro bacon (chega!) Não tem receita exata!

A goma comprei na lojinha da fazenda, mas como, no mesmo dia, tinha feito um bolo de aimpim, aproveitei para retirar a goma e usei também na preparação desse beijú :)

Refoguei o bacon em um fiozinho de azeite doce (oliva), depois juntei a cebola e o alho. Depois foi a vez da couve e por último o tomate (para conferir suculência!). Temperei com shoyu, sumo de limão e um fiozinho de mel. Pronto!

Tenho certeza que cada um tem sua idéia de recheio preferida e isso é ótimo!

Abraços e algumas fotinhas :)