sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Beijú de tapioca, Wrap brasileiro!


Olá!

E quem diz não? Eu já estou convicta!

Então quer dizer que foram os índios que descobriram o Wrap... hahahahaha, acho ótimo isso!

Para quem não conhece, beijú (chamamos assim aqui em Salvador) é uma "panqueca" de tapioca. Peinera-se a goma em cima de uma frigideira com superfície lisa (não untada) e deixa, em fogo médio, "assando" até que a goma "derreta". Ela vai se juntar grumo por grumo. Depois é só virar para assar do outro lado. Como a goma de tapioca não tem proteína ela não doura só queimará, se assar durante muito tempo (além de secar!). Mais sobre o assunto aqui, no blog maravilhoso da Neide Rigo, o Come-se e aqui também!

Por aqui vende-se essa delícia em toda a esquina. Não sei se essa oferta vasta é bom ou ruim. O interessante é que de uns tempos para cá, os e as beijuzeiros (as) tem cada dia mais opções de recheios, isso é bem bom :) Tem até as versões doces, com doce de leite, chocolate, frutas e lá vai...

No bairro onde meus pais moram, passa quase todo sábado pela manhã, uma mulher alta, forte e de voz intensa gritando: beijú e pamoooooonhá!! e: olha o beijú fregueza!! Para minha positiva surpreza, ela vende beijú molhado (outra versão!). Uma coisa dos céus minha gente! Uma delícia! É molhadinho com leite de coco feito à mão e enrolado em uma folha de bananeira. Ao abrir você vê logo um punhado de coco fresco ralado por cima, aí eu não aguento! Já comi até dois de uma vez só :s

Acho que vocês já notaram que estou enamorada por coco! E por nosso Wrap :)

Para essa versão, decidi usar um recheio de couve com bacon, muito bacon, adoro bacon (chega!) Não tem receita exata!

A goma comprei na lojinha da fazenda, mas como, no mesmo dia, tinha feito um bolo de aimpim, aproveitei para retirar a goma e usei também na preparação desse beijú :)

Refoguei o bacon em um fiozinho de azeite doce (oliva), depois juntei a cebola e o alho. Depois foi a vez da couve e por último o tomate (para conferir suculência!). Temperei com shoyu, sumo de limão e um fiozinho de mel. Pronto!

Tenho certeza que cada um tem sua idéia de recheio preferida e isso é ótimo!

Abraços e algumas fotinhas :)

12 comentários:

  1. gosto de beijú tradicional, com queijo coalho!
    agora esse beijú molhado é um pecado de bom, vende dele na Perini!

    ResponderExcluir
  2. Oi duda! E não é menina... bom saber que na Perini também tem :) Beijão

    ResponderExcluir
  3. Queila minha amiga, até agora só provei tapioca doce, e aquela com leite condensado e coco é a minha favorita. Gostei muito da sua versão salgada, com couve parece deliciosa. Pode-se dizer que é mesmo o nosso wrap, ou talvez nosso crepe...rsrs
    Beijos e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. vim conhecer seu blog e adorei !
    estou babando aqui, rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Queila, vi um comentario seu no Manjericota e vim conferir seu blg. De cara ja me apaixonei pq AMO tapioca. Eu sou de Sao Paulo mas moro nos eua, entao morro de saudades dessa delicia!! Em Sao Paulo tbm tem uma variedade enorme de recheios, dos doces e dos salgados, entre eles eu gosto muito da versao com leite condensado e coco fresco, dos salgados acho que TODOS rssss - mas o meu preferido eh queijo com tomate picadinho e manjericao!!
    Pena eu nao achar a tapioca por aqui, mas sempre que vou ao Brasil como algumas pra matar as saudades!!
    Ja sou sua seguidora, adorei seu blog
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, wrap brasileiro! rs adorei!!! beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca comi beijú... é a mesma coisa que tapioca? Aqui no sul não tem dessas coisas, e também não sei se vende essa goma, ao menos nunca vi. Mas fiquei com desejo dessa de côco molhado... hummm

    ResponderExcluir
  8. Olá minhas lindas!

    Oi Sandra! As versões salgadas ainda estão em descoberta para mim :) Ontém fui passear no bairro da Ribeira e me deliciei com um beijú Luiz Tarquínio hehe??? Queijo, presunto, tomate e orégano, estava muito bom!
    Beijão

    Olá Celina! Obrigada, fico super contente que você gostou :) Volte sempre que quiser tá!
    Um beijão

    Nossa Paty! Que delícia ler suas palavras. Obrigada e seja sempre bem vinda! Tenho uma dica! Veja se você acha o Aimpim (macaxera, mandioca...) em alguma loja que vende ingredientes da cozinha oriental. Daí você pode extrair a goma. Mas vai que derrepente tu acha a goma também ;)
    A goma pode ser obitida também atravéz do povilho doce hidratado com água!
    Um abraço

    É isso aí Bruna! Um beijo

    Oi Pati! A goma é extraída do Aimpim, macaxera... A goma, o povilho doce, fécula de mandioca, tapioca... são todos a mesma coisa.
    Olha aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapioca
    http://come-se.blogspot.com/2007/12/da-mandioca-tapioca-e-ao-polvilho.html
    O beijú molhado é extraordinário! Eu amoooo!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  9. Oii Queila !!Muito original esse beiju recheado!! Sempre encontro beiju mas nunca com recheio ou apenas com queijo coalho, adorei a ideia!!:) Ficou lindo e delicioso!!Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  10. Oi Queila,
    Gostei do nome "wrap brasileiro".
    Adoro beiju.Infelzimente não sei fazer e aqui em Brasília não é tão fácil de se achar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Eu amoooooo beiju!!! Se pudesse comia todo dia, mas tenho uma preguiça de molhar e peneirar a goma...rs
    Ultimamente tenho comprado já molhado, mas dura bem menos.
    Amei a receita!

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Tereza! Obrigada! Que bom que você gostou, ficou realmente bem gostoso. Depois de alguns minutos o caldinho do recheio umideceu a massa do beijú e tudo ficou azul :)
    Beijão

    Lylia minha flor! Quando você vier a Salvador, me comunica que eu faço um especialmente para você tá :)
    Um abraço

    Oi Juliana! E só com manteiguinha heim... huuummmm! Pois é, com a goma já pronta é pa pum né ;) Eu também compro dessa e toda vez divido em pequenas porções e congelo. Dura até dois meses no freezer, mas tem que deixar descongelar totalmente antes de usar ;)
    Fica aí a dica! Um abraço :)

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...