Bolinho de chuva


Olá gente!

Hoje fiz algo muito fofo, bolinhos de chuva. Não parece coisa de avó?! Para mim sim :)

Quando eu era criança, na rua onde morava tinha uma família japonesa que minha mão e meu pai conheciam. Algumas vezes quando minha mãe fazia algum quitute ou comida gostosa, ela mandava, através de mim ou meus irmãos uma porção para essa família.

Acontece que a vovó japonesa, nunca mandou a vasilha vazia de volta. Quase sempre tinham  bolinhos de chuva dentro. Até hoje eu achava isso!!

Liguei para minha mãe para convidá-la para comer bolinhos de chuva e relembrei essa história para ela, só que ela disse que eram mini sonhos e não bolinhos de chuva.

Quando experimentei um dos bolinhos, percebi que fazia tanto tempo que minha mãe não comia os bolinhos que acabou esquecendo que eram mesmo bolinhos de chuva. 
 
A receita, que usei para fazer os bolinhos tirei do blog Bar.bar Peripécias gastronômicas do Lucas Corazza. A dica de adicionar frutas é dele :) Ficou super diferente :) Como no blog a receita está em xícaras e colheres, pesei tudo e dou a vocês hoje as medidas pesadas de acordo com minha xícara de 240ml e minha balança digital.

Com frutas

Bolinho de chuva
Rendeu 22 unid. com frutas e 32 unid. sem frutas

Frutas

30g de uva passas escura e clara
40g de maçã sem casca bem cortadinha
1 col. chá de manteiga sem sal
1 col. chá de açúcar 

Coloque as passas numa vasilhinha e cubra com água filtrada ou mineral e deixe hidratando por uns 25 minutos. Numa frigideira pequena e quente, coloque a manteiga e deixe derreter. Junte a maçã e o açúcar. Cozinhe até que a maçã comece a ficar macia. Use totalmente frio!
Esprema as passas e junte à maçã. Reserve.


Massa para os bolinhos

2 ovos (93g)
¾  xícara de açúcar (122g), eu usei o refinado
2 col. sopa de manteiga na temperatura ambiente (30g), eu usei sem sal
1 pitada de sal
1 col. sopa de fermento em pó (8 g)
1 xícara de leite integral (240ml), também na temperatura ambiente, aliás tudo na temperatura ambiente!
2 ¼  xícaras de farinha de trigo sem fermento (315g)
500ml de óleo para fritar

Açúcar e canela em pó à gosto para envolver os bolinhos

Num bowl coloque a manteiga, os ovos, o açúcar e o sal e bata até que fique tudo homogêneo. Usei o mixer de mão com o batedor de ovos, mas a mistura ficou tão rápido homogênea que depois vi que poderia ter usado um batedor de arame ou Fouet.

Agora com o batedor de arame ou espátula de silicone. Misture o leite alternando com a farinha. Misture bem.

Agora acrescente o fermento peneirado e misture.

Separe a massa em duas partes. Não precisam ser exatamente 50% - 50%. Em uma das metades adicione as frutas e misture só até agregar.


Aqueça o óleo. Eu usei uma panelinha bem pequena. Acredite, é suficiente. Couberam 5 bolinhos por vez e mesmo assim, tive que ser ágil para não perder o ponto dos fofinhos.

Depois de alguns testes com duas colheres, resolve usar minha colher de sopa (medidora) para modelar os bolinhos. Eu enchi a colher medidora com a massa e com uma colher de chá despejei a massa no óleo. Com o tempo fui pegando mais prática, mas os meus bolinhos não saíram tão redondos quanto os do Lucas.


Frite os bolinhos até que fiquem dourados. Tome sempre cuidado para que o óleo não fique muito quente ;)


Coloque os bolinhos fritos em cima de papel toalha para enxugar o óleo e depois passe-os no açúcar misturado com canela em pó. 


Coma ainda morno! Essa dica é muito importante :) pois frios, eles são o O do borogodó! hihi. Espero que tenham gostado! Bom final de semana :) 

Um abraço