Rösti com espinafre refogado


Olá gente!

Uma entradinha que também pode ser servida como pratro principal! A mim não afeta o juízo se eu não tiver carne em todas as refeições ou todos os dias :s

Por isso decidi hoje ir de A la vegetariana no almoço! Uma combinação muito simples, mas extremamente saborosa. Batata Rösti aqui em casa sempre tem :) Adorooo a parte tostadinha e crocante que fica na superfície.

Queria ter usado o creme azedo puro, mas como sou teimosa, dei uma temperadinha no danado e ficou uma delícia de molho frio. Já estou até pensando em combinar com um futuro peixinho grelhado, mas para isso acrescentarei coentro picado, adorooo!


Rösti com espinafre refogado
Rende 4 porções como prato principal e 6 como entrada

Rösti

1365g de batata
Uma boa pitada de sal
Óleo de soja, o quanto baste

Coloque uma frigideira grande (eu usei teflon = menos gordura e ainda não gruda) para aquecer no fogo baixo. Descasque as batatas e rale-as. Use o lado grosso do ralador.


Jogue um fio grosso de óleo na frigideira e espalhe. Esprema a batata ralada para retirar o excesso de líquido e vá acomodando em uma outra vasilha. Junte o sal e espalhe a batata ralada na frigideira quente com óleo. Não retire todo o líquido, pois o mesmo ajudará no cozimento da batata.

Aumente o fogo para chama média. Tampe e deixe tostando/cozinhando. Quando a batata começar a ficar meio “transparente” por cima, é hora de virar o Rösti para que toste/cozinhe do outro lado. Para isso use um prato grande untado com um pouco de óleo. Vire o Rösti em cima do prato como se fosse retirar um bolo assado da forma.

Reponha mais um pouco de óleo na frigideira, espalhe. Retorne o Rösti à frigideira e deixe terminar de tostar/cozinhar. Para se certificar que o Rösti está pronto, é só espetar a ponta de uma faquinha. Se sair rapidamente e sem problemas, então a batata está cozida e o Rösti pronto :)

Se for servir como entrada, porcione com a ajuda de um aro cortador redondo. 


Espinafre refogado

360g de espinafre limpo e branqueado, pode usar descongelado também
Um fio de azeite doce (oliva)
1 col. sopa rasa de manteiga
2 dentes de alho bem picadinho
1/2 cebola pequenina bem picadinha
100ml de caldo de legumes quente
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Numa frigideira quente, jogue o fio de azeite e a manteiga. Assim que começar a derreter a manteiga, junte a cebola e refogue. Depois o alho.

Acrescente o espinafre e espalhe para que tudo se misture. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar por uns dois minutos. Se deixar cozinhar demais, o espinafre ficará cinza!

Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Reserve!

Estou explorando o verde esses dias :)

Creme azedo temperado

4 col. sopa rasa de creme de leite uht
4 col. chá de sumo de limão
1 col. sopa rasa de mostarda de sua preferência
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Misture o creme de leite e o sumo de limão, mexa e deixe na geladeira por quinze minutos. Acrescente a mostarda e misture. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Se não for usar logo, guarde coberto com um pedaço de filme de PVC na geladeira.

Para servir, é só decorar à gosto :) Espero que tenham gostado :) 

Um abraço


 
Era uma vez num prato branco!