Bolinho de banana


Meu pensamento: "mais isso parace um Cupcake!"
Eu: "sim, é um Cupcake, mas chamo de bolinho de banana porque é mais
brasileiro ;)"

Desculpem! Esse foi um diálogo que tive comigo mesmo :) De vez em quando isso acontece!

Não sei se vocês sabem, mas eu adoro bolo de banana. Tudo isso começou quando eu estava grávida de Cadu. Tinha dia que não conseguia ficar sem o tal bolo que vendia na delicatessen na frente de casa :s

Um certo dia fui comprar e não tinha. Resolvi comprar bananas e eu mesmo fazer, na verdade tentei foi copiar. Não saiu igual, mas ficou muito, muito bom!

A cobertura vocês já conhecem! A receita está aqui! Lembram da cobertura do bolo de laranja flor... pois é ela mesmo ;) Façam a quantidade que quiserem.


Bolinho de banana
Rende 18 unidades

200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
160g de açúcar mascavo
1 pitada de sal
4 ovos
8 gotas de essência de baunilha,
opcional
15g de cacau em pó
2 col. sopa de raspas de chocolate de sua preferência,
eu usei o meio amargo
315g de banana amassada
200g de farinha de trigo sem fermento
1 col. sopa de fermento
50ml a 75ml de leite de coco


Bata até virar um creme fofo, a manteiga, o açúcar mascavo e o sal. Adicione ovo a ovo, batendo sempre um pouco a cada adição. Acrescente a essência e bata só até agregar.

Se tiver usando a bateira, mude agora o batedor para o de massa para bolos ou use uma colher de pau mesmo! Junte o cacau em pó, as raspas de chocolate e a banana amassada e misture somente até agregar.

Peneire a farinha junto com o fermento e acrescente à massa alternando com o leite de coco. Tem vezes que eu não preciso usar toda a quantidade de leite de coco indicada na receita, mas dessa vez precisou.

A massa fica com um aspecto de grumosa, parecendo que tem floquinhos de manteiga dentro. Não se preocupem, é normal.

Nunca usei bicarbonato de sódio na receita, mas vocês podem tentar. Eu acrescentaria 1 col. chá, se fosse o caso ;) Porcione a massa em forminhas de papel para cupcakes já colocadas na forma de metal própria para e leve para assar. Pode assar um bolo só se preferir!

Asse em forno pré aquecido a 180 °C por uns 25 minutos, mas faça o teste do palitinho antes de tirar do forno. Se fizer um bolo só, o tempo é de 40 minutos, mas fica valendo o teste do palito também ;)

Aproveito para dizer que tem novidade na coluna visual do blog, confiram!

Espero que tenham gostado. Bom fim de semana para vocês :)

Um abraço