Creme queimado com ameixa

 

Olá!

Nada como terminar um Menu com chave de ouro não é? Nesse Menu, estavam programadas duas sobremesas.

Resolvi fazer duas só para ter uma opção a mais. Caso uma não agradasse, a outra com certeza agradaria. Foi o que pensei! 

Aí vocês (talvez) se perguntem: “...Porque não fazer nada com chocolate? Já que chocolate é uma paixão universal!...”  Aí eu respondo: “... Não usei chocolate porque queria exatamente fazer algo diferente e acho que frutas secas e nozes (e lá se foi uma pista da próxima!) também agradam pra caramba! ...”

A inspiração para essa receita vem desse post aqui, do blog da doce Lourdes, Coisas cá de casa. Quando bate o olho na foto, já sabia em segundos como essa sobremesa seria feita. Se bem que lá eu comentei que iria fazê-la em uma taça :s



Creme queimado com ameixa
Rende quatro porções

Ameixa seca hidratada

150g de ameixa seca sem caroço, cortada em quatro
50g de açúcar demerara, pode usar o normal também
2 cravos
1 pedaço pequeno de canela em pau
200ml de água limpa, talvez um pouco mais

Em uma panelinha ferva o açúcar com a água até que o mesmo se dissolva por completo. Acrescente a ameixa cortada e misture. Agora junte o cravo e a canela, tampe a panela e deixe subir fervura.

Conte dois minutos e desligue o fogo. Deixe a panela tampada até que tudo fique frio. Se depois de fria, a mistura estiver muito seca, coloque aos pouquinhos mais água. Terá que ficar com um aspecto mais solto, maleável. Tem que escorrer facilmente da colher. AAAH! E não esqueça de retirar os cravos e a canela ;)

Distribua a ameixa hidratada no fundo de recipientes tipo para creme brulé ou creme a catalana. Reserve na geladeira e use gelado.


Uma confição: adoro ameixa :)

Creme com gemas e amido de milho
Rende um pouco mais que 900ml

½ lata ou caixinha de leite condensado
5 gemas
500ml de leite integral
5 col. sopa de amido de milho (1 col. = 8g)
100g de creme de leite fresco, pode ser substituído por creme de leite uht
100g de creme de leite uht
6g de gelatina devidamente hidratada e dissolvida

Prepare um banho maria (quente) e um banho maria invertido, com água gelada e gelo.

Em um bowl resistente ao calor, misture o leite condensado com as gemas. Adicione um pouco de leite e misture. Junte o amido e misture de novo.

Acrescente o restante do leite e mexa até está tudo dissolvido. Leve para cozinhar em banho maria até engrossar. Quando engrossar, apague o fogo e continue cozinhando o creme por mais três minutos e só então o retire do banho maria e leve-o para o banho maria invertido.

Não pare de mexer o creme enquanto estiver no banho maria invertido. Deixe até amornar. 

Adicione os cremes de leite e misture bem. Agora a gelatina devidamente dissolvida, misture. Distribua o creme nos recipientes já recheados com a ameixa hidratada e dê uma balançadinha para que fique tudo nivelado e plano. Leve a geladeira por no mínimo oito horas, tem que ficar bem gelado. 




Para servir, eu peneirei com certa abundância, açúcar de confeiteiro (sem amido) por cima e queimei com um maçarico até que caramelizasse. Você pode usar açúcar normal se preferir. Sirva rapidamente!

Espero que tenham gostado :)

Um abraço