Mini tortas de gorgonzola


Olá gente!

Eu tinha marcado um almoço na última sexta-feira, 02/09/11 com a Juliana Braga do Comer rezando, mas por motivos de enfermidade ela não pôde comparecer. Uma pena :( mas acontece. Espero que ela já esteja se recuperando bem. Um abraço Juliana :) assim que você melhorar, marcaremos algo tá :)

Pois bem! Como eu tinha marcado, planejei também um Menu que acabei convidando amigos queridos  para comê-lo. Menu esse que também vou lhes apresentar nos próximos dias aqui no blog. 

Hoje começo pela entrada. Que foi uma labuta mental para ser decidida. Uma vez que nunca tinha feito ou experimentado, mas como eu sou teimosa, eu escolhi elas mesmo, as mini tortas de gorgonzola. Que deram muito certo, uhhuuu!

Essa é uma entradinha bem simples, mas muito saborosa, suculenta e de textura leve :) Como não queria servi-la assim pura e nem com salada de folhas, improvisei uma saladinha vinagrete que foi temperada com mostarda. Essa saladinha, com seu toque azedinho e fresco combinou perfeitamente com as mini tortas.

Olhem só no que deu tudo isso...


Mini tortas de gorgonzola
Rende 8 unidades 

Massa filó, comprei congelada, usei só o que precisei e voltei a congelar ;)
1 col. de sopa rasada de manteiga sem sal derretida ou clarificada para pincelar
150g de cream cheese
1 gema
1 ovo
100g de queijo gorgonzola bem cortadinho
100g de creme de leite fresco
50ml de leite integral
Pimenta do reino moída na hora e salsinha grosseiramente picada à gosto
Queijo parmesão
, ou um de sua preferência, ralado na hora para gratinar

Em um bowl misture o cream cheese com um batedor de arame para que ele se espalhe e fique mais maleável. Adicione a gema e o ovo e misture até que fique homogêneo.

Agora junte o queijo gorgonzola e misture novamente até que o queijo esteja bem distribuído na massa. Acrescente o creme de leite fresco e misture. 

Só use o leite se a mistura estiver muito consistente (como a minha ficou), caso contrário, dispense. Agora tempere com a pimenta e a salsinha.

Forre 8 cavidades de uma forma para Cupcakes com a massa filó. Não é necessário untar nem enfarinhar.  Usei dois pedaços de massa de mais ou menos 10 cm2 e os coloquei em sentidos contrários um do outro.


Depois empurrei a massa levemente para dentro, para fazer uma covinha para abrigar o recheio. 


Enchi a covinha com o recheio de gorgonzola, pincelei a massa que ficou sobre saliente com a manteiga derretida, espalhei por cima do recheio um pouquinho de queijo parmesão ralado na hora e levei para assar em forno pré aquecido à 180° C por 15 minutos e depois 5 minutos no grill (se eu não tivesse o grill no forno, usaria um maçarico para dourar). 

Não estou fazendo propaganda não viu!

O tempo em seu forno pode ser outro. É necessário assá-las somente até que elas fiquem bem estufadas, como se fosse um bolo crescendo. Depois que saem do forno, elas ficam bem baixinhas!

Saladinha vinagrete com mostarda

1 tomate pequeno sem semente, bem cortadinho
1 cebola branca pequenina, bem cortadinha
¼ de um pimentão médio verde, bem cortadinho
50ml de vinagre, eu usei o de maçã
Azeite de oliva até cobrir tudo
1 col. de chá de mostarda se sua preferência
Sal à gosto

Misture tudo em um bowl pequeno e reserve na geladeira, de preferência 8 horas antes de servir.

Gostaram? E ainda vem o prato principal e as sobremesas... uiuiui.

Um abraço