Saladinha de Couscous e viva a primavera!


Olá!

Gente, eu precisei ser lembrada por minhas amigas Lylia e Sandra que hoje é o início da estação mais colorida, perfumada, alegre e tudo de bom do ano, a primavera :)

E em homenagem a essa estação tudo de bom do ano é que fiz essa saladinha colorida e bem gostosa.

Depois da degustação de macarons, nada melhor que uma saladinha para controlar os ânimos calóricos e revigorar o espirito depois do inverno. Se bem que aqui em Salvador acho que essa estação inverno meio que não existe.

Bem! De qualquer forma acho que todos nós diveriamos comemorar a chegada da primavera. Linda e colorida que só ela :)


Saladinha de Couscous
Rende 4 porções como acompanhamento e 8 como uma entradinha

150g de couscous marroquino, preparado do jeito que você preferir
1 cenoura média cozida e cortada do tamanho de sua preferência
100g de ervilhas congeladas, banhadas rapidamente em água quente
15 vagens cozidas cortadinhas do tamanho de sua preferência
1 tomate grande cortado em cubos
1 col. sopa de cebola roxa bem cortadinha
Tomate cereja e filetes de cebola roxa para decorar

Em uma saladeira prepare um molho para salada de sua preferência. Eu fiz com sal, pimenta do reino moída na hora, sumo de limão, azeite de oliva extra virgem, um pouco de caldo de legumes e salsinha e cebolinha desidratada. Foi meio de olho a messagem dos ingredientes, por isso não passei as medidas =)


Comece colocando a cebola roxa, depois o tomate, dê uma misturada e acrescente a cenoura, a ervilha e a vagem. Misture de novo.

 

Por fim junte o couscous já frio e misture até que estaja tudo bem mesclado. Sirva logo em seguida. Se você for deixar na geladeira antes de servir, então faça o molho da salada separado e adicione somente antes de servir. Eu já percebi que o couscous marroquino, depois de alguns minutos, absorve todo o sabor do molho e a salada (em um todo) acaba ficando um tanto quanto insossa! Essa é minha experiência, vocês fazem como preferir tá ;)

Decorei com um tomate cereja contado em três e filetes de cebola roxa. O toque final veio por conta do azeite de oliva, regado um pouco antes de servir, mas isso é opcional.


Uma explicadinha rápida de como preparei o couscous. Pesei a quantidade desejada, nessa quantidade adicionei sal e misturei. Depois reguei com um fio grosso de azeite de oliva e misturei bem para que cada grão ficasse coberto com o mesmo. Coloquei água para esquentar e quando começou a aparecerem aquelas bolhinhas no fundo, desliguei o fogo. Cortei um pedaço de filme de PVC. Joguei a água quente (quantidade que ficasse 0,5 cm acima do nível do couscous) em cima do couscous, dei uma mexidinha rápida com uma colher e cobri o bowl com o filme de PVC. Esperei esfriar, esfarelhei com um garfo e usei na salada. Você pode substituir a água por caldo de legumes também ;)

Bom é isso! Seja bem vinda primavera :)

Um abraço