Semifreddo de mel com amêndoas


Olá minha gente :)

Essa sobremesa teria sido servida aos meus queridos amigos que foram convidados para comer esse menu, mas estávamos todos tão satisfeitos que deixamos para uma próxima vez.

Bom! Meu marido foi o felizardo. Das dez porções que a receita rendeu ele comeu 8, hihi! Mas é que ele adoooora sorvetes e semifreddos (ou conhecido também como Parfait). Imaginem vocês que o pai dele era sorveteiro... explicado!

Pois então! Essa receita foi uma adaptação do Semifreddo de mel desse livro aqui! Só que ainda tinha amêndoas em casa e resolvi adicioná-las à preparação. Com uma parte fiz um “leite” de amêndoas e a outra fiz um crocante.

Ficou com uma textura muito leve e ao derreter na boca tinha aquela areinha de amêndoas vinda do leite que preparei com a mesma... juntou a ganache, huuummmm!


Semifreddo de mel com amêndoas
Rende 10 porções 

Leite de amêndoas
Rende 112g


150ml de leite integral
40g de amêndoas

Toste as amêndoas em uma frigideira sem óleo até que fiquem douradas. Enquanto isso coloque em uma panelinha o leite para esquentar. Quando as amêndoas estiverem douradas, junte-as ao leite já quente, desligue o fogo e tampe a panelinha. Deixe até amornar.


Bata tudo no liquidificador ou mixer até que as amêndoas tenham desmanchado. Coe passando uma colher para retirar todo o líquido, não se preocupe se um pouco da amêndoa triturada passar para o leite. Reserve o leite de amêndoas para o usar no Semifreddo. Use frio!

Crocante
Rende 147g


85g de açúcar
65g de amêndoas laminadas
75ml de água

Com o açúcar e a água faça um caramelo claro. Junte as amêndoas laminadas e mexa imediatamente para que tudo esteja envolto pelo caramelo. Despeje a mistura ainda bem quente sobre um Silpat, folha de teflon ou em cima de uma assadeira untada com manteiga sem sal. 

Vejam como o crocante solta facilmente do Silpat!

Espere esfriar totalmente e só então quebre a barra de crocante com a ajuda de uma faca ou martelo. Pode quebrar a barra de crocante com um mixer, mas tome cuidado para não virar uma farinha. É interessante mastigar cada pedacinho do crocante no momento de degustar a sobremesa! Reserve em local fresco.


Semifreddo
Rende 10 porções


5 gemas
30 ml de rum, se não tiver use água mesmo
30g de açúcar de confeiteiro sem amido
70g de mel
112g de leite de amêndoas
147g de crocante de amêndoas quebrado bem pequeno
300g de creme de leite fresco
batido em ponto de chantilly, nem tão duro, mas também não tão mole

Prepare um banho maria (quente) e outro banho maria invertido, com água gelada e gelo.

Num bowl que suporte calor coloque as gemas, o rum e o açúcar de confeiteiro e misture. Leve a mistura ao banho maria para cozinhar e com um batedor de arame vá batendo até que se forme um creme consistente e meio esbranquiçado. Adicione o mel e bata vigorosamente para misturar.

Agora leve o creme ao banho maria invertido para resfriar. Retire o bowl do banho maria invertido e adicione o leite de amêndoas. Misture delicadamente para não perder o ar que se formou na massa.

Acrescente o crocante distribuindo por cima do creme e não mexa. Deixe ele flutuando em cima da massa. Não se preocupe, pois quando você for porcionar a sobremesa, o crocante vai afundado. Eu coloquei o crocante em três etapas ou seja não coloque tudo de vez. Fui colocando e a medida que achava que já não tinha muito, adicionava mais.

Agora é hora de porcionar. Eu usei dois tipos e tamanhos de forminhas de alumínio e com a ajuda de uma concha pequena fui enchendo cada uma até mais ou menos a boca. Ficou 5mm abaixo da boca da forminha. Leve todas as porções bem cobertas com filme de PVC ao freezer, para congelar, por no mínimo 8 horas.  


Para servir basta aquecer água em uma panelinha, mergulhar a forminha dentro e esperar coisa de 3 segundos e a lateral da sobremesa já estará derretida. Passe uma faquinha nas laterais e vire o Semifreddo em cima de um prato ou potinho de sobremesas. 

Sirva com o acompanhamento que quiser. Eu servir com um pouco de ganache de chocolate meio amargo. Aqueci 60g de creme de leite fresco com 60g de chocolate meio amargo e usei ainda morno.

Gostaram? Espero que sim :)

Um abraço