Biscoitinhos de canela


Olá! 

Acho que esses podem ser os biscoitinhos de canela mais famosos da blogsfera. Se não são, então serão.

A receita vem do blog da Glau, o Quitandoca. Um blog que dá água na boca e ainda faz um bem danado para nossos olhos, pois as fotos são lindíssimas :)

Eu tenho uma dica. Façam logo e façam muitos (se sua família for grande, então façam mais ainda), pois o biscoitinho tem aquele efeito de pipoca, você começa a comer e não quer parar mais hehe. Eu já fiz duas vezes e as fotos que lhes apresento hoje será uma mescla dessas duas vezes tá.

Uma curta historinha. Na segunda vez que fiz os biscoitinhos, tive que pedir um pouco de canela para o visinho hehe. Quase todos os ingredientes já estavam na batedeira e eu não percebi que minha canela tinha terminado. Resultado, socorro vizinho!

Como ainda tinham alguns biscoitinhos da primeira vez que fiz, eu embalei bem bonitinho num saquinho de celofane, amarrei com um cordãozinho dourado e levei para ele. Aí eu disse: “olha, eu vou usar a sua canela para fazer esses biscoitinhos aqui”. Esse vizinho é bem legal, vocês não acham?


Biscoitinhos de canela
Renderam-me 60 unidades

Como eu fiz:

175g de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
, eu usei sem sal
60g de açúcar
½ col. chá de fermento para bolo
1 pitadinha de sal
50 ml de Rum
½ col. sopa de canela em pó
3 col. sopa de cacau em pó 50%
10 gotas de essência de baunilha
Canela em pó misturada com açúcar
(usei refinado) à gosto, para envolver os biscoitinhos

Usar uma batedeira planetária faz muita diferença, mas se não tiver, faz na mão mesmo. Caso você faça a mão, a Glau explica que se for preciso, pode colocar um pouquinho de água, mas é para colocar de pouquinho em pouquinho até dar o ponto. A massa tem ficar lisa até desgrudar das mãos.

Bom! Coloquei o forno para aquecer a 180°C. No bowl da batedeira, coloquei a farinha, o fermento, o açúcar, a manteiga, o cacau em pó, a canela e o sal. Coloquei para bater e quando começou a formar bolotas joguei o rum e a essência. Daí foi rapidíssimo até chegar ao ponto desejado. Quando a massa juntar, não bata mais.
 

Para obter biscoitinhos uniformes, usei uma balança digital. Fui separando com os dedos 6g de massa e dispondo sobre uma assadeira coberta com papel teflon e ou Silpat. .

 

Depois vim enrolado cada pedacinho com as mão. Primeiro em um formato de bolinha, depois achatei, com as duas mãos a bolinha e deixei que ela caísse em cima da assadeira. Às vezes foi preciso usar o dedinho!


Massinhas todas boleadinhas e achatadinhas... forno nelas! Assei por 17 minutos (meu forno). Os biscoitinhos estavam levemente dourados no fundo e ao toque eles estavam macios por cima (mas eles ficam crocantes quando frios). Retirei do forno e coloquei em cima de uma grade para esfriar. Enquanto eles, os biscoitinhos, esfriavam, fui passando cada “uns” em uma mistura de açúcar com canela e fui devolvendo para a assadeira para que esfriassem por completo.


Essa é uma receita muito prática e fácil de fazer, eu recomendo! Seguindo uma dica da Glau, preparei ao meu modo duas lembrancinhas para uns amigos que ficou um mimo, vejam só =)


Esse post rendeu fotos para um chá da tarde, confiram! Um abraço com aroma de canela para vocês:)