Carpaccio de banana com sorvete de chocolate


Olá gente!

Gostaria de pedir desculpas pelo meu chá de sumiço. Eu estou resfriada e até ontem minhas vias nasais teimaram em não abrir. Tinha uma dor de cabeça chata e uma sensação que carregava um balaio bem cheio de coisas pesadas, mas gostosas, em cima de minha cabeça hehe

Hoje tive uma melhora e quis vir aqui (o post tava meio que pré acabado!). Parece que meu organismo está vencendo mais uma vez a batalha. Não costumo tomar remédios para resfriados, só chá e cama. Em fim! Estarei atualizando minhas visitinhas (que tanto gosto de fazer) em breve tá ;)

Essa é aquela opção de sobremesa que falei aqui. Seria para ser servido na primeira comemoração do aniversário de minha irmã, mas achei um tanto quanto trabalhosa para ser servida ao mesmo tempo para várias pessoas. 

É uma sobremesa muito simples de se fazer (a montagem é que requer tempo). Era meu objetivo também, já que a entrada e o prato principal exigiriam um pouquinho mais de trabalho. Além de simples, ela tem um toque de requinte e brasilidade muito legal.

Bem! Eu acho que essa sobremesa é ideal para um jantarzinho a dois, bem romântico ou aquele jantarzinho a quatro, bem legal, com os amigos queridos. Para mais pessoas não indico, a não ser que você tenha um maçarico supersônico. Que caramelize tudo em dois segundos!

A cremosidade da banana junto com a crocância do caramelo e o amargor do chocolate, tudo de comer rezando!!!

Carpaccio de banana com sorvete de chocolate

Creme


90g de leite condensado
3 gemas
250ml de leite integral
20g de amido de milho
100g de creme de leite uht
1 pitada de sal
6 gotas de essência de baunilha

Prepare um banho maria (quente) e um banho maria invertido, com água gelada e gelo.

Em um bowl resistente ao calor, misture o leite condensado com as gemas. Adicione um pouco de leite e misture. Junte o amido e misture de novo.

Acrescente o restante do leite, o sal e mexa até está tudo dissolvido. Leve para cozinhar em banho maria até engrossar. Quando engrossar, apague o fogo e continue cozinhando o creme por mais três minutos e só então o retire do banho maria e leve-o para o banho maria invertido. Adicione a essência de baunilha!

Não pare de mexer o creme enquanto estiver no banho maria invertido. Deixe até amornar. Adicione o creme de leite e misture bem. Reserve na geladeira até antes de usar.

Montagem

Creme

Bananas, eu usei da prata
Açúcar para povilhar
Sorvete de chocolate
Molho e raspas de chocolate para decorar 

Com o creme, faça um espelho no centro de um prato. Com as costas de uma colher, vá espalhando o creme e dando forma circular ao espelho. 


Descasque uma banana por vez e vá cortando cada uma em rodelas bem finas. Coisa de 2 mm de espessura. Depois posicione cada rodela de banana em cima do espelho de creme. Comece sempre pelo centro e tente obter um círculo bem arrumadinho.


Polvilhe açúcar por cima de cada rodela de banana e queime com um maçarico até obter um caramelo. Para servir, basta colocar uma bola de sorvete de chocolate no centro do carpaccio e decorar com um pouco de molho e raspas de chocolate.

O creme não talhou não viu! É que o açúcar derreteu e não homogeinizou com o creme, aí ficou essa aparência de talhado, mas ao comer estava tudo lisinho e cremoso :P

O rendimento do creme dá para até 8 porções. A quantidade de bananas que você irá precisar vai depender do diâmetro da banana que você comprar. Em meu caso, o sorvete foi comprado. Portanto a quantidade veio pré-estipulada, mas o importante é que você compre (ou faça) o suficiente para render a quantidade de 1 bola por prato.

O molho foi feito assim. Derreti 70g de chocolate meio amargo junto com 90g de creme de leite fresco, mexi até homogeneizar e deixei esfriar antes de usar. Pronto! Se quiser dar uma aveludada no molho, pode adicionar uma colher de sobremesa de manteiga sem sal em temperatura ambiente. Vai sobrar um pouco tá!!!

A decoração fica a critério. Eu raspei uma barra de chocolate meio amargo com um descascador de legumes e foi isso!

Espero que tenham gostado :) Meu marido ficou fã, nem bem acabou de comer e já perguntou se teria direito a mais uma porção, pode?!!!

Um abraço cheio de saúde para vocês, pois ficar doente no final de semana ninguém merece né?!!