Flan de chocolate com coco


Olá gente!

Essa sobremesa eu servi na primeira comemoração do aniversário de minha irmã, no último dia 02 de outubro, que era no próprio dia do aniversário. 

Eu tinha planejado uma outra sobremesa, mas como achei que seria um pouco trabalhosa demais para servir para oito pessoas + uma pessoinha ao mesmo tempo, eu mudei de plano e servi esse flan. 

Apesar da outra sobremesa ser deliciosa (também), quando comecei a servir o flan, percebi que tinha que ter mudado de idéia mesmo. Quando eu postar aqui vocês vão me dar razão!

Bem! Como sobrou um pouco de massa de flan no liquidifador, me veio novamente a idéia de improvisar uma outra versão do flan. Ai, lembrei daquela minha história de quando eu era criança e resolvi fazer verrines com o que sobrou. 

Essa história me perseguirá (num bom sentido) pelo resto de minha vida :)

 

Flan de chocolate com coco
Rende 14 porções como flan (aprox. 125ml) e 17 como verrine (aprox. 100ml)


200ml de leite integral
400ml de leite de coco
400g de creme de leite uht
150g de leite condensado
150g de chocolate meio amargo + 200g de chocolate ao leite picado
12g de gelatina incolor e sem sabor

Coloque os chocolates meio amargo e ao leite juntos em um bowl e derreta em banho maria ou no microondas (pot. média, de 30 em 30 segundos mexer). Use morno, quase frio.

No liquidificador coloque o leite integral, o leite de coco, o creme de leite uht, o leite condensado e bata bastante, para que tudo se misture muito bem (coisa de dois minutos).

Enquanto isso hidrate e dissolva a gelatina devidamente.

Acrescente à mistura do liquidificador o chocolate derretido e bata novamente por mais dois minutos. Agora, com o liquidificador ainda ligado, retire a tampinha que fica na tampa do liquidificador e junte a gelatina dissolvida. Bata por mais um minuto.

Porcione da maneira que preferir e leve a geladeira por no mínimo oito horas, para ficar firme.


Para servir eu decorei com um molhinho de chocolate, decorações de chocolate e coco seco ralado do pacotinho. O molho de chocolate fiz com 70g de chocolate meio amargo derretido e creme de leite fresco (usar o molho frio). A quantidade de creme de leite pode variar para mais ou para menos dependendo de seu gosto. Em meu molho usei 90g e obtive a consistência desejada.

Dica: coloque o molho dentro de uma bisnaga para Ketchup ou mostada (aquelas que agente vê nas barraquinhas de cachorro quente!) e espalhe por cima da sobremesa como preferir.

Você poderá decorar com uma boa calda de chocolate para sorvete, raspas de chocolate e raspas de coco seco, que dará um visual muito legal também ;)

Essa sobremesa ficou muito gostosa e o doce ficou no ponto! Espero que tenham gostado :)

Tem mais fotos no flickr também ;) 

Um abraço com carinho de criança para vocês :)