Petit gâteuax de polenta, legumes verdes salteados e Pesto



Pouco texto, pois hoje trago uma receita simples, mas com “bastante” passos e que também fez parte de minha “dieta” revigorante :))

Mais duas frases. O sabor estava extraordinário. Posso dizer que essa foi uma das melhores refeições que já comi em minha vida :D

 
Petit gâteaux de polenta, legumes verdes salteados e Pesto
Rende 4 porções como prato principal

Pesto

Uma mão cheia de salsinha , só as folhinhas
Uma mão cheia de manjericão, só as folhinhas
2 nozes inteiras ou 4 bandas, bem picadinho
Sal à gosto
Azeite de oliva extra virgem, o quanto baste para que fique parecendo um pesto mais “líquido”

Pique as ervas bem picadinho e coloque em um bowl de vidro ou porcelana. Tempere com sal, adicione um pouco de azeite e misture. Agora acrescente as nozes picadas, misture e adicione mais azeite se preciso. Reserve.


Legumes verdes salteados

1 abobrinha média, cortar em banda, retirar com uma colher a parte do centro e cortar em finas meias luas
16 vagens, limpas e branqueadas
1 maço de cebolinha, limpar, recortar somente a parte branca e branquear
1 maço de couve, lavar, enrolar e cortar fino
4 col. sopa de ervilhas congeladas, branquear ligeiramente
Sal e azeite de oliva à gosto

Ligue o forno e coloque os pratos que iram servir o Petit gâteaux para aquecer (vale a pena, pois o prato levará um tempinho para ser arrumado).Quando estiverem quentes, desligue o forno. Deixe um espaço extra, que caiba uma frigideira. Não precisa ser necessariamente uma frigideira pode ser um prato grande também ;)

Prepare duas frigideiras ou uma frigideira e um prato grande. Em uma você vai saltear os legumes. Na outra, você irá dispor os legumes salteados e repousar no forno quente até a hora de servir. Procure não misturar todos os legumes, acho legal arrumá-los no prato.

Comece a saltear os legumes. Na frigideira quente, coloque um fio de azeite, junte o legume, tempere com um pouco de sal e saltei. Eu comecei pela abobrinha. Depois foi a couve, depois a vagem e por fim, a parte branca da cebolinha e as ervilhas juntas. 

Na montagem do prato os legumes salteados são os primeiros ao entrar na roda. Arrume-os com jeitinho no centro do prato. Depois distribua um pouco do pesto nas laterais dos legumes. Deixe o centro livre de pesto, pois lá ficará o Petit gâteaux.


Polenta para o Petit gâteaux

500ml de caldo de galinha
125g de polenta, essa foi a proporção que o fabricante indicava na embalagem (usei a Polenta Yoki)
150ml à 250ml de leite integral
3 col. sopa generosas de requeijão cremoso
60g de queijo tipo Gruyère ralado na hora + mais um pouco para decoração do prato
50g de creme de leite leve, usei o da Nestlé, pois queria experimentar esse novo produto!
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto
4 forminhas de metal ou Ramequins com 125ml de capacidade, devidamente pinceladas com azeite de oliva

Em uma panela funda, ferva o caldo de galinha e acrescente a polenta, como se fosse uma chuva. Quero dizer , aos poucos e sempre. Sem parar de mexer, deixe cozinhar.

Polenta firme e ainda quente, distribua um pouco da massa da mesma dentro de cada forminha, uma por vez! Espalhe para obter paredes finas. Use o suficiente para não deixar as “paredes” muito finas! 


Em uma assadeira untada com azeite ou usando o silpat ou uma folha antiaderente, faça as tampas para o Petit gâteaux utilizando uma colher de chá e os dedos. Coloque um pouco da massa de polenta. O suficiente para obter uma tampinha de mais ou menos 5mm ou 6mm de espessura. Ajeite para que fiquem mais ou menos do tamanho certo para tampar o bolinho depois de cheio ;) Você irá precisar mais ou menos da metade da quantidade da polenta para fazer as tampas e as forminhas!


Reserve tanto as tampas quanto as forminhas na geladeira se o ambiente estiver muito quente. Se não, deixe em cima de algum lugar longe do calor do fugão para que endureçam.


Com o restante da massa de polenta que sobrou na panela, faça o recheio. 

Adicione 150ml de leite e volte a cozinhar até que esteja tudo desempelotado. Acrescente o requeijão cremoso e mexa. Junte o queijo e mexa novamente. Por fim acrescente o creme de leite , misture, prove e acerte o sal se necessário. Tempere com a pimenta do reino moída na hora.

Nesse momento observe se o recheio ressecou um pouco com o cozimento e ficou muito consistente. Se isso aconteceu, acrescente leite até ficar mais cremoso.

Com o recheio ainda bem quente, preencha as forminhas pré-preparadas e tampe-as com as tampas de polenta. 

 
 

Com o auxílio de uma faquinha lisa. Desgrude o bolinho das laterais da forminha e vire em cima dos legumes salteados e já arrumados sobre o prato. Decore com o queijo previamente ralado e sirva.

Nesse final de semana estarei na Nordeste Gourmet Bahia 2011. Qualquer dúvida ou pergunta sobre a receita estarei respondendo assim que puder tá ;) 

Bon appetito e um abraço :)