Sorveteria da Ribeira

 

A Ribeira é um bairro de Salvador-Ba localizado dentro da penísula itapagipana. A atmosfera é muito aconchegante e em várias ruas e vielas o clima é de interior. Tudo isso, é ainda envolto por um ambiente praieiro. Em minha opinião a Sorveteria da Ribeira não poderia está localizada em um bairro melhor.

Na última sexta-feira fui até lá tomar um sorvete e tirar algumas fotos, pois queria muito mostrar a vocês uma das minhas sorveterias preferidas. Fui no horário do almoço, para aproveitar que os ônibus que chegam cheios de turistas não estavam naquela hora. Não é incomum chegar lá e se deparar com uma enorme fila, pois.

Ao entrar, me deparei com uma grande festa. O salão principal estava cheio de crianças, que provavelmente estava num passeio escolar com seus professores. Pela reação e a carinha deles, o sorvete estava mais que aprovado :)


Aproveitei a presença do proprietário, senhor Francisco Lemos, que estava lá olhando com muito zelo pelas crianças, para pedir permissão para fotografar o local. A permissão me foi dada com muita gentileza. Gostaria de aproveitar o ensejo para falar uma coisinha sobre o senhor Francisco Lemos.

Essa semana eu li em uma revista de gastronomia, uma reportagem e entrevista muito proveitosa com o sucessor de Michel Bras, que é o seu filho, Sébastien Bras. 

Em uma das respostas a pergunta feita pela revista, ele contou uma história de um momento que ele viveu em sua vida, onde pôde captar o quão é importante receber bem as pessoas em seu local. Lembrei dessa entrevista, um pouco antes de começar a escrever sobre o senhor Francisco. Para mim ele é uma pessoa que entende muito bem de como tratar bem as pessoas que chegam a sua sorveteria.

Essa não foi a primeira vez que notei isso. Sempre que vou, observo como ele zela pelos clientes e pelo bom atendimento. Isso aqui em Salvador, muitas vezes, tenho a forte impressão de que as pessoas não sabem mais o que significa. Seu Francisco é um Cavalheiro gente!

Esse é o senhor Francisco

Falando um pouco da sorveteria e do sorvete agora. Um pouco antes de entrar, é de se notar o charme da fachada do estabelecimento (que não foi sempre assim!) e ao entrar isso tudo é reforçado com o jeitinho da decoração do local (os azulejos são um mimo) e da maneira que as coisas estão situadas lá. Não tem a aparência de uma sorveteria ultramoderna e é exatamente isso que conferi o charme especial ao local. Os atendentes estão sempre de toca, máscara facial, uniforme e avental branco, eles sempre têm uma aparência limpa e estão sempre atentos ao seu pedido. 

Meus pés pisando no tapete da entrada
 

Não esquecendo ainda do “mural” com vários “diplomas” de atestado da qualidade (se é que posso resumir assim). O mais antigo era de 1996. Foi o que pude enxergar. Sempre que fui lá, nunca tinha observado com cuidado esse “mural”, mas como queria mostrar a vocês fiz algumas fotos e ao mesmo tempo fiquei ofuscada pela quantidade de “diplomas”. Logo na entrada, do lado esquerdo, também tem vários prêmios (pendurados) que a sorveteria ganhou nos últimos anos da revista Veja Salvador, comer e beber, como a melhor sorveteria da cidade.

 
 
 

A variedade de sabores é imensa. Dá até um nó nas idéias da gente :), mas em caso de dúvida você pode pedir para experimentar os sabores que você deseja conhecer. Assim a decisão fica bem mais fácil ;)
Os que mais gosto são os de coco verde, ameixa, pavê e doce de leite, mas ultimamente descobri um de chocolate africano que parece ser feito com chocolate amargo com um teor de cacau bem considerável e também o de biri-biri. Que é doce no começo e no fim fica bem azedinho, ai que delícia! 

 
Mas lá o que não falta é opção. Os sorvetes de frutas regionais são bem apreciados. Nesse dia tinha uma senhora, que estava sentada na mesa atrás da minha, experimentando o de maracujá. Pelos comentários dela, acho que era a primeira vez que ela tinha provado aquele sabor. A mulher repetiu umas dez vezes a mesma frase: esse de maracujá está uma delícia, delícia mesmo. Ela estava em estado de felicidade! Eu escolhi dois sabores e fiquei me esbaldando que nem uma criança =)

Ameixa, que amo de paixão :)
A descoberta, chocolate africano ;)
 
Fiquei com um em cada mão :s

Bom gente, acho que agora consegui mostrar um pouco, uma das minha sorveterias preferidas para vocês. Para saber mais e tirar suas próprias conclusões, seria melhor vocês próprios visitarem-na quando estiverem por aqui. Garanto que o sentimento de arrependimento, vocês não irão sentir ;)

Um grande abraço