Cheesecake de manga


Acho que já deu para perceber que não sou tão básica assim na cozinha. Eu me denominaria como curiosa e inquieta. Confesso que minha profissão contribui um pouco.

Eu adoro pesquisar (e fazer também) receitas simples e práticas, afinal tenho um filho pequeno e tenho que movimentar minha vida e meu trabalho. Não fico pensando e planejando e comprando coisas para o menu perfeito todos os dias (bem que eu queria hehe).

Mais é assim que sou na maioria das vezes, curiosa e inquieta. Uma de minhas maiores dificuldades é planejar algo Easy e rápido de se fazer (às vezes até que vai :s). Para mim, todas as ocasiões são especiais.

E para comemorar o começo precoce da estação das mangas, não deu outra. Uma receita que é a minha cara. Mais não se enganem, ela só é um pouco trabalhosa, um pouco.


Os ingredientes vocês já conhecem e estão cansadas (os) de ver. Acho que o que chega a assustar é meu detalhismo. Mas isso é só o “receio” que tenho, pois se vocês resolverem fazer alguma receita desse blog, gostaria também de que desse tudo certo. Então, por isso faço questão de explicar tudo.

Acho que ficou faltando o detalhista em minha autodenominação!


Cheesecake de manga
para um aro ou forma de fundo removível de 25 cm Ø e 5 cm de altura

Base de biscoito

80g de biscoito maisena chocolate
40g de biscoito maisena tradicional
40g de manteiga sem sal derretida e ainda bem quente

Triturar os biscoitos juntos até formar uma farinha fina. Despejar essa farinha em um recipiente resistente ao calor. Juntar a manteiga bem quente à farinha de biscoito e mexer com um garfo até que se forme uma farofa.

Disponha a farofa no fundo da forma ou aro em cima do prato que irá servir e com a ajuda de uma colher, assente a farofa formando uma base. Pressione nas laterais para veda a passagem. Reserve no freezer enquanto prepara o creme.


Polpa de manga
deverá render aprox. 247g de polpa

315g de manga cortada em cubinhos

Coloque a manga em um copo medidor (ou outra coisa) e com a ajuda de um mixer de mão, mini-processador ou liquidificador bata a manga até que vire um purê. Não será preciso (melhor não) utilizar água, para que não fique uma polpa rala!!

Passe a polpa por uma peneira e retire o “bagaço”. Com a ajuda de uma colher, vá pressionando a polpa até que todo o bagaço esteja espremido. Reserve em temperatura ambiente.



Creme de queijo

400g de creme de leite leve, usei o novo da Nestlé (isso não é propaganda!)
300g de cream cheese
260g de leite condensado
100ml de leite integral
3 claras
10g de gelatina em pó sem sabor e incolor
100ml de água filtrada ou mineral

Bata no liquidificador o creme de leite, o cream cheese, o leite condensado e o leite integral. Deixe bater até que tudo se misture bem.

Hidrate a gelatina e dissolva-a corretamente. Atenção, desse conteúdo final da gelatina você deverá utilizar 4 col. de chá para a polpa de manga. Misture a gelatina na polpa de manga e reserve em temperatura ambiente. O restante da gelatina você deverá adicionar ao creme no liquidificador e deixar bater só até que a gelatina se agregue à mistura.

Em um bowl bata as claras em neve. Quando as claras estiverem alcançado o ponto de neve, despeje o creme do liquidificador e misture até que as claras se agreguem ao creme. Não é preciso muito cuidado ao misturar o creme com as claras em neve, é só misturar normalmente com uma espátula de silicone ou colher normal.


Montagem

Base de biscoito maisena (que estará no freezer)
Creme de queijo
Polpa de manga
O quanto baste de manga cortada em fatias finas
para fazer o efeito de flor em cima da cheesecake. Usei duas mangas médias bem carnudas. Primeiro corte-as em bandas e depois em fatias. Isso você poderá fazer, enquanto a cheesecake se firma no freezer!

Retire a base de biscoito do freezer e despeje o creme. Retorne ao freezer e deixe até firmar um pouco (mais ou menos uma hora e meia). Coloque na geladeira também, a polpa de manga já com a gelatina, só até que fique consistente.

Cheesecake firme. Com uma colher, despeje aos poucos, um pouco de polpa de manga na superfície da cheesecake e espalhe com cuidado. Arrume as fatias da manga começando pelas beiradas.



Vá colocando fatia por cima de fatia e ao chegar ao fim do círculo, com a ajuda de uma faca, levante as duas ou três últimas fatias que já tinham sido colocadas e acomode as outras fatias restantes para fechar o círculo uniformemente. 



Vá fazendo isso até dá o efeito de uma flor em cima da cheesecake. Por fim, espalhe com cuidado, mais um pouco da polpa de manga e leve para a geladeira para que se firme por completo (no mínimo 8 horas). Retire do aro e sirva gelada :))



Considerações:

1.       Use mangas maduras, mas firmes;
2.       Se preferir, use sumo de limão (no máximo uma col. de sopa) na polpa de manga para conferir um pouco de acidez;
3.       Ao montar a “flor” em cima da cheesecake comece usando as fatias de manga maiores e de acordo com que o círculo for fechando, você vai usando as menores. Se quiser algo mais simples, então corte cubinhos de manga e faça o mesmo processo indicado para montar a “flor” na superfície da cheesecake.
4.       Se sobrar polpa de manga. Dissolva à mesma, um pouco de mel Karo ou mel, coloque em uma bisnaga para ketchup e utilize para decorar o prato onde for servindo as fatias da cheesecake. Reserve na geladeira. Ficará gelatinoso, mais é só deixar uns minutos fora da geladeira e dar uma sacudida que ela volta a ficar cremosa.


5.       Eu usei 10g de gelatina, mas quando parti, senti que poderia ter usado o pacotinho (12g) todo (não queria algo duro de se comer).  Não ficou caindo ou despedaçando, mas gostaria que tivesse ficado um pouco mais firme (agora já sei :s). Em compensação tive a cremosidade de uma mousse de queijo ;)

Trabalhosa e também bem prazerosa de fazer :) O resultado é deliciosamente compensador :))

Um abraço e bom feriado!

Atualização 16/11/11: depois de três pedaços comidos, meu marido disse que na verdade, o sabor da manga não ressaiu muito. Ele achou que poderia ter mais manga na composição da cheesecake! Depois de dois pedaços comidos, eu acho que faltou um pouco de acidez!