segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cheesecake de manga


Acho que já deu para perceber que não sou tão básica assim na cozinha. Eu me denominaria como curiosa e inquieta. Confesso que minha profissão contribui um pouco.

Eu adoro pesquisar (e fazer também) receitas simples e práticas, afinal tenho um filho pequeno e tenho que movimentar minha vida e meu trabalho. Não fico pensando e planejando e comprando coisas para o menu perfeito todos os dias (bem que eu queria hehe).

Mais é assim que sou na maioria das vezes, curiosa e inquieta. Uma de minhas maiores dificuldades é planejar algo Easy e rápido de se fazer (às vezes até que vai :s). Para mim, todas as ocasiões são especiais.

E para comemorar o começo precoce da estação das mangas, não deu outra. Uma receita que é a minha cara. Mais não se enganem, ela só é um pouco trabalhosa, um pouco.


Os ingredientes vocês já conhecem e estão cansadas (os) de ver. Acho que o que chega a assustar é meu detalhismo. Mas isso é só o “receio” que tenho, pois se vocês resolverem fazer alguma receita desse blog, gostaria também de que desse tudo certo. Então, por isso faço questão de explicar tudo.

Acho que ficou faltando o detalhista em minha autodenominação!


Cheesecake de manga
para um aro ou forma de fundo removível de 25 cm Ø e 5 cm de altura

Base de biscoito

80g de biscoito maisena chocolate
40g de biscoito maisena tradicional
40g de manteiga sem sal derretida e ainda bem quente

Triturar os biscoitos juntos até formar uma farinha fina. Despejar essa farinha em um recipiente resistente ao calor. Juntar a manteiga bem quente à farinha de biscoito e mexer com um garfo até que se forme uma farofa.

Disponha a farofa no fundo da forma ou aro em cima do prato que irá servir e com a ajuda de uma colher, assente a farofa formando uma base. Pressione nas laterais para veda a passagem. Reserve no freezer enquanto prepara o creme.


Polpa de manga
deverá render aprox. 247g de polpa

315g de manga cortada em cubinhos

Coloque a manga em um copo medidor (ou outra coisa) e com a ajuda de um mixer de mão, mini-processador ou liquidificador bata a manga até que vire um purê. Não será preciso (melhor não) utilizar água, para que não fique uma polpa rala!!

Passe a polpa por uma peneira e retire o “bagaço”. Com a ajuda de uma colher, vá pressionando a polpa até que todo o bagaço esteja espremido. Reserve em temperatura ambiente.



Creme de queijo

400g de creme de leite leve, usei o novo da Nestlé (isso não é propaganda!)
300g de cream cheese
260g de leite condensado
100ml de leite integral
3 claras
10g de gelatina em pó sem sabor e incolor
100ml de água filtrada ou mineral

Bata no liquidificador o creme de leite, o cream cheese, o leite condensado e o leite integral. Deixe bater até que tudo se misture bem.

Hidrate a gelatina e dissolva-a corretamente. Atenção, desse conteúdo final da gelatina você deverá utilizar 4 col. de chá para a polpa de manga. Misture a gelatina na polpa de manga e reserve em temperatura ambiente. O restante da gelatina você deverá adicionar ao creme no liquidificador e deixar bater só até que a gelatina se agregue à mistura.

Em um bowl bata as claras em neve. Quando as claras estiverem alcançado o ponto de neve, despeje o creme do liquidificador e misture até que as claras se agreguem ao creme. Não é preciso muito cuidado ao misturar o creme com as claras em neve, é só misturar normalmente com uma espátula de silicone ou colher normal.


Montagem

Base de biscoito maisena (que estará no freezer)
Creme de queijo
Polpa de manga
O quanto baste de manga cortada em fatias finas
para fazer o efeito de flor em cima da cheesecake. Usei duas mangas médias bem carnudas. Primeiro corte-as em bandas e depois em fatias. Isso você poderá fazer, enquanto a cheesecake se firma no freezer!

Retire a base de biscoito do freezer e despeje o creme. Retorne ao freezer e deixe até firmar um pouco (mais ou menos uma hora e meia). Coloque na geladeira também, a polpa de manga já com a gelatina, só até que fique consistente.

Cheesecake firme. Com uma colher, despeje aos poucos, um pouco de polpa de manga na superfície da cheesecake e espalhe com cuidado. Arrume as fatias da manga começando pelas beiradas.



Vá colocando fatia por cima de fatia e ao chegar ao fim do círculo, com a ajuda de uma faca, levante as duas ou três últimas fatias que já tinham sido colocadas e acomode as outras fatias restantes para fechar o círculo uniformemente. 



Vá fazendo isso até dá o efeito de uma flor em cima da cheesecake. Por fim, espalhe com cuidado, mais um pouco da polpa de manga e leve para a geladeira para que se firme por completo (no mínimo 8 horas). Retire do aro e sirva gelada :))



Considerações:

1.       Use mangas maduras, mas firmes;
2.       Se preferir, use sumo de limão (no máximo uma col. de sopa) na polpa de manga para conferir um pouco de acidez;
3.       Ao montar a “flor” em cima da cheesecake comece usando as fatias de manga maiores e de acordo com que o círculo for fechando, você vai usando as menores. Se quiser algo mais simples, então corte cubinhos de manga e faça o mesmo processo indicado para montar a “flor” na superfície da cheesecake.
4.       Se sobrar polpa de manga. Dissolva à mesma, um pouco de mel Karo ou mel, coloque em uma bisnaga para ketchup e utilize para decorar o prato onde for servindo as fatias da cheesecake. Reserve na geladeira. Ficará gelatinoso, mais é só deixar uns minutos fora da geladeira e dar uma sacudida que ela volta a ficar cremosa.


5.       Eu usei 10g de gelatina, mas quando parti, senti que poderia ter usado o pacotinho (12g) todo (não queria algo duro de se comer).  Não ficou caindo ou despedaçando, mas gostaria que tivesse ficado um pouco mais firme (agora já sei :s). Em compensação tive a cremosidade de uma mousse de queijo ;)

Trabalhosa e também bem prazerosa de fazer :) O resultado é deliciosamente compensador :))

Um abraço e bom feriado!

Atualização 16/11/11: depois de três pedaços comidos, meu marido disse que na verdade, o sabor da manga não ressaiu muito. Ele achou que poderia ter mais manga na composição da cheesecake! Depois de dois pedaços comidos, eu acho que faltou um pouco de acidez!




31 comentários:

  1. Aqui nós somos LOUCOS por cheesecake! Nunca fiz de manga mas realmente deve ficar uma delícia!
    Qualquer dia desses vou tentar!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto da fruta, mas adoro o suco... acho que iria amar sua criação!

    www.mastigandoemsalvador.com.br

    ResponderExcluir
  3. Queila,
    quanto capricho, um luxo seu cheesecake!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Ficou tão lindo que eu não teria coragem de comer só para não desmanchar a flor.
    Está um primor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Maravilloso cheescake que no tardaré en hacerlo en casa. Me ha encantado la forma de colocar el mango. Te ha quedado impresionante. Felicidades!!!. Besos.

    ResponderExcluir
  6. Queila! Seu cheesecake está lindíssimo! Tenho certeza que está maravilhosamente delicioso também e já ta na minha lista. Mal posso esperar para chegar no Brasil (em dezembro) e poder encontrar essas mangas maravilhosas que temos aí.
    Parabéns pela aula! E que aula!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi Cecília! Cheesecake é uma delícia mesmo :P Adoro quando tem uma textura macia e leve, muito contrário do que acho por aqui em algumas cafeterias. Já não como mais :(
    Se fizer, não esqueci de me dizer como ficou tá?!!
    Um beijo

    Olá Catarine! Mas logo de frutas você não gosta... eu adoro, sou fã :P
    Eu também acho que você iria gostar dessa cheesecake ;)
    Um beijo

    Obrigada Duda, que bom que você gostou :))
    Um beijo

    Hahahahaha, ai Lourdes! Lembrei de uma amiga agora... ela dizia a mesma coisa a respeito de algumas tortas que eu fazia :)
    Obrigada pelo carinho :))
    Um beijo

    Hola Anna:)
    Me alegro de que le gustaba el pastel de queso.
    Si lo haces, dime si era bueno ;)
    Gracias por su amabilidad y sus visitas :))
    Un abrazo

    Ai Renata querida, que bom que você gostou da aula hehehe
    É, ficou bem gostoso mesmo :P
    Nossa que bom saber que vens visitar a nossa terrinha. Em dezembro o aroma da manga estará melhor e acho que você vai se esbaldar, huuuummmm!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Menina do céu...que coisa mais linda!
    Parabéns,isso deve ser um manjar dos deuses,me deu até água na boca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Queila... Olha so que coisa mais gostosa seu cheasecake está nota 1000.

    Minha amiga, peço desculpa pela minha ausencia aquii em seu cantinho, mas andei com problemas no meu blog pois nao apareciam os cantinhos que eu estava seguindo, so apareciam alguns... felizmente hoje o problema está resolvido!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Queila,
    ficou lindo!!!! Parece delicioso, desse jeito vou me convidar para almoçar em sua casa algum dia, minha irmã vai querer ir junto, rsrsrs.
    Você dá aulas de culinária?
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Linda e refrescante. Excelente opção para o nosso verão. Mais uma vez parabéns!.

    bjs

    Débora

    ResponderExcluir
  12. Queila eu adoro cheesecake e nunca havia pensado em fazer um de manga! Adorei a ideia e combina demais com essa fruta deliciosa e super tropical né?! Lindo,lindo!!! :)) Parabéns pelo detalhismo e capricho! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia! Você disse tudo, manjar dos deuses :P
    Um abraço e obrigada pela visita :))

    Oi Margarida! Obrigada, que bom que você gostou minha flor :)
    Não te preocupes :), fico feliz que o "probleminha" da internet se resolveu ;)
    Um abraço

    Oi Adriana! Olha não se convida não que eu aceito viu, hehehe
    Não, eu ainda não dou aulas de culinária, mas quando for tempo, eu aviso tá ;)
    Uma beijoca

    Obrigada Débora!
    Um beijão

    Ai Tereza, obrigada pelas palavras carinhosas :)
    A cheesecake com manga era só o que faltava para esse verão hehe
    Vou abusar das mangas :o
    Um beijão

    ResponderExcluir
  14. ESPETACULAR! Obrigada por compartilhar e explicar a receita em detalhes! Parabéns! Paula

    ResponderExcluir
  15. Amei seu cantinho florzinha...tudo é muito gostoso! Já estou te seguindo!

    Xelim...='.'=!!!

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha, Queila !
    Por sinal como tudo o que você faz.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  17. Queila, que obra primaaaaaa...perfeito...nunk vi cheesecake de manga, e aki em ksa ta na epoca da fruta (fortaleza-ce), quem sabe eu crio coragem?...bjossss...parabens!

    ResponderExcluir
  18. Olá NC,NS! Obrigada e sejam bem vindos :)))
    Um abraço

    Oi Lylia! Obrigada minha flor :))
    Um beijão

    Olá Sara! Obrigada :) Fico muito feliz que gostou e viu em primeira mão hehe
    Cria coragem sim, você não vai se arrepender :))
    Uma beijoca

    ResponderExcluir
  19. Guria do céu!

    Que coisa mais linda! Que cores! Que textura!

    Ficou lindíssimo, Queila. Parabéns pela habilidade.

    Um grande beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  20. Nossa Queila, que perfeição!!! Olha, eu não gosto de manga, mas adoro o cheiro dela, e só imagino o quão perfumada ficou a sua cheesecake, além de linda. Eu teria muita dó de cortá-la!!

    Beijinhos e parabéns

    ResponderExcluir
  21. Queila que coisa mais linda!! Você é suuper caprichosa mesmo!!! Eu amo cheesecake! Fiz um nesse feriado tbm!! Amo amo! Bjocas Fe

    ResponderExcluir
  22. Queilaaa, o que é isso??
    Já tinha pensado em fazer cheesecake de manga, mas nunca fiz, no entanto vou correndo agora no supermercado comprar minhas mangas pq vou fazer é hoje... adorei!!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla! Obrigada minha flor, a textura ficou ótima mesmo :P
    Um abraço

    Oi Pati! Eu acho que não viveria sem manga hehe
    A Loudes também disse a mesma coisa a respeito de cortá-la :))
    Da dó né =)
    Um beijo

    Olá Fernanda! Que bom que você gostou, cheesecake é muito bom mesmo :P
    Um beijão

    hahahaha, ai Ricardo, que bom que minha cheesecake te incentivou a fazer a sua :P Guarda meu pedaço viu!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Queila, perdi palavras, olhando as suas fotos!!! Essa "rosa" de manga é uma coisa fantastica!!! Maravilha!!! Coisa única e perfeita! Prometo que mais cedo ou mais tarde tentarei repitir e realizar a sua receita! Tanto mais adoro cheezecakes! Obrigada por seu trabalho maravilhoso, Queila!

    ResponderExcluir
  25. Oi Miuda :) Seu comentário me comoveu =)
    Que bom que você gostou da rosa de manga... é super simples de fazer, para ti, sem problemas ;)
    Um forte abraço flor

    ResponderExcluir
  26. O cream cheese pode ser substituídos por algum outro tipo de queijo ?
    Grata

    ResponderExcluir
  27. Fiz...só não dei conta da flor...Não sou tão artista kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! O importante mesmo é o sabor :)
      Um abraço

      Excluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...