Compota de banana ao rum


Chegou pelo correio na última quinta-feira, 17/11, o livro Compotas e Chutneys da editora Larousse. Sem esperar muito, mas bem rapidinho (pois tinha de sair) abri o pacote e dei uma olhadinha no livro. Que por sinal tem fotografias lindas. Logo na capa se vê isso! Depois com calma, eu o li e me deliciei com tantas possibilidades.

A autora chama-se Valérie Lhomme. Ela tem um jeitinho bem meigo e inspirador de escrever suas receitas. É como se fosse uma bruxa do bem, que faz suas misturas interessantes com base em vivências de sua vida e experiências na cozinha. Além da autoria das receitas, ela também é a autora das fotos do livro. 

O livro é belo e cheio de receitas interessantes. Difícil foi fazer uma escolha só, por isso resolvi facilitar e escolhi duas (para que dificultar as coisas né!), compota de banana ao rum e compota de manga com maracujá.

Tinha terminado de fazer as compotas e coloquei os vidros virado. Não é a foto que tá virada não :)

Logo no início vem uma página com dicas fundamentais para que você obtenha sucesso fazendo as compotas ou chutneys. Mesmo assim achei que somente esse texto não faria ninguém um expert em fazer compotas. Isso também só se adquire com o tempo!

Acho que esse livro é bem legal. Traz receitas com combinações inusitadas, modernas e clássicos também, como por exemplo compota de morango aromatizado com baunilha. Realmente, uma boa leitura para quem se interessa e tem um pouco de conhecimento na matéria de conservas ;)
 
Vamos à primeira compota? Êbaaaa!


Compota de banana ao rum
Rende 1,2kg de compota (informação tirada do livro)

3 limões, comprei dois limões siciliano que rendeu 140ml de sumo, achei suficiente e não acrescentei mais sumo de limão nenhum
1 kg de banana-maçã, comprei duas pencas de banana-maçã, retirei uma a uma do cacho e fui pesando até que obtive 1kg. Depois descasquei e pesei novamente e obtive 732g da fruta sem a casca
500g de açúcar demerara
50ml de rum + 1 col. sopa, esta colher de sopa é opcional, eu não usei

O texto em marrom, é acréscimo de minha parte. O resto é como está no livro!

Lavar bem os limões sob água fria. Rale bem fino a casca de um deles e reserve. Esprema o suco dos 3 limões.


Descasque as bananas e corte-as em fatias. Coloque em uma tigela e regue com o suco do limão. Acrescente a casca do limão ralada, o açúcar, e 50ml de rum. Misture delicadamente e deixe macerar por 15 minutos.
Eu coloquei os ingredientes em camadas, depois ficou fácil de misturar sem espatifar as bananas!


Despeje a banana e seu suco perfumado em uma panela de fundo grosso. Em fogo médio, deixe atingir o ponto de fervura, retire regularmente a espuma que se formar e mantenha o cozimento em fogo baixo durante 15 minutos.

Antes de acondicionar a compota, despeje, se desejar, a colher de rum, misturando bem. Reparta a compota em potes de vidro, tampando-os em seguida. 


No livro não diz para virar os vidros, eu virei por conta própria!

Conselho: Se a banana estiver muito madura, a compota tende a fermentar. É aconselhável então manter esta delícia no refrigerador. 

A autora explica que escolheu a banana-maçã para fazer esta compota porque ela não precisa estar muito madura para estar perfumada. Acaba aqui o texto do livro!

Dica: para retirar a espuma utilize uma vasilhinha com água limpa. Isso serve para limpar sempre a colher e não devolver a espuma para a panela. Se for preciso troque sempre a água!

Eu achei a compota de banana ao rum, apesar de ter um sabor forte e particular, bem gostosa e farei com certeza mais vezes, mas talvez com outros tipos de banana.

E para não perder o costume, fiz uma sobremesa para mostrar uma das possibilidades do uso da compota.  Foi uma verrine com biscoitos esmigalhados no fundo do copinho, mousse de chocolate aromatizado com noz moscada e mel, e a compota diluída (pois estava bastante consistente) em um pouquinho de água e uma col. sopa rasa de mel Karo.

Ficou nota dez essa verrine. Já estou até imaginando se a compota ficará bem com uma boa rabanada ;)

Um abraço para todos :)




Olhem elas aí outra vez :)