Minha biblioteca querida


Hoje lhes apresento, com muito orgulho, minha biblioteca :D Aqui é o meu segundo cantinho preferido da casa. Colocação acirrada com a cozinha, aff!

Para muitas e muitos de nós blogueiras (os), livro de gastronomia é algo que vai além de um gosto normal. É uma paixão que vai virando amor e com o tempo e convívio ficamos mais seletos, porém não tão independentes assim.

Eu compro livros de gastronomia desde que decidi ser cozinheira. Assim que comecei o curso de cozinheiro, já fui dando corpo a minha biblioteca. Quando terminei o curso, já tinha uma pequena soma, mas nada de, muitos.

Com o tempo e minha mudança do Brasil, fui adquirindo mais e mais. Pouquíssimas vezes comprei um livro por que era bonito e grande e grosso e tinha muitas fotos :s Posso mesmo contar no dedo :)


Como já falei aqui, aprendi a maioria das coisas que sei sobre gastronomia, da maneira autodidata. Fui fazendo, errando, refazendo, errando de novo e assim até consegui e aprender. Trabalhei em alguns poucos lugares e aprendi muito com os chefes. Pelo menos ficava sempre atenta para não perder nada.

Daí, fui fazendo aulas e cursos, conhecendo técnicas, fui criando mais respeito pelos livros, fui conhecendo os livros de grandes chefes e fui criando mais respeito pelos próprios. Muita coisa que sei fazer na cozinha hoje vem do conhecimento que adquiri lendo os livros que tenho. 

Hoje tenho mais de 455 livros e mais de 500 revistas, tudo sobre gastronomia. Podem me chamar de Freak, se quiserem, mas não me considero assim. Os livros me trouxeram muita coisa boa :))

Além de livros, tenho alguns DVDs e filmes da mesma seção. Com esses, já me diverti muito e até já reassisti algumas vezes. 

É simplesmente incansável para mim. Eu simplesmente tenho fome por conhecimento em meu ofício e se for preciso, ainda irei ler muito. Se não for, irei ler também. 

E com essa deixa, tenho o prazer de informar que o blog Gourmet e Gourmand está começando uma parceria deliciosa com a editora Lafonte/Larousse e em breve vocês verão aqui resenhas sobre alguns livros (receitas também!!) dessa editora. Tenho certeza que essa parceria será harmônica e de muita valia para mim e para vocês também.

Deixo vocês com algumas tantas fotos. Se quiserem ver mais, vão aqui :)

Um abraço e divirtam-se!

Essa anjinha é responsável por trazer bons flúidos aqui pra casa e proteger meus livros :)

Aqui trabalho para mim e para o blog; Material de leitura esperando para ser devorado!
Seção do sushi!

Uma coleção relíquia!
 

Revistas!
Revistas bagunçadas!
Revistas específicas!
Nessa revista tem um artigo sobre o restaurante Ikarus e o Alex Atala também teve sua participação!
Mais relíquias, o dvd com a Bettina e o livro do Silvio!
Hotel Sacher? Presente!
Grandes nomes 1 :o
Grandes nomes 2 :o
Novatos, presente de aniversário e presente o chef Luiz Farias para nós!
Organizadores por tema!
Uma parte de minha seção querida, sobremesas, chocolate e tortas :)
Pequenos irresistíveis!
Não tá sobrando espaço não, é que depois de três mudanças a estante tá pedindo aposentadoria :s
Essa coleção foi um presente de um grande amigo, o Théo. Ele comprava toda semana um exemplar e guardava para me dar quando viesse por aqui!
Exemplares de uma outra coleção