Nhoque de mandioquinha com ricota


Ontem à noite, fomos eu, Cadu e meu marido visitar a Casa Cor Bahia 2011. Passeamos por toda a exposição e logo no começo tinha a brinquedoteca.

Cadu vibrou e quase não queria sair de lá! Tinha muita coisa interessante, que chamou a atenção dele. Achei isso um ponto bem positivo na Casa Cor desse ano. Também tenho de dizer que ele se comportou muito bem. Além de chamar a atenção de várias apresentadoras de ambientes, ele ficou bem interessado. Olhou tudo, os ambientes que ele mais gostou foram os banheiros. Toda vez que ele via uma banheira, ele dizia que queria tomar banho e todos que estavam lá riram.

Mais uma vez, esse ano a Casa Cor não trouxe muitas opções de cozinhas interessantes. Ano passado teve uma que fiquei apaixonada :o Já as salas de jantar, aff, que deslumbre :o

Eu via aquelas mesas posta, tudo com tanto glamour e requinte e só pensava: “... imagina se tivesse meu nhoque servido nesse prato, nessa mesa, com tal e tal pessoa...” Ai, ai! 

Mais do que uma pesquisa de estilos e conceitos de design e decoração de interiores, visitar a Casa Cor é ter um momento de, digamos sonho. Sinto-me com se estivesse em um filme. Em minha casa eu não gostaria de ter nenhum daqueles ambientes, para mim casa tem de ter cara de casa. Já alguns móóóveis... :)))

Esse nhoque foi feito para a minha dieta revigorante depois do resfriado, mas só deu para mostrar hoje. Nesse meio tempo, eu já estou ótima :) 


Nhoque de mandioquinha com ricota
Rende quatro porções como prato principal e seis como entrada

400g de mandioquinha cozida e amassada, usei um pacote de 500g, cozinhei e obtivi esse total
280g de ricota
4 gemas
De 80g a 100g de queijo tipo Gruyère
ralado na hora
1 pitada de sal
80g de farinha de trigo,
se você precisar pode usar mais!!

Cozinhei 500g de mandioquinha em uma panela meio funda,  um acessório de cozimento a vapor e água suficiente para que a mandioquinha fique somente com os “pészinhos” dentro d’água ;). Quando estavam macias (espetar uma faquinha na mandioquinha, se a mesma entrar e sair facilmente, este é o ponto certo de cozimento), retirei-as da panela, coloquei-as em um prato e pelei-as. Ainda quente, amassei-as com um garfo (você pode usar um espremedor de batatas se preferirem). Reservei até que ficasse morninho, quase frio!

 

Com a ricota fiz assim. Coloquei-a dentro de um pano limpo e deixei que o pano sugasse o excesso de líquido da mesma. Depois de uns 30 minutos, troquei o lado do pano para o lado seco e deixei mais uns quinze minutos. Você verá que o pano sugará direitinho o excesso de líquido da ricota ;)

 

Ricota seca. Misturei à mandioquinha já amassada e morna. Com um garfo fui amassando tudo até ficar homogêneo. Coloquei as gemas e continuei amassando com o garfo. Adicionei o queijo e depois o sal e continuei amassando. Por fim, acrescentei a farinha de 20g em 20g e achei que 80g foram suficientes. 

Mandioquinha e ricota misturadas!

Engraçado, antes de adicionar a farinha, achei que não seria necessário, pois a massa já estava tão sequinha então achei que não precisaria. Como a água de cozimento já estava no ponto fiz um teste, aí percebi que o nhoque se desfez um pouco, então coloquei a farinha para dar “liga”. Aí, fiz outro teste e o nhoque ficou inteiro e super, super macio :))

Ao dar forma aos nhoques, não foi necessário o uso de farinha na superfície da tábua de madeira. A massa estava realmente ótima e sequinha.

 
 

Depois de prontos, cozinhei em água fervente (não borbulhante!), servi em pratos quentes e um molho de tomate super básico. Reguei com um fiozinho de azeite de oliva, espalhei mais queijo ralado por cima e decorei com um encontro de manjericão. 

Esse nhoque ficou ultra macio, chega derretia na boca :P O molho tinha a acidez certa e harmonizou muito bem com o sabor da mandioquinha e da ricota :P

Eu recomendo a reprodução dessa receita, ficou muito boa mesmo :) O segredo é obter a mandioquinha cozida no ponto certo e retirar o excesso de líquido da ricota ;) Aí você já terá praticamente o sucesso da receita garantido ;)

Um abraço grande e bom final de semana para vocês :)))