Nordeste Gourmet 2011: o evento!


Olá gente!

Hoje vou somente contar como foram os dois dias de Nordeste Gourmet 2011 que participei. Se preparem, pois tem história pela frente :)

O evento começou no dia 27/10 às 14:00, mas eu só cheguei um pouco antes do workshop que iria participar. Foi tempo suficiente para sentir o clima do evento e tirar algumas fotinhas :))

Tava todo mundo lá. Algumas empresas que participaram nos outros anos e algumas novas. Como foi o caso da Divine Cake, com uma mesa lidíssima cheia com seus cupcakes e doces deliciosos e do Terroá Café, que dividiu o stand com a AMMA chocolate.

 

Meu workshop começou mais ou menos às 17:45. O tema era Ceviche e o chef foi o simpaticíssimo Marcelo Fujita. Fizemos três tipos de ceviches na aula. Um deles, o tradicional, cada um fez o seu e o de atum e frutos do mar o Marcelo fez pra gente. Podíamos olhar a sua maestria na execução do prato, fazer perguntas à vontade, abusar um pouco dos conhecimentos de Alan (o mais alto e legal sous chefe que já conheci) e no fim de tudo, ainda degustar sem demora. Essa aula foi nota 1000. Sabe quando as coisas fluem muito bem sem maiores problemas e com harmonia? Pois é, foi assim :)))

Eu e o Marcelo Fujita (para que essa mão na barriga :s)!
Carol, minha parceira de bancada!
Ceviche de atum com molho nikei!
Ceviche de frutos do mar com azeite de ervas!
Esse foi o Ceviche clásico que fiz. Guarnecido com batata doce :P
Depois fui dar uma voltinha por alguns stands e me deparei com algumas celebridades. Claro que não resistir e pedi para que tirassem uma foto comigo. Foram os casos do super simpático Derivan de Souza e Edinho Engel, anfitrião do evento. As fotos da primeira tentativa não ficaram boas, então tentei de novo no segundo dia e deu certo, com tremulências, mas deu :s

O povo correu da foto :)
 
Eu e o ilustre Derivan de Souza (que cara foi essa que eu fiz :s)!
Eu e o Edinho Engel, quem manda ser simpático :)
Dia 28/10 foi o segundo dia da feira e minha segunda participação no evento.  A aula começou às 14:38 e o tema foi doçaria francesa com ingredientes nordestinos (ótima!!!) e o chef foi nada mais, nada menos que o Fabrice Lenud, pois é, mais uma aula com ele! 

A mesa com toda a mise en place prontinha!
O chef dando as últimas cordenadas antes da aula!

Ele começou a aula fazendo algumas piadas sobre o baiano e algumas composições que iriam servir para a montagem das sobremesas previstas para a aula. Essa aula foi só para olhar, anotar, fazer pergunta, se encantar com a simplicidade dos ingredientes que por sua vez são riquíssimos em possibilidades e degustar alguma coisa. Eu gostei muito, pena que foi muito curta! O chef ainda preparou uma lembrancinha para nós. Um berimbau estilizado, composto de chocolate meio amargo e sorvete de biri-biri com gengibre, pitanga (foi o meu) e tamarindo.


Mil folhas de chocolate meio amargo, com mousse de banana (ultra leve!), molho criolo e fitinha do senhor do bomfim (estilizado pelas tirinhas coloridas feitas com chocolate colorido)!
Macarron com ganache de chocolate meio amargo, manga caramelada em mel de laranjeira, massa filó, molho de polpa de cacau e pimenta rosa decorando!
Meu berimbau!
Depois da aula, para não perder o costume, fui passear pelos outros stands que não tinha ido ao primeiro dia e aproveitei, de novo, para tirar fotos com as celebridades. Uma delas foi o Diego Badaró, que adimiro muito.

Bom gente, foi isso aí. A feira terminou no sábado, 29/10, mas não fui, pois tinha aula de direção com minha irmãzinha, mas valeu muito ter participado desses dois dias de feira e eu estou contente que ano que vem tem mais ;)

Um abraço e mais fotos para vocês :)

Concurso jovens talentos da gastronomia que rolava antes de começar o workshop!
Novo velho lançamento da AMMA chocolate :O
Xícara linda que tava no stand da Porcelana Schmidt!
Eu e o Diego Badaró!
Carol, Fabrice Lenud e eu!
Geléia delícia da casa Valduga!