Polenta pizza


Final de ano chegou e como sempre me nego a emaranhar-me neste stress de comprar presentes e tudo mais que muita gente faz e que eu não acho nenhum problema. Eu só quero estar longe!

Mesmo por que acho que o espírito natalino não tem nada haver com isso em si. Comprar e consumir demasiadamente nesta época foi uma coisa inventada por nós. Desculpem minha sinceridade, mas é o que penso e sinto.

Eu li nos últimos dias coisas lindíssimas em alguns blogs de pessoas queridas sobre a preparação para o natal em suas casas e tudo estava voltado ao ato de receber as pessoas e fazer com que elas se sintam bem em suas casas, em suas mesas. Sem esquecer das lindas lembranças dos natais anteriores :) Isso é o que é necessário, é o que eu gostaria de receber ao "festejar" esse dia tão esperado por tantos todo o ano, na casa de algum familiar.

Eu sei que consumir é algo inegável e necessário, até mesmo porque, precisamos comprar a comida para ceia e tudo mais. Acho essa parte a mais legal de todas!

Estou lhes escrevendo tudo isso, pois tive que ir ao shopping durante esses dias (banco também) e me senti literalmente como uma formiguinha dentro de um formigueiro. Estava muito cheio! É muito cansativo, tento ao máximo evitar tais visitas a tais lugares nessa época, mas tem dias que não dá, tem coisas que tem de serem feitas.

Hoje fui ao shopping, mas antes, preparei meu espírito cozinhando. Nada melhor para mim :)) Fiz essa polenta em forma de pizza que eu e meu filho adoramos. Já meu marido, ficou calado! Eu sei que ele não é lá muito chegado a tomate, hihi


Polenta pizza
Rende uma polenta pizza de 25 cm ø

Polenta

500ml de água
1 col. de chá cheia ou 1/4 de um tablete de caldo de legumes ou galinha,
usei esse aqui!
125g de polenta,
usei da Yoki

Coloque a água para ferver e quando estiver morna adicione o caldo de legumes ou galinha. Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e despeje a polenta aos poucos, mexendo sempre. Deixe cozinhar sem parar de mexer por uns dois minutos. Desligue o fogo.

Unte com óleo ou manteiga, um refratário de vidro ou uma forma de metal. Despeje a polenta cozida e ainda quente e espalhe uniformemente. Eu deixei numa espessura de menos que 1 cm. Reserve em local fresco e use frio.


Enquanto isso eu preparei um molho de tomate bem simples com 2 col. sopa de azeite de oliva, 2 col. sopa de cebola cortadinha, 2 dentes de alho cortadinhos, uma lata de tomates pelados (400g), sal e açúcar à gosto, e umas 15 azeitonas verdes grandes tiradas do caroço. Não usei ervas, pois iria usar o orégano para finalizar a polenta, mas fiquem à vontade se quiserem ;)


Com o molho pronto, comecei a montar a minha "pizza". Reguei na polenta fria, com um fio de azeite de oliva e cobri a mesma com o molho. Espalhei molho até quase a borda!



Por cima do molho espalhei queijo tipo mussarela fatiado (5 fatias grosseiramente cortadas à mão) e lascas de queijo tipo Gruyere. 



Levei ao forno pré aquecido a 230° C por 3 minutos e deixei por mais 5 minutos na função grill, para gratinar.  Ao sair do forno, polvilhei a "pizza" com orégano (ligeiramente esfregado com a palma das mãos antes) e servi.

Uma refeição ligeira e deliciosa :) Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço