segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Polenta pizza


Final de ano chegou e como sempre me nego a emaranhar-me neste stress de comprar presentes e tudo mais que muita gente faz e que eu não acho nenhum problema. Eu só quero estar longe!

Mesmo por que acho que o espírito natalino não tem nada haver com isso em si. Comprar e consumir demasiadamente nesta época foi uma coisa inventada por nós. Desculpem minha sinceridade, mas é o que penso e sinto.

Eu li nos últimos dias coisas lindíssimas em alguns blogs de pessoas queridas sobre a preparação para o natal em suas casas e tudo estava voltado ao ato de receber as pessoas e fazer com que elas se sintam bem em suas casas, em suas mesas. Sem esquecer das lindas lembranças dos natais anteriores :) Isso é o que é necessário, é o que eu gostaria de receber ao "festejar" esse dia tão esperado por tantos todo o ano, na casa de algum familiar.

Eu sei que consumir é algo inegável e necessário, até mesmo porque, precisamos comprar a comida para ceia e tudo mais. Acho essa parte a mais legal de todas!

Estou lhes escrevendo tudo isso, pois tive que ir ao shopping durante esses dias (banco também) e me senti literalmente como uma formiguinha dentro de um formigueiro. Estava muito cheio! É muito cansativo, tento ao máximo evitar tais visitas a tais lugares nessa época, mas tem dias que não dá, tem coisas que tem de serem feitas.

Hoje fui ao shopping, mas antes, preparei meu espírito cozinhando. Nada melhor para mim :)) Fiz essa polenta em forma de pizza que eu e meu filho adoramos. Já meu marido, ficou calado! Eu sei que ele não é lá muito chegado a tomate, hihi


Polenta pizza
Rende uma polenta pizza de 25 cm ø

Polenta

500ml de água
1 col. de chá cheia ou 1/4 de um tablete de caldo de legumes ou galinha,
usei esse aqui!
125g de polenta,
usei da Yoki

Coloque a água para ferver e quando estiver morna adicione o caldo de legumes ou galinha. Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e despeje a polenta aos poucos, mexendo sempre. Deixe cozinhar sem parar de mexer por uns dois minutos. Desligue o fogo.

Unte com óleo ou manteiga, um refratário de vidro ou uma forma de metal. Despeje a polenta cozida e ainda quente e espalhe uniformemente. Eu deixei numa espessura de menos que 1 cm. Reserve em local fresco e use frio.


Enquanto isso eu preparei um molho de tomate bem simples com 2 col. sopa de azeite de oliva, 2 col. sopa de cebola cortadinha, 2 dentes de alho cortadinhos, uma lata de tomates pelados (400g), sal e açúcar à gosto, e umas 15 azeitonas verdes grandes tiradas do caroço. Não usei ervas, pois iria usar o orégano para finalizar a polenta, mas fiquem à vontade se quiserem ;)


Com o molho pronto, comecei a montar a minha "pizza". Reguei na polenta fria, com um fio de azeite de oliva e cobri a mesma com o molho. Espalhei molho até quase a borda!



Por cima do molho espalhei queijo tipo mussarela fatiado (5 fatias grosseiramente cortadas à mão) e lascas de queijo tipo Gruyere. 



Levei ao forno pré aquecido a 230° C por 3 minutos e deixei por mais 5 minutos na função grill, para gratinar.  Ao sair do forno, polvilhei a "pizza" com orégano (ligeiramente esfregado com a palma das mãos antes) e servi.

Uma refeição ligeira e deliciosa :) Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço





33 comentários:

  1. Oi Queila, essa polenta pizza parece ótima!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha Queila, que coincidência! Meu blog tá com várias fotinhas de pizza...olha la...amei a ideia de polenta em ser pizza...

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta idéia! Sempre qu faço pimenta erro nas medidas (mania de oriundi...) e sobra, que acabo fritando. Esta já está anotada,
    Abraços ,

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Jesus... como eu nunca pensei nisso antes... pizza + polenta! Deve ser uma combinação maravilhosa! Eu sou louca por polenta, com queijo e este seu molho deve ter ficado um espetáculo.

    Concordo com você sobre ter um carinho na recepção da noite de Natal. Acho lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que idéia maravilhosa essa pizza, deve ter ficado deliciosa!
    Não posso negar que concordo com vc no quesito consumismo. Não sou nadinha chegada a shopping Center muito menos nesta época do ano. Acho que o espírito do Natal propriamente dito está se perdendo por aí no meio de outros valores. Assim como todos os outros dias comemorativos que já existem e os que estão sendo inventados em nome do aquecimento das vendas.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu também procuro fugir dessa confusão de Natal com tanta loucura? parece que o mundo vai acabar no dia 24...Meu Deus!!!

    Agora fazer comida, seja de Natal, ou de toda hora, é outro papo...muito melhor do enfrentar shopping lotado...essa polenta pizza por exemplo, amei!!! Tô levando sua ideia, dá licença? rsss

    Bjo
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Queila querida,
    É incrível a empatia que nasce entre as pessoas e aos poucos a gente vai descobrindo tanta coincidência.Esse seu olhar sobre o Natal é o mesmo meu.Detesto shopping cheio, comprar presente, consumir...Enfim essas coisas que tiram totalmente a essência do que é o Natal.Eu, como sou uma pessoa de muita fé, fico me preparando interiormente para a chegada do Senhor. Além disso adoro ir para minha cozinha e preparar aquilo que gosto para presentear meus amigos. Isso pra mim é o Espírito de NAtal.Estar bem consigo e com os outros.
    Por sinal,vc já viu que estou fazendo uma postagem coletiva nos sabados sobre as dicas de Natal das blogueiras? Dê uma olhadinha.Seria muito legal contar com sua presença.
    Quanto a receita de hoje é tudo que meu marido adora: polenta, tomate e pizza. Claro que eu vou fazer.
    Bj e uma excelente terça,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, vir ao seu blog é se deparar com deliciosas surpresas culinárias. A aparência da polenta pizza está maravilhosa e a receita está anotada. Tentarei experimentá-la e te conto depois. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  9. Queila, eu tbm não gosto nada nada de lugares lotados! Até aproveito que ainda não tenho filho e programo minhas viagens fora de "temporada". O natal é particular é a melhor época do ano para mim.....mas não por comprar e tudo mais...pelo espírito de natal (que esse ano tá tardando a chegar...rs). Já os presentes, eu gosto de mto de presentear, então quando vejo algo que sei que é a cara da pessoa eu já compro (tenho até uma parte do armário de presentes! Assim nunca fico desesperada nessas horas! ;)

    Agora....essa polenta com cara de pizza, noooossaaa...eu amei!!
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriana! E ficou mesmo muito gostosa ;)
    Um beijo

    Oi Sara! Que harmonia né?!! Fui ontém (depois das 0 horas é hoje né!) mesmo olhar suas fotos e fiquei com água na boca :P
    Um beijo

    Olá Wair! Pois é, acho que no início eu também não tinha controle de quanta polenta eu deveria cozinhar, hehehe
    Que bom que você gostou :)
    Um abraço

    Hehe! Te peguei Pati, hihi
    Ficou ótima menina ;) Experimenta, você vai adorar ;)
    Um beijo

    Renata ficou nota 10 essa polenta pizza ;)
    Quanto ao quesito consumismo, acho que você completou meu texto :)
    Um beijo

    E não é Renata B.! Parece que depois do dia 24, não vai existir mais nada, hihi
    Realmente preparar a comilança da ceia é muito mais divertido ;)
    Pode levar a receita, fique à vontade :)
    Um beijo

    Ai Lylia, mas foi em você também que me referi. Seus post pré natalinos estão tão bons e verdadeiros (como tudo que você escreve), que não podia deixar de me referir a isso :)
    Eu sabia que seu marido tem bom gosto :))
    Um beijo

    Ai Paula, que bom ler essas palavras carinhosas. Isso me dá mais vontade ainda de postar delícias aqui ;)
    Faz mesmo e não esquece de me dizer como ficou viu ;)
    Um beijo

    Oi Fernanda :) Lugares lotados já são um saco, imagina nessa época do ano?!!! 3x um saco, hehehe
    Eu adoro comprar coisas e presentear pessoas. Sabe que teve um natal que meus presentes foram todos comestíveis?!! As pessoas adoraram e me ligaram meses depois para agradecer ;)
    A polenta pizza ficou ótima mesmo e é super simples de fazer ;)
    um beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi amore, que diferente! Deu vontade de comer, duas coisas que eu gosto, polenta e pizza, as duas juntos - mato dois coelhos com uma cajadada só.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi , diferente mesmo e c/ td que gosto muito !!!!!!! viu fazer !!
    valeu a novudade viu ???
    beijinho ,
    Márcia ( sua conterranea , morando no Rio , Rs !! )

    ResponderExcluir
  13. Oi , diferente mesmo e c/ td que gosto muito !!!!!!! viu fazer !!
    valeu a novudade viu ???
    beijinho ,
    Márcia ( sua conterranea , morando no Rio , Rs !! )

    ResponderExcluir
  14. Qué idea tan estupenda!!!. nunca pensé hacer pizza con polenta y me parece genial. Eres una verdadera artista de la cocina. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei isso!!! Imprimi e fiquei realmente louca p fazer... Parece uma delícia!!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Queila querida (adoro como isso rima!), eu também fico me sentindo espremida nos lugares nessa época do ano. No alto dos meus 1,58m é extremamente claustrofóbico tentar entrar num shopping com tanta gente alucinada para comprar!

    Por isso que meus presentes de Natal eu costumo comprar todos num dia só e no início de Novembro. Já tenho tudo comprado, agora vou tirar um dia para embalar, fazer os cartõezinhos e pronto!

    Eu AMEI demais sua ideia de pizza de polenta! Que genial! Outro dia provei uma pizza de tapioca que ficou simplesmente divina. Vou tentar essa aí também!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  17. Queila, compartilho com vc essa aversão ao consumismo (no ano passado na época do Natal fiz um post sobre isso, depois se vc quiser ler...), mas não só nessa época, em todas. No Yoga, a gente pratica o Aparigraha, não ter mais do que se necessita. Tem um ditado do Confúcio que diz: "nada é o bastante para quem acha pouco o suficiente".
    Querida, AMEI tua polenta pizza, só vc com teu talento e criatividade. Já anotei!
    Que legal vc ter lido a mesma receita com os fios de manga...viu, sobre sua pergunta, fica parecendo um sorbet, deliciosa!
    beijos, escrevi um livro ;-)

    ResponderExcluir
  18. Ai Lourdes, que beleza hein :) As duas coisas que você gosta em um prato só ;)
    Um beijo

    Márcia querida :) Que bom que você gostou :) Faz mesmo, você vai adorar ;)
    Um beijooo

    Y pensé que esta idea ya se utilizan ampliamente:)
    Me alegro que te haya gustado:)
    Un beso

    Que bom Cecília :))) Fico muito contente que gostou da idéia... e eu que achei que isso já estava manjado, hehe
    Um beijo

    Ai Vivian, é tão bom saber que somos baixinhas :) Acho que você fez bem em se programar com a compra dos presentes :)))
    Eu já experimentei uma tapioca com recheio de pizza e estava muito boa também :P
    Um beijo

    Oi Sandra :) Vou ler sim ;) Essa frase é muito boa, além de ser verdadeiríssima :)
    Muito obrigada por me passar o feedback dos fios de ovos falsos. Qualquer dia desses eu irei experimentar também ;)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Queila,
    Essa é a melhor época do ano pra mim. Natal é tudo de bom!
    Como se não bastasse a primeira foto, você fez questão de me torturar com essa sequência de fotos, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Queila, meu bem, suas receitas, seu blog e sua trajetória, são tudo de bom.
    Adorei. Estou seguindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Queila que delicia e linda!!Tb acho meio caótica essa época de fim de ano em q tdo mundo corre e não sabe direito p/ onde hahahaha =) Ando na correria aqui mas é por conta do trab. por isso não tenho aparecido tanto... Mas sua polenta está MARA! Amei!! Simples e deliciosa!!! Vc cozinhando desse jeito o marido vai acabar amando tomates tb! rsrs Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  22. Oi Gina :) O natal e suas comidas são coisas que gosto muito também ;)
    hahahahaha, sobre as fotos... não me provaca não viu, que sou capaz de torturar mais ainda no próximo post, hehehe
    Um beijooo flor

    Olá Heloísa :) Que palavras mais legais, fico tão contente com isso :))
    Seja bem vinda tá ;)
    Um beijo

    Oi Tereza :) Exatamente isso, as pessoas correm para onde mesmo? hahahaha
    Não se aperrei não viu, eu seu que nessa época, tudo fica um pouco corrido!
    Enquanto fazer o meu marido gostar de tomate... não sei não viu, é ele quem sai perdendo se não comer, hihi
    Um beijo minha flor

    ResponderExcluir
  23. Gostado? Eu amei... Sou suspeita porque amoooo polenta e essa em forma de pizza está um arraso...
    Saudade de vc... Mas agora tô de volta!!!
    Bjs pra vc!!!

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Juliana :) Gostou né ;) Tava uma delícia mesmo :P
    Menina que saudades suas =) Que bom que você tá de volta :))
    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  25. ADOREI a ideia! Tava andando por aí pesquisando... que amor! Eu não gosto mto de polenta, mas acho que tudo junto deve ficar uma delícia... essa fotinho me deu água na boca!!! Adorei! Que bom que compartilhou conosco! :)

    Um beijo enorme, já lhe sigo! Adorei aqui!
    http://estoudebem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente maravilhosa, sem maiores comentários ...

    Eu tambem não gosto dessa correria de Natal, alias eu comprei todos os presentes que tinha que comprar em meados de novembro rsrsrs. Essa correria de Dezembro mostra claramente que todos esquecem que é o aniversariante né?


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Queila,

    Você tem tanta idéia boa. Passei aqui par lhe dar um beijo.

    Débora

    ResponderExcluir
  28. Olá Pepper Scrap :)
    Que bom que você gostou do blog :)))
    Essa receita é para qualquer um experimentar e se deliciar ;)
    Seja bem vinda :)
    Um beijo

    Olá Daniel :) Obrigada :)
    E não é que você tem razão ;) Não havia pensado por esse lado :)
    Um abraço

    Débora você é um doce :)
    Beijooo

    ResponderExcluir
  29. Queila,
    não sou muito amiga de polenta, mas essa sua está com uma cara ótima!
    Concordo com você sobre o consumo exagerado no natal, prefiro estar presente do que trocar presentes!
    beijinho

    ResponderExcluir
  30. ADOREI essa receita! Sou louca por polenta, de todas as formas, mas essa nunca tinha experimentado!!! Anotada!!!

    Também está deliciosa a tortinha acima! Uns dias fora da internet e já encontro um monte de delícias acumuladas aqui no seu cantinho, né? Parabéns!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Duda, você tem toda razão ;) Estar presente significa muito para mim também :)
    Um beijo flor

    Oi Bruna :) Faz mesmo, ficou ótima e suculenta :P
    Que bom que você tá de volta :))
    Um beijo

    ResponderExcluir
  32. Estou querendo fazer essa receita mas tenho uma duvida posso substituir essa polenta yoki por fuba?

    Aguardo resposta, agradeco desde ja pelas receitas fiz o nappage ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontada para experimentar! Eu não fiz, mas acredito que funcione!
      Que bom que gostou da receita do nappage!

      Excluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...