sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Salada incrementada e Salmão


No último dia 30 de outubro, abri o vidro daquela conserva agredoce de chuchu em tirinhas para ver o resultado e mais uma vez fiquei super feliz. Ficou tão boa quanto a conserva do chuchu em bandas.

 
 

Novamente o resultado aldente se repetiu e a cor ficou ótima. Agora sim posso dizer que tive 100% de sucesso nessa tentativa de criar uma conserva ;o Mais legal que isso, foi perceber como a cebola ficou deliciosa também.


Resolvi dessa vez fazer algo com a conserva, onde o chuchu não fosse o ator principal do conjunto. Além disso, tinha que aproveitar para usar um salmão que tava congelado e a aquela manteiga que sobrou desse prato aqui. Eu a congelei depois de ter usado o que precisei e ao descongelar ficou ótima. Fica aí mais uma dica para quem quiser fazê-la em maiores quantidades (ainda tem um pouco no freezer! ).


Bom, o prato de hoje não é bem uma receita. Fiz algo improvisado para aproveitar o que tinha no freezer, mas também comprei algumas folhas de salada, salsinha, cebolinha, tomate cereja e palmito pupunha em conserva.

Para o molho da salada fiz uma emulsão com vinagre, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite de oliva, ervas finas secas e pedacinhos da conserva de chuchu em uma saladeira. Depois juntei todos os verdinhos (alface crespa, agrião, folhas de salsinha e cebolinha cortadinha) e misturei para que a vinagrete se espalhasse em todos.





O salmão foi descongelado, temperado com sal e azeite de oliva. Depois foi para uma frigideira grill e foi “grelhado” (passou um pouco do ponto, mas ficou saboroso). Nesse meio tempo cortei as rodelas de manteiga e reservei na geladeira, o resto foi novamente para o freezer.

Comecei a arrumar! Com a mão peguei um punhado de salada, fiz um bouquet em cima do prato e fui arrumando por cima: bandas de tomate cereja, rodelas de palmito pupunha, pedaços da conserva de chuchu e da cebola e mais algumas folhinhas de salsinha. Depois, com o salmão já grelhado, o esperei dá uma amornada, posicionei-o ao lado da salada e servi a manteiga por cima do mesmo.



O meu marido comeu esse prato em um minuto e até o meu filhote gostou. Comeu bastante peixe. Ele chegou a experimentar o agrião, mas não passou disso.

Espero que vocês aprovem esse resultado também :))

Um abraço e bom final de semana para todos :)

 

11 comentários:

  1. Adoro a sua criatividade na cozinha, Queila! Vc é mesmo uma inspiração :)
    Vim correndo pra te desejar boa sorte no exame de direção!! A carteira já ta na mão!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Queila, nossa que tentaçao que a sua cozinha é... realmente como diz a Renata é uma fonte de inspiraçao... Adorei cada pormenor...!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da maneira como você apresenta seus pratos. Você é muito chic! Preciso fazer essa receita de chuchu, deve ser ótima, a manteiga já preparei e é muito boa. Recomendo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Uau Queila! Nunca fiz conserva...acho que por preguiça mesmo. Sempre que vejo uma falo para mim mesma que vou tentar...será que dessa vez vai?

    Agora o salmão ficou com uma aparência deliciosa. Parabéns!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Queila,
    não sou muito amiga de chuchu, mas confesso que me interessei por esse agridoce!
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Queiloca, maravilha a conserva ter dado certo e ficado ótima. Estou salivando com essa sua salada. Vou levar a sugestão do salmão pra fazer pra minha filhota, é um dos pratos favoritos dela. Já te falei, ela sempre teve um gosto diferente das outras crianças, gosta de comida sofisticada e bem arrumada. Ela ficaria fã de teus pratos, com certeza!
    beijos e um ótimo fds pra todos vcs!

    ResponderExcluir
  7. Queila, es una maravilla entrar en tu cocina. Siempre haces unos platos con una presentación de 10 y una combinación perfecta. Adoré salmao!!!. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Queila,
    mais uma vez você faz um prato lindo! Está bem apetitoso!!!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Renata! Obrigada querida pelos elogios :))
    Ainda não foi desta vez, a carteira virá na próxima... sem falta!
    Um abraço

    Ai Margarida que fofo de sua parte :D
    Bom saber que essa minha cozinha inspira pessoas tão legais :)
    Um beijinho

    Oi Loudes! Que bom que você fez a manteiga :D
    Obrigada pelo chic hehe, não vou nem mais olhar para os lados hihi
    Um beijão

    Oi Stefânia! Não sei se será dessa vez, mas se fizeres não irás se arrepender :P Fica algo agredoce, aldente... uma beleza :)
    Um abraço

    Oi Duda! Esse chuchu é bom mesmo, meu marido adorou... não ele não é suspeito, pode acreditar. Quando ele não gosta, nem comi, imagina elogiar!!!
    Um beijão flor

    Sandra minha flor, sua filhota é um ser dotado de bom gosto (puxou a mami :)
    A salada é realmente uma ótima opção, mesmo sem o peixe. Ficou booooa :P
    Um beeeijo

    Hola Anna!
    Gracias por los piropos ... recibirlos de usted, es un honor:)
    Un abrazo

    Obrigada Adriana :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Queila querida,
    Suas receitas sempre são tentadoras. Fotos e textos ótimos.
    Esse peixe me deu água na boca.
    Bje um ótimo feriado.
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Oi Lylia querida!
    Adoro ler suas palavras carinhosas e seus elogios :)
    Um grande beijo e bom feriado também :)

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...