Salada incrementada e Salmão


No último dia 30 de outubro, abri o vidro daquela conserva agredoce de chuchu em tirinhas para ver o resultado e mais uma vez fiquei super feliz. Ficou tão boa quanto a conserva do chuchu em bandas.

 
 

Novamente o resultado aldente se repetiu e a cor ficou ótima. Agora sim posso dizer que tive 100% de sucesso nessa tentativa de criar uma conserva ;o Mais legal que isso, foi perceber como a cebola ficou deliciosa também.


Resolvi dessa vez fazer algo com a conserva, onde o chuchu não fosse o ator principal do conjunto. Além disso, tinha que aproveitar para usar um salmão que tava congelado e a aquela manteiga que sobrou desse prato aqui. Eu a congelei depois de ter usado o que precisei e ao descongelar ficou ótima. Fica aí mais uma dica para quem quiser fazê-la em maiores quantidades (ainda tem um pouco no freezer! ).


Bom, o prato de hoje não é bem uma receita. Fiz algo improvisado para aproveitar o que tinha no freezer, mas também comprei algumas folhas de salada, salsinha, cebolinha, tomate cereja e palmito pupunha em conserva.

Para o molho da salada fiz uma emulsão com vinagre, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite de oliva, ervas finas secas e pedacinhos da conserva de chuchu em uma saladeira. Depois juntei todos os verdinhos (alface crespa, agrião, folhas de salsinha e cebolinha cortadinha) e misturei para que a vinagrete se espalhasse em todos.





O salmão foi descongelado, temperado com sal e azeite de oliva. Depois foi para uma frigideira grill e foi “grelhado” (passou um pouco do ponto, mas ficou saboroso). Nesse meio tempo cortei as rodelas de manteiga e reservei na geladeira, o resto foi novamente para o freezer.

Comecei a arrumar! Com a mão peguei um punhado de salada, fiz um bouquet em cima do prato e fui arrumando por cima: bandas de tomate cereja, rodelas de palmito pupunha, pedaços da conserva de chuchu e da cebola e mais algumas folhinhas de salsinha. Depois, com o salmão já grelhado, o esperei dá uma amornada, posicionei-o ao lado da salada e servi a manteiga por cima do mesmo.



O meu marido comeu esse prato em um minuto e até o meu filhote gostou. Comeu bastante peixe. Ele chegou a experimentar o agrião, mas não passou disso.

Espero que vocês aprovem esse resultado também :))

Um abraço e bom final de semana para todos :)