Mil folhas de batata e feliz ano novo!!!


Hoje fui acometida por uma insônia chata. Às 5h da manhã acordei, comecei a pensar nas coisas da vida e não consegui mais dormir (pelo menos até as 7:30!).

Como não é a primeira vez que me acontece isso, eu já sabia como lidar com a situação. Fui ler alguma coisa. Escolhi o caderno extra da revista prazeres da mesa de dezembro, que trouxe um resumo do que aconteceu na mesa tendência de 2011.

Comecei a ler com bastante atenção e fui pegando gosto pelo o que estava escrito em todas aquelas linhas. Daí comecei a pensar no futuro da gastronomia brasileira, da confeitaria brasileira e no modo em que comeremos daqui para frente. Mas tudo não passou de reflexões e constatações da pessoa que vos escreve :)

Tentei dormir de novo e com sucesso levei esse soninho até um pouco antes das 10h da manhã. Dormir é muito bom!

Assim que acordei, comecei a pensar no que poderia fazer para o almoço e não me veio muita coisa na cabeça, pois a geladeira e despensa não me davam muitas opções. Fui à geladeira e peguei as batatas enormes que estavam lá e aí começou o auê.

Primeiro pensei em fazer batata assada e servir com algum molho ligeiro e pobre (nada na geladeira!). Depois pensei em fazer umas rodelas de batatas assadas como as de minha mamis e nada. Por último lembrei-me de uma mil folhas que comi em um restaurante que trabalhei e resolvi fazer mil folhas de batata. Simples assim!

Sim, somente mil folhas de batata para o meu almoço, só meu! Claro que queria dá uma incrementada e daí lembrei-me daquela manteiga de ervas que estava no freezer e não deu outra.

Comecei a fazer a mil folhas de um jeito e terminei de um outro. Pensei em servir de uma maneira, mas ao término quis servir de outra.

Durante esse ano as coisas em minha vida aconteceram mais ou menos assim também. Comecei o ano cheia de planos e projetos e agora estou terminando esse mesmo ano com outros novos planos e projetos bastante diferentes.

Espero que eu, até meados de Janeiro de 2012, possa compartilhar com vocês uma grande notícia de um grande passo que darei em minha vida.

Gostaria de deixar aqui para todos vocês, meus sinceros votos de feliz ano novo! Desejo a cada um de vocês amigos, seguidores, visitantes, muita saúde, paz, coragem, tolerância, humildade, respeito, riqueza, amor e mais um tanto de tudo de bom que exista nesse mundão de meu deus :)

Foi muito bom participar dessa blogsfera de Food Blogs e ter conhecido cada uma das minhas amigas (os) blogueiras (os) desse meu Brasil. Posso afirmar com muita convicção, que minha vida não teria tido as mesmas alegrias sem vocês :)

Um lembrete: não espere para ser feliz em 2012, faça agora um pouco todos os dias tá ;)


Mil folhas de batata
Rende uma porção

1 batata bem grande, a minha pesava 272g
Um pouco de azeite de oliva
Sal à gosto
Uma rodela de umas 10g de manteiga de ervas


Coloquei o forno para aquecer a 230°C. Comecei a fazer a mil folhas com uma assadeira coberta com papel manteiga e ao decorrer dos passos, retirei o papel manteiga e fiz diretamente na assadeira. Ficou bem melhor assim!

Descasquei a batata e passei-a em um laminador e fiz lâminas com a mesma. Bem fininhas!!!

Depois comecei a fazer as camadas. Coloquei algumas lâminas de batata em cima do papel manteiga untado com azeite de oliva e levei ao forno por 5, 6 minutos.





Retirei a assadeira do forno, coloquei mais algumas lâminas de batata, temperei com uma poeira de sal e retornei ao forno por mais 5, 6 minutos. A cada duas camadas, temperei as batatas com essa poeira de sal.

Depois de fazer quatro camadas percebi que a camada de baixo estava ficando bastante corada, daí virei o lado e continuei empilhando as lâminas por cima dessa camada corada. Quando percebi que estava ficado corado por baixo de novo, virei novamente. E assim fui fazendo até acabarem as lâminas de batata.


Quando estava pronto. Cortei o retângulo ao meio (viraram dois retângulos), coloquei um em cima do outro, dei uma achatada com uma espátula e devolvi para o forno para finalizar o cozimento por mais 10 minutos.


Antes de servir, recortei o retângulo novamente ao meio e coloquei um em cima do outro. Posicionei a torre no meio do prato, servir a rodela de manteiga de ervas por cima, decorei com azeite oliva (não precisava!), salsinha desidratada e me deliciei literalmente :)

Essa mil folhas é uma boa sugestão para acompanhar carnes, peixes, pratos com cogumelos, legumes e o que sua imaginação permitir :)

Um forte abraço e até 2012!!!