Nappage de limão


Quero me desculpar com vocês pela minha ausência ou atraso nas visitas aos vossos blogs nas últimas semanas. Estou trabalhando em novos projetos da minha vida e profissão e agora no final de ano estou tendo que deixar as coisas bem sincronizadas para o ano que vem. Estarei colocando minhas visitas em dia logo logo (eu espero :s). Num mais irei visitando vocês pelo Facebook. Estou respondendo os e-mails também tá ;) Muito obrigada pela compreensão :) 

Bom! Eu tenho uma certa caída por nappagens ou que pode ser também chamado de glaçados. Acho um componente na confeitaria que tem utilidades bem interessantes. 

Além de dá um acabamento brilhoso, a nappage para mim, confere ainda um sabor suave, mas presente na preparação. Digamos que é aquele enfeite de cabelo que no minuto final você resolve virá-lo para o lado direito (ou esquerdo) da cabeça e dá aquele tchan simples, mas meigo e notável.

Uma das opções de uso da nappage de limão é usar no acabamento de tartes de frutas pincelando um pouco da mesma em cima das frutas. Ela dará um brilho delicioso e o um sabor delicado de limão. Usando a criatividade e a fantasia, você pode usar essa nappage em inúmeras preparações, como componente ou acabamento ;)

Além disso, pode-se retirar o sumo de limão e usar a nappage neutra. Daí pode-se misturar coulis de frutas e acrescentar gelatina e dá um acabamento consistente em torta geladas ou tortas mousse do sabor ou não da coulis usada na napagge.

Consistência quando estava morna!

Nappage de limão
Rende aprox. 350ml

300ml de água + um pouco para diluir o amido
40g de açúcar
12g de amido de milho
20ml de sumo de limão
30g de glucose

Coloque a água junto o açúcar para ferver. Quando começar a ferver, dissolva o amido em um pouquinho de água extra e despeje na água fervente. Atenção, mexa sem parar para não empelotar! Um batedor de arame será mais apropriado nesse caso!

Deixe cozinhar lentamente em fogo bem baixo, durante uns 10 minutos, para que o sabor do amido fique menos notável! Se ressecar de mais, coloque mais um pouco de água.

Desligue o fogo e adicione a glucose, mexa até que a mesma se dissolva. Agora acrescente o sumo de limão e misture de novo.

Deixe esfriar e quando estiver frio acondicione em recipiente hermeticamente fechado e guarde na geladeira. Antes de usar, mexa vigorosamente para que se torne “líquida”, maleável de novo.


Usei essa nappage de limão para decorar a torta gelada de chocolate com limão. Fiz em maior quantidade, pois gosto de tê-la na geladeira para eventuais necessidades. Bem preparada e corretamente acondicionada, ela chega a durar até uma semana.

Deixo abaixo algumas fotinhas com tortas e sobremesas (algumas minhas, algumas nem me lembro mais de onde tenho) onde a nappage foi usada. Mais fotos vocês podem encontrar aqui, aqui e aqui!

Espero que tenham gostado :)

Um abraço grande

Fiz essa tarte de morangos para comerar o final do curso de cerâmica que fiz a bastante tempo atrás e por cima dos morangos tem bastante nappage de limão com morango!

Essa foi uma torta mousse de morango que não me lembro mais para que ou quem fiz. Em cima dos morangos pincelei nappage neutra!

Torta mousse de morango, a mesma do título do post!

Acredito que essa tortinha seja de mousse de maracujá com framboesa e glaçado de maracujá!

Acredito que essa tortinha seja de mousse de chocolate com framboesa e nappage de framboesa!

*** as duas últimas fotos eu tinha em meu computador faz bastante tempo, procurei pela autoria no google image, mas apareceu em vários sites. Então deixo aqui um aviso de que essas fotos não são minhas e também não achei seu ou sua verdadeira fonte!!!