Torta gelada: chocolate e limão!

 
Quem freqüenta o Facebook já sabe (obrigada a todos que me felicitaram :), mas vou falar aqui também: passei no exame do Detran no último dia 30/11 e daqui a 15 dias já estarei habilitada :))) 

Nossa, as duas primeiras tentativas perdi na baliza (estacionar), espero que nenhum engraçadinho (a) me venha com piadinhas :o e na terceira foi que consegui :) 

Embora eu esteja contente, não acho que isso seja grande coisa, pois nosso trânsito está um caos e ter habilitação não é motivo de festejos!!!

Mais assim, andar de ônibus agora, só se for uma emergência. Eu já passei cada sufoco dentro de ônibus que vocês nem imaginam... sem contar que é horrível o preço da passagem, R$ 2,50 aqui em Salvador! Nessas três tentativas eu gastei R$ 30,00 para me locomover, foram doze ônibus!!!!

Uma coisa é certa, de engarrafamentos constantes e aborrecimentos eu não estarei livre. Vou fazer o que o Túlio Sousa me aconselhou outro dia, vou tomar bastante chá de camomila antes de sair com o carro :o

Se tivesse habilitação para andar de bicicleta eu até preferiria, se tivéssemos melhores condições para isso no trânsito, é claro ;)

E para comemorar fiz essa torta, pois tinha que jogar um pouco de meus sentimentos para fora e nada melhor do que ir para a cozinha fazer um doce :))) Essa combinação me surpreendeu e eu acho que irá surpreender vocês também ;) Só que tem de comer bem geladinha mesmo!


Torta gelada: chocolate e limão
Ingredientes para um aro ou forma de fundo removível de 20 cm ø e 4 cm de altura

Pâte Sucrée (receita retirada desse livro aqui!)


100g de farinha de trigo
50g de manteiga
20g de açúcar de confeiteiro sem amido
1 pitadinha de sal
1 gema
6 gotas de essência de baunilha

Misturar a manteiga ainda meio gelada à farinha peneirada. Amasse com a ponta dos dedos até que se forme uma farofa grumosa.

Adicione o açúcar e depois o sal e continue mexendo com a ponta dos dedos até que os mesmos se incorporem á massa. Misture a essência com a gema e acrescente à farofa de farinha com manteiga e açúcar. 

 
Com as mãos, una a farofa com a gema até que vire uma massa. Não é preciso sovar! Junte a massa, faça uma bola, cubra com filme de PVC e deixe repousar na geladeira até que fique firme. 



Resolvi achatar a bola um pouco para que ficasse logo firme!

Eu deixei a massa na geladeira só até resfriar um pouco e logo depois abri a mesma e coloquei no fundo do aro. Perfurei com um garfo e levei para congelar. Depois de congelada, assei em forno pré-aquecido à 180°C, até que ficasse levemente corado nas beiradas. Em meu forno isso durou 12 minutos! Deixe esfriar totalmente!!


Mais explicações em creme de limão!

Creme de chocolate


250g de chocolate meio amargo
250g de creme de leite uht
20g de manteiga sem sal gelada

Não chamo isso de ganache, pois acho que a denominação ganache só se deve levar à mistura feita com creme de leite fresco!

Pique o chocolate e coloque em um bowl resistente a altas temperaturas. Esquente o creme de leite até que comece a borbulhar um pouco. Adicione o creme de leite ainda bem quente ao chocolate picado e logo depois a manteiga. Espere 1 minuto e comece a misturar até que o chocolate fique totalmente derretido. 

Deixe esfriar e quando estiver frio, acomode o creme no fundo do aro em cima da massa sucrée assada e fria. Leve a geladeira e deixe até que endureça.


Já endurecido!

Creme de limão


1 lata de leite condensado
150ml de sumo de limão
10g de gelatina
450g de creme de leite uht

Explicações: talvez sobre um pouco desse creme, mas só talvez e se sobrar não será muito. Vai depender da altura de sua forma! Tive que adaptar essas quantidades, pois fiz uma tortinha extra com a pâte sucrée que sobrou (daí tive que fazer mais recheio). Sobrou massa, porque eu abri bem fininha, 2mm de espessura. Se você resolver abrir um pouco mais grossinha, 4mm, ela não sobrará!!!

Em um bowl, misture o leite condensado e o sumo do limão. Se preferir pode fazer tudo no liquidificador também. Deixe essa mistura repousar uns cinco minutos!

Agora, acrescente o creme de leite, misture e por fim a gelatina devidamente hidratada e dissolvida e misture bem.

Continue montando a torta, despejando o creme de limão por cima do creme de chocolate já endurecido. Leve a geladeira para que se firme, 8 horas ou mais.



Essa foi a versão menor da torta, que mal pude esperar gelar para comer :s

Decore a torta como preferir. Eu fiz uma napagge de limão (tema para o próximo post!) que caiu muito bem. Espalhei por cima da torta para dar brilho e decorei com decorações de chocolate.

Essa torta tem a mistura perfeita de crocancia e maciez. O amargor do chocolate quebra o dulçor do leite condensado e a acidez do limão. O creme de chocolate é mais denso e o de limão mais suave, só que com o sabor acentuado de limão. Na boca acontece uma explosão de texturas e sabores de novas combinações :)

Espero que tenham gostado :) Desejo a vocês um ótimo final de semana :))

Tem novidade na coluna visual do blog e mais fotos aqui!!

Um abraço