Sanduíche de gorgonzola e cebola "caramelada"


Já faz alguns meses que eu estou passando por uma situação bem chata, mas parece (por motivos do além) que necessária. Ainda não captei o que devo aprender com isso, mas pode também ser um teste de resistência. Se for isso, estou me saindo bem :) Desculpem a incógnita!

Uma amiga que (não vejo faz 2 anos e meio) está de férias aqui em Salvador entrou em contato e marcamos de ir à praia hoje (24/01) pelo final da tarde. O clima estava bastante propício e achei uma boa idéia :) Além de ter o prazer de rever uma amiga querida, é claroooo :)

Como eu não estava afin de gastar na praia comprando coisas gostosas, mas muito gordurosas (na maioria das vezes!) e que meu filho não iria comer, pensei em organizar umas delícias rápidas e práticas para levar. E assim foi ;)

Pensei em sanduíche e salada. O sanduíche foi uma invenção que fiz com ingredientes que já tinha aqui e o maridão correu no mercado para comprar os ingredientes para a salada.

Tudo ficou pronto bem rapidinho e logo depois fomos a praia :)

O cardápio: esse sanduíche que vos apresento hoje, uma salada composta de alface, pepino, tomate cereja, manga, ovo e molho de atum com salsinha, água, sucos e danoninho que levei extra, caso Cadu não comesse nada.



Sanduíche de gorgonzola e cebola “caramelada”

Creme de gorgonzola
Rende 240g


100g de gorgonzola
100g de creme cheese
, se quiser um sabor mais acentuado de gorgonzola, coloque somente 50g
40g de iogurte natural
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto


Misturar todos os ingredientes num bowl de vidro e reservar na geladeira coberto com um filme de PVC.




Cebola “caramelada”
Rende 210g


385g de cebola em tiras
Um pouco de óleo e sal


Coloque uma frigideira (antiaderente de preferência) para aquecer e logo depois o óleo.

Coloque as tiras de cebola e quando a mesma estiver meio transparente, polvilhe um pouco de sal e misture.

Deixe que continue o cozimento até que todas as tiras estejam douradas escuras. Deixe sempre em fogo médio para que não queime. A cebola irá desenvolver um sabor adocicado muito gostoso e o sal só irá realçar isso ;) Use morno, quase frio.



Montagem

Pão
Creme de gorgonzola
Cebola “caramelada”


Passe generosamente o creme de gorgonzola sobre um das fatias do pão e na outra só um pouco, espalhe um punhado de cebola caramelada, feche o pão e sirva :P





Eu reservei em uma vasilha plástica na geladeira e no Box refrigerado até comermos. Ficou friozinho e bem gostoso :P Se preferir enrole os sandubas em saquinhos de papel ou plástico.

Você também pode usar essa combinação e montar canapés ao invés de sanduíches ;)

Eu usei um pão de massa mais densa e com uma casquinha crocante e ao provar o sanduíche achei que deveria ter espalhado mais do creme de gorgonzola, pois tinha mais sabor de pão e da cebola :s Mas nada que na próxima vez eu não retifique ;) Para meu gosto, o sabor do creme de gorgonzola estava no ponto!

Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço para vocês :)