4 variações de Sablés

Fala-se Sablê, pois o S do final é mudo!

Esses biscoitinhos são simplesmente incrivelmente deliciosos :P Aqui em casa eles não duraram muito tempo não :o

Dessa vez resolvi mudar geral e variar de vez. Fiz os danados em quatro variações, figo, coco, castanha do Brasil/Pará e especiarias. 

Uma advertência: não se deixem enganar, esses biscoitinhos rendem bastante. Redeu até para dar de presente :) Somando todos os sabores, foram 124 unidades :D


Sablés (massa base)
Rende 785g de massa 

262g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
1 col. chá de essência de baunilha ou açúcar de baunilha
1 pitada de sal
1 ½ col. sopa (aprox. 23ml) de leite integral
375g de farinha de trigo sem fermento

Em um bowl bater a manteiga até que fique em ponto de picos. Não leva muito tempo!

Juntar a essa manteiga batida, o açúcar, a essência ou açúcar de baunilha, o sal e o leite e bater vigorosamente até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Foi tudo no braço mesmo, sem batedeira!

Agora acrescente a farinha de uma só vez e bata somente até que a mesma agregue-se à massa. Isso é jogo rápido tá! Não é para ficar batendo e batendo ;)




Bom! Com a ajuda de uma balança digital eu dividi essa massa em quatro partes quase iguais de 195 -196g. Cada parte em seu devido bowl ;)

Daí fui colocando os sabores:

 
30g de mini figo seco picado, para o sablés de figo (rendeu 32 unidades)

 
 30g de coco seco ralado + 1 col. chá de leite de coco (pode ser leite de vaca também), para o sablés de coco (31 unid.)

 
30g de castanha do Brasil/Pará picada, para o sablés de castanha (33 unid.)

 

 
  Um pouco de pimenta do reino moída na hora (digamos  4 giradas no moedor) + 4 raspadas de noz moscada + 6 gotas de colorante de caramelo, para o sablés de especiarias (28 unid.)

Na variação de especiarias não quis abusar nada em variedades, mas depois pensei que poderia ter colocado uma pitada de canela =) Fica para a próxima ;)

Agora misture cada ingrediente à sua parte da massa base. Novamente não misture muito tá ;)

Estenda um pedaço de filme de PVC e coloque a massa no sentido horizontal do filme. Atente que será melhor para enrolar a massa no filme se você já colocar de uma maneira bem distribuída, no sentido horizontal também.


Agora é só enrolar o filme na massa, fazer um rolo de 3 a 4 cm Ø e levar para gelar até que a massa se firme a ponto de corte. Tome cuidado para não deixar muito tempo na geladeira, pois a massa tende a ficar quebradiça e na hora de cortar será um horror :s

Corte o rolo de massa já firme em rodelas de no máximo 5mm de espessura e disponha sobre uma assadeira ou com ou sem silpat (ou folha anti-aderente) com uma distância de no mínimo 1,5 cm. 



Se você achar que a massa ficou um pouco mole depois de ter cortado as rodelas e ter colocado sobre a assadeira, então coloque a assadeira na geladeira até que a massa volte a ficar firme de novo e depois leve direto para assar ;)

Asse em forno pré aquecido a 200°C de 10 a 12 minutinhos (vai de forno ;). Eu assei um pouquinho mais!

Deixe esfriar em cima de uma grade. Consumir totalmente frio (se você conseguir :o)! 

Bom, espero que tenham gostado dos meus sablés :)

Um forte abraço