Bolo com manga, granola, chocolate e cereja ao marrasquino


Fiz esse bolo em homenagem a todos vocês que visitam e lêem o meu querido e estimado Gourmet e Gourmand :) Vocês são muito, muito queridos e especiais para mim. Todos vocês! menos os plagiadores informados :s hehe

Peço desculpas aos blogueiros amigos por está ausente, mas quero dizer que estou sempre indo visitar o cantinho de vocês tá ;) Também fico ligada lá no facebook ;)

Também quero dizer que leio com muita alegria todos os comentários que vocês deixam aqui a cada post. Sei que não estou respondendo, mas que vocês saibam que leio e vibro com cada comentário. Muito obrigada :)

Em minha vida profissional as coisas estão mudando um pouco de cara e em breve espero poder contar o que irá acontecer. 

Também tem o aniversário do blog em 25 de fevereiro, 1 ano de blog :D e eu nem sei se irei ter tempo de fazer algo, pode Freud?!! Em fim, se não der tempo de fazer nada muito elaborado para vocês, espero que vocês possam vir aqui me visitar nesse dia, com certeza uma fatia de algum bolo delicioso estará esperando por vocês aqui =)

Vocês são os maiores :D


Bolo com manga, granola, chocolate e cerejas ao marrasquino
Forma Cake: 35cm de larg. e 10 cm de alt. e para forma redonda: 26cm Ø

Veja a receita da massa aqui! O que muda é somente a quantidade da farinha de trigo que sobe para 230g, sendo que nesse total usei 35g de farinha de trigo integral e ainda adicionei mais  1 col. de chá de fermento. De resto, modo de preparo e tudo mais... fica tudo igual!!!!

Bom, comece com a Mise en place de tudo o que irá precisar (ingredientes), pré aqueça o forno, coloque papel manteiga na forma e unte com manteiga e só então comece ;)

O restante dos ingredientes são: 400g de mangas (banda) cortadas com no máximo 7mm de espessura, 50g de granola sem passas triturada, 30g de castanha do Brasil/Pará triturada, 75g de cereja ao marrasquino picada e 80g de chocolate meio amargo ou ao leite picadinho.

Aqui, granola e castanha já trituradas e na foto abaixo, misturadas!


Você ainda irá precisar de uma calda de caramelo com manga feita com 150g de açúcar, 70ml de água e 20g de pedaços de manga. Por o açúcar e a água para cozinhar até virar um caramelo claro e depois joga 50 ml de água. Esperar os cristais de açúcar dissolver e jogar os pedaços de manga. Deixar cozinhar um pouco e então desligar o fogo. Eu usei um que sobrou do crumble de manga que fiz (de novo) aqui outro dia. ;)



Quando a massa do bolo estiver pronta adicione a granola junto com a castanha e mexa só até agregar. Depois a cereja. Por fim misture o chocolate com 1 col. de café de farinha de trigo até que todo ele esteja coberto com essa farinha, depois acrescente-o à massa do bolo e misture bem rapidamente!




Distribua a maior parte da manga na forma da maneira que preferir, com a ajuda de uma colher de sopa espalhe cuidadosamente a massa do bolo na forma com a manga e leve para assar. Asse a 180°C por 50 – 60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno viu ;)




Enquanto tu esperas o bolo assar, pegue o restante dos pedaços de manga e cozinhe rapidamente na calda de caramelo com manga. Não deixe cozinhar por muito tempo! Reserve em um pratinho.


Retire o bolo do forno, coloque-o sobre uma grade para esfriar e espere uns quinze minutos. Depois espalhe por cima os pedaços de manga cozidos na calda e espere mais 10 minutos. Coloque o prato que irá servir o bolo por cima e vire a forma. Por segurança passe uma faquinha nas laterais da forma antes de virar o bolo para desprender eventualmente qualquer pedaço de manga ainda preso!!!



Retire o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo terminar de esfriar. Por último, espalhe por cima do bolo o restante da calda de caramelo com manga e então delicie-se ;)

Se a calda estiver muito consistente, adicione mais um pouquinho de água para dissolvê-la!!

Espero que tenham gostado do bolo de vocês :)

Um grande beijo e um ótimo fim de semana :)



Chegando mais para o meio do bolo ele ficou ainda mais úmido, huuummm!

Um aviso: recoloquei o recurso para imprimir ou transformar as receitas em documento PDF. Logo em baixo de cada post depois do LinkWithin você poderá ver isso. Chama-se Print/ PDF!!!