Sablés recheado com chocolate


Quero começar o post de hoje agradecendo todos os comentários fofos que vocês deixaram no post de aniversário do blog. Muito obrigadaaaaaa de coração :D 

Nessas últimas semanas as coisas por aqui estão bastante corrida, por isso a diminuição de posts por semana. Espero logo em breve normalizar essa frequência ;)

Hoje trago uma nova variação de um biscoitinho que já mostrei aqui (em 4 variações) como fazer a receita base, que é o sablés. O diferencial do de hoje é o recheio de chocolate, que combinou muito bem. 

Só que tem um porém, tem que fazer e comer logo. Não é porque fica muito gostoso e a pessoa tem que devorar tudo de uma vez só não, hehe, é porque esse biscoito é bastante macio e a humidade do recheio irá amolecê-lo.  Se você deixá-lo assar mais um pouco do que o normal ele irá ficar mais sequinho e resistirá mais um tempinho.


Sablés recheado com chocolate
Para 30 biscoitos recheados

Massa base para o sablés (rende 60 unidades)

175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
75g de açúcar
1 col. chá de essência de baunilha
ou açúcar de baunilha
1 pitada de sal
1 col. sopa de leite integral
250g de farinha de trigo sem fermento

Em um bowl bater a manteiga até que fique em ponto de picos. Não leva muito tempo!

Juntar a essa manteiga batida, o açúcar, a essência ou açúcar de baunilha, o sal e o leite e bater vigorosamente até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Foi tudo no braço mesmo, sem batedeira!

Agora acrescente a farinha de uma só vez e bata somente até que a mesma agregue-se à massa. Isso é jogo rápido tá! Não é para ficar batendo e batendo ;)

Estenda um pedaço de filme de PVC e coloque a massa no sentido horizontal do filme. Atente que será melhor para enrolar a massa no filme se você já colocar de uma maneira bem distribuída, no sentido horizontal também.


Agora é só enrolar o filme na massa, fazer um rolo de 3 a 4 cm Ø e levar para gelar até que a massa se firme a ponto de corte. Tome cuidado para não deixar muito tempo na geladeira, pois a massa tende a ficar quebradiça e na hora de cortar será um horror :s

Corte o rolo de massa já firme em rodelas de no máximo 5mm de espessura e disponha sobre uma assadeira ou com ou sem silpat (ou folha antiaderente) com uma distância de no mínimo 1,5 cm. 
Se você achar que a massa ficou um pouco mole depois de ter cortado as rodelas e ter colocado sobre a assadeira, então coloque a assadeira na geladeira até que a massa volte a ficar firme de novo e depois leve direto para assar ;)

Asse em forno pré aquecido a 200°C de 10 a 12 minutinhos (vai de forno ;). Eu assei um pouquinho mais!

Deixe esfriar em cima de uma grade. Usar totalmente frio para rechear.

Recheio de chocolate
Rende 370g de recheio

250g de chocolate meio amargo
120g de creme de leite de caixinha uht

Pique o chocolate e coloque em um bowl de vidro ou metal. Derreta o chocolate no microondas ou banho maria. Em uma panela separada esquente o creme de leite e reserve.

Quando o chocolate estiver 50% derretido retire do microondas ou banho maria e adicione o creme de leite quente. Misture até que todo o chocolate esteja derretido. Deixe esfriar completamente antes de rechear os biscoitos.


Montagem

60 unidades de biscoito sablés
370g de recheio de chocolate
Xerém de castanha de cajú para decorar,
opcional!

Enfileire os biscoitos um do lado do outro, sendo que uma fileira com os biscoitos virados para cima e a outra fileira com os biscoitos virados para baixo (esses iram ficar por cima quando fechar).



Com ajudar de um saco de confeitar com um bico redondo ou com uma colher de chá, cubra a fileira dos biscoitos virados para cima com o recheio. Depois coloque o outro biscoito (da fileira dos virados para baixo) por cima e aperte levemente.


Passe as laterais dos biscoitos no xerém de castanha e sirva.

Uma ótima opção de biscoito recheado para a criançada ou para fazer junto com elas, para uma tarde de chá com as amigas ou para o que você quiser combinar. Espero que tenham gostado ;)

Um forte abraço e um ótimo final de semana :)