Bisnaguinha



Um pãozinho gostoso, feito em casa, saido do forno e comido com manteiga e café com leite. Ai que eu fiquei com água na boca de novo :s

Eu não sou uma profissional que nem a Carla Maicá do Cucina Artusiana na feitura de pães (a prova está aqui!), mas me viro de vez em quando. Pego receitas que conheço e dou uma acrescentada aqui e uma retirada ali e de vez em quando a coisa sai boa.

Foi o caso dessa bisnaguinha. Que na verdade foi pensada para comer com cachorro quente, mas foi devorada de várias formas e com vários acompanhamentos.


Bisnaguinha
Renderam 29 bisnaguinhas

875g de farinha de trigo sem fermento + eventualmente para na hora de sovar a massa
125g de farinha de trigo integral
1 ½ col. de chá de sal
1 col. de chá de açúcar
300ml de água morna
300ml de leite integral
80g de manteiga sem sal
10g de fermento químico instantâneo
ou 40g de fermento biológico fresco
1 gema + 1 col. de chá de leite
misturados para pincelar as bisnaguinhas

Em um bowl grande e fundo misture as farinhas, o sal e faça uma cova no meio . Se possível peneire as farinhas para retirar eventuais corpos estranhos.

Bom! Eu faço assim. No caso do fermento instantâneo eu o misturo somente com a quantidade da farinha que está no meio da cova e então o hidrato com 50% dos líquidos sem misturar tudo (de preferência só com água), só misturo no perímetro do meio da cova. Deixo descansar uns dez minutos e então continuo adicionando o restante dos líquidos e os outros ingredientes. Desta vez eu fiz assim!



Quando faço pão com fermento fresco, nesse caso que a receita tem leite, eu o dissolvo em uma pequena quantidade de leite morno junto com uma colher de café de açúcar. Só deixo até que dissolva todo o fermento. Daí eu coloco uma parte dos líquidos no meio da cova e então venho com o fermento dissolvido misturando tudo. Em minha opinião o fermento fresco é o melhor para fazer pães.

Coloque o leite para amornar em fogo bem baixo e quando estiver morno junte a manteiga e deixe-a até que se dissolva 50% da quantidade usada. Desligue o fogo e espere amornar mais ainda, caso tenha ficado um pouco quente.


Agora coloque todo o restante dos líquidos no centro da cova onde o fermento instantâneo ficou descansando. Junte o açúcar e comece a misturar tudo até que fique pronto para colocar tudo em uma pedra e começar a sova.





Sove a massa vigorosamente, mas com jeitinho. Se precisar use um pouco mais de farinha. Faça isso por uns 10 ou 15 minutos. Cubra com um pano úmido e deixe descansar até triplicar de tamanho em um local escuro e livre de ventos.




Eu ainda cobrir com uma assadeira para não escapar nenhuma umidade!



Agora porcione a massa para fazer as bisnaguinhas. 60g é suficiente para uma bisnaguinha nem muito grande e nem muito pequena. 

Vá porcionando a massa e retorne o pedaço ao bowl onde a massa descansou . Faça isso até estar tudo porcionado. Cubra o bowl com o pano úmido e vá pegando pedaço por pedaço para modelar.




Modele cada pedaço e vá colocando-os na assadeira que irá assá-los. Não se esqueça de untar e enfarinhar a assadeira. Eu usei folha antiaderente.

Para modelar eu estiquei o pedaço de massa, o deixei em forma de retângulo e fui enrolando. Depois coloquei a bisnaguinha na assadeira com a abertura fechada para baixo ou seja aquela parte onde a massa juntou-e a outra no momento em que modelei a bisnaguinha.






Bisnaguinhas todas modeladas. Cubra-as com o pano úmido e as deixe descansando até dobrar de tamanho. Isso não funcionou muito bem com o fermento que usei, mas deu uma crescidinha.

Bisnaginhas todas descansadas. Misture a gema com o leite e pincele-as com cuidado antes de levar ao forno. Eu costumo deixar uns 5 minutos secando antes de assar.



Asse as bisnaguinhas em forno preaquecido durante 10 minutos a 200 °C e depois baixe a temperatura para 180 °C e deixe assar por mais 15 ou 20 minutos. Isso vai de forno. Eu coloquei uma forminha com água no forno durante todo o tempo de assamento.

Assim que assadas, coloque-as em uma grade para esfriar e então pode comê-las com o que preferir.

Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço e uma ótima semana :)



Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no Facebook!