Bolo tropical invertido


Hoje trago-lhes uma novidade da parceria com a editora Larousse. Que é o bolo que fiz baseado na receita de pão de ló invertido com frutas vermelhas do livro feito em casa do Eric Lanlard.

Gente, esse livro é muito legal. Depois de ter lido, eu tive a maior dificuldade de me decidir por uma receita para colocar aqui no blog. No finalzinho do texto de introdução do livro, o autor recomenda que sigamos atentamente as receitas, sempre usar ingredientes de boa qualidade e acima de tudo, divertir-se. Foi o que fiz!

 
O livro apresenta as receitas de uma maneira bem descomplicada e descontraída. O autor deixa sempre uma brecha para nossa fantasia e criatividade. Por isso que no final acabei escolhendo esse bolo. Que na verdade está intitulado como pão de ló, mas em minhas lembranças gustativas, um pão de ló deve ser bem esponjoso e leve. A massa feita para esse bolo tem textura e gostinho daquele bolo simples feito pela mamãe ;)

E como estamos no Brasil, claro que escolhi a variação com nossas frutas... e o morango também já foi batizado por dona Benta ;)

 
Bolo tropical invertido

O livro indica usar uma forma rasa, de aro removível de 22cm Ø, para 8 pessoas. Eu fiz a mesma receita e usei uma forma funda, com fundo removível , de 26cm Ø e deu certo. Ainda rendeu 12 fatias.

200g de manteiga sem sal amolecida (temp. ambiente) + o suficiente para untar a forma
200g de açúcar demerara
5 ovos em temperatura ambiente
200g de farinha de trigo peneirada
300-400g de frutas tropicais
, nesse caso usei manga, goiaba, abacaxi, banana, maracujá e morango
50g de glucose de milho ou mel, eu usei mel Karo

Preaqueça o forno a 180 °C. Unte a forma com um pouco de manteiga e forre-a com papel manteiga.

Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira na velocidade média-alta, até ficar cremoso. Incorpore os ovos, um a um. Por fim, misture a farinha peneirada, com uma colher grande de silicone.


Distribua as frutas no fundo da forma forrada. Regue com a glucose de milho, então, despeje a massa e espalhe-a uniformemente. Leve para assar em forno preaquecido por 1 hora, ou até que o bolo esteja assado. Deixe o bolo esfriar enformado e retire-o da forma. Retire o papel manteiga com cuidado e pode servir.




O autor ainda dar dicas de fazer o mesmo bolo com peras aromáticas ou ameixa fresca. Na próxima vez tentarei com ameixa, pois amo de paixão. E também usarei uma colherzinha de chá de fermento, para deixar a massa ainda mais fofinha.

O sucesso é G A R A N T I D O. Todos aqui gostaram. O marido perguntou, tem bis? :)

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e uma ótima semana para todos :)




Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no Facebook!