segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de cenoura, chocolate e banana


Nas últimas semanas venho aprendendo muita coisa com meu mais novo empreendimento, o meu atelier

Muita coisa está acontecendo e eu estou muito contente com tudo isso, mas sabe, não é euforia o que sinto. É simplesmente felicidade junto com serenidade.

Sei que tudo está se encaixando e se erguendo como deve ser. Sinto que a base está sendo construída de forma sólida e forte. Acho isso importante para um futuro longo ;)

Não é muito cedo para afirmar tais coisas? Indaguei-me! Não, respondi. Pois a afirmação não vem só de mim, vem também das pessoas e clientes que estão experimentando meus produtos. 

Sinto muita alegria de no momento ainda está podendo fazer as entregas eu mesmo, pois posso ver no rostinho das pessoas que recebem sua torta ou doce uma alegria como se estivessem recebendo algum presente especial. 

É por isso que acho que vale muito trabalhar com ingredientes de boa qualidade, com cuidado e zelo e principalmente com amor. 

No momento eu só tenho a agradecer. Agradecer a minha família querida, meu maridão e filho, meus amigos virtuais e não virtuais, meus parentes e aos clientes do Doce Melange. 

Obrigada :) Ofereço essa nova experiência, o bolo, a vocês :)


Bolo de cenoura, chocolate e banana
Para uma forma com furo de 25 cm Ø

200g de açúcar refinado
200g de manteiga sem sal
na temperatura ambiente
1 pitada de sal
5 ovos
300g farinha de trigo sem fermento
1 ½ col. sopa de fermento para bolo
±
100 ml de leite integral, se preferir una a essa quantidade de leite 1 col. sopa de sumo de limão e deixe descansar por 10 minutos antes de usar
120g de banana
15g de cacau em pó
, eu usei aquele com 100% cacau
±
45 ml de sumo de cenoura

Prepare todos os ingredientes antes de começar a fazer o bolo. Para obter o sumo de cenoura eu triturei, bem triturado, 123g de cenoura descascada com uns 80 ml de água. Coei com a ajuda de um pano fino e utilizei metade do sumo e 1 col. sopa do bagaço na parte da massa com cenoura. O restante do sumo tomei com suco ;)




Bati na batedeira (vel. média) a manteiga com o açúcar e o sal até que ficasse esbranquiçado e fofo. 

Adicionei ovo por ovo e deixei bater um pouco após cada adição. Misturei o fermento á farinha, troquei o batedor da batedeira de globo para raquete e adicionei toda a farinha com fermento de uma vez na batedeira e deixei bater até que ficasse tudo homogêneo.

Coloquei o forno para aquecer!


Separei duas quantidades “iguais” dessa massa em outros 2 bowls menores e deixei uma pequena quantidade no próprio bowl da batedeira.  

Na quantidade que ficou no bowl da batedeira coloquei um pouco do leite (eu diria 40 % da quantidade pedida) e misturei junto com o cacau em pó. Reservei.


Em uma das partes iguais coloquei o restante do leite e misturei junto com a banana, que para evitar que ficasse escura, tinha acabado de amassar. Reservei.


Na parte restante de massa misturei ± 45 ml de sumo de cenoura junto com 1 col. sopa do bagaço da cenoura. Reservei.


Despejei no fundo da forma, com cuidado, a massa com cenoura. Com uma colher de sopa fui arrumando a massa de chocolate somente no meio da massa de cenoura e por fim cobri tudo com a massa de banana.
Levei para assar em forno pré aquecido a 180 °C por uns 45 minutos.




Depois de assado, deixei o bolo uns 20 minutos na forma, depois desenformei e deixei terminar de esfriar em cima de uma grade.

Arrumei tudo para tirar as fotos do bolo pronto sem a menor certeza se tinha ficado bom e para a minha alegre surpresa, ao cortar o bolo percebi que tinha ficado bem bom. Explico! Ao fazer o teste do palito antes de retirar o bolo do forno eu senti (ao espetar o bolo) um pouco sólido demais. Nesse momento tinha esquecido que não amassei muito bem a banana e pensei: ai meu deus, o bolo solou! 

O resultado de minha experiência foi um bolo novo para minha lista, com sabor agradável e não muito doce. Ideal para lanchar junto com uma taça de chá ou café :)

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e uma ótima semana para vocês :)

 


Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

10 comentários:

  1. Parabéns pelo bolo (que, particularmente, amo bolo de cenoura) e pela nova fase.. espero que dê tudo certo. =)

    ResponderExcluir
  2. Queila, você merece,pela garra e busca de aperfeiçoamento que tem! quanto ao bolo tá lindo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivaneide :)
      O bolo ficou legal mesmo. Adorei minha nova experiência :)
      Beijão

      Excluir
  3. Que maravilha de bolo, copiei, lógico!

    Boa sorte no seu empreendimento,

    Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata :) Obrigada mesmo :)
      Um beijo :)

      Excluir
  4. ola,

    passei por acaso, coisas da vida, buscando no google cortador de ravioli achei seu blog. amei. tb tenho um, mas nao sou nada profissional.
    http://cheiroverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia :) Adorei que esse acaso aconteceu... seja bem vinda :)
      Um abraço :)

      Excluir
  5. Oi, Queila!! Fiz e deu super certo, amei!! Mas tive problemas com a Cheesecake de manga, ficou muito mole, não consegui nem cortar ela desmanchou todinha!! Que pena! Bjs
    Maria Eduarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda :) Fico muito contente que você fez e gostou do bolo. Enquanto a Cheesecake, quando eu fiz, também ficou mole, mas nem tanto assim. Espero que você tenha lido o ponto 5. das considerações, onde eu escrevo o porém da gelatina!!! Qual marca de gelatina você usou??
      Será que você fez alguma foto do bolo? Se sim, manda para mim via e-mail (gastrosushicocada@gmail.com) para eu publicar na página Coluna visual do blog :)
      Um abraço e não desiste da Cheesecake de manga não ;)

      Excluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...