Molho agredoce



Já faz muito tempo que eu queria fazer essa experiência. Fico indignada de chegar nos restaurantes de comida chinesa daqui e eles oferecerem aquele molho vermelho/rosa choque que intitulam de agredoce

Em minha opinião (pessoa que detesta e nunquinha come), acho esse molho muito pobre de tudo e para mim passa uma postura de preguiça da parte desses restaurantes.

Eu já li algumas receitas e já vi alguns chefs fazerem seu próprio molho agredoce, mas resolvi eu mesmo tentar elaborar o meu. Com certeza, o resultado agredoce e meio apimentado desse molho, traria mais sabor aos rolinhos primavera da vida servidos por aqui. Além disso, pode ainda acompanhar camarões empanados, satés de frango e o que sua imaginação deixar.

Fica aqui a receita de como eu fiz. Se quiserem nada apimentando é só não colocar as sementes da pimenta.


Molho agredoce
Rende aprox. 300g

160g abacaxi em cubos grandes
150g de açúcar
300ml de água mineral ou filtrada
60ml de vinagre de álcool ou maçã
+ 2  x 30 ml para finalização
120g de tomate sem pele e sementes
+ 30g cortados em cubinhos minúsculos
1 ½ col. chá de pimentinha vermelha ou dedo de moça picada sem a semente + de 6 a 12 sementes da pimenta




Bata no liquidificador o abacaxi, 120g de tomate, o açúcar e a água até ficar tudo bem batido.


Coloque em uma panela e leve para cozinha em fogo médio/alto. Adicione 60ml de vinagre e a pimenta. Assim que começar a ferver, irá se formar uma espuma, que deve ser retirada aos poucos com o auxílio de uma colher. Sempre que se formar essa espuma, você deve retirar.


Espere cozinhar por 15 minutos. Agora adicione as sementes da pimenta, o tomate cortado em cubinhos minúsculos, 30ml de vinagre e misture. Deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que o molho esteja espesso. Adicione os últimos 30ml de vinagre deixe cozinhar por mais 5 minutos. 

Molho pronto

Desligue o fogo e já tenha em mãos o recipiente que você irá colocar o molho pronto. Eu esterilizei um vidro de capacidade de 150ml e enchi com a metade do molho até ficar quase na boca do vidro. Tampei e virei de cabeça para baixo até esfriar. Coloquei a outra metade do molho em uma cumbuquinha para usar durante a semana.


Como foi uma experiência eu não sei exatamente por quanto tempo esse molho dura conservado no vidro fechado. Acredito (por outras experiências) que de 1 a 2 meses. Com certeza essa é uma receita que irei aprimorar no futuro.

      Assim todo embaladinho e etiquetado, acho que esse molho é uma ótima idéia para presentear. 

      Uma idéia e uma sugestão:

1.    Quando for retirar as sementes da pimenta, use luva! Eu, infelizmente esqueci e tive de ficar lavando as mãos umas 1000 vezes :s 




      2.     Quando preciso de pouca quantidade de tomate concassê, faço na mão mesmo (como Nadia Santini me ensinou). Corto o tomate em oito partes, retido as semente e por fim deito o tomate na tábua, passo a faca por baixo entre a pele e o fruto e retiro a pele sem precisar de água fervente e mais nada.

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e uma ótima semana para vocês :)



Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!