Torta de chocolate com laranja, morango e chantili


 
Nossa que saudade de postar aqui! Espero que vocês não estejam chateados. Meu mais novo “filho” está precisando muito de mim ultimamente :)

De qualquer maneira não vou escrever muito, pois depois de tanto tempo sem compartilhar alguma receita, hoje caprichei!!! Tirei muitas fotos!

Se preparem ;) Vamos lá?


Torta de chocolate com laranja, morango e chantili
Para uma forma de 20 cm Ø e 6 cm de altura

Receita adaptada daqui!

250g de chocolate meio amargo
150g manteiga sem sal em temperatura ambiente +
um pouco para untar a forma
30 ml de sumo de laranja
4 ovos
150g de açúcar refinado +
1 col. sopa para o chantili
Raspas de ½ laranja média
, raspe antes de espremer
25g de farinha
1 pitada de sal
De 150 a 170g de ganache de chocolate meio amargo, aqui.
Diminua 10 ou 5g do chocolate e do creme de leite!
360g de morango
, pesei sem retirar o “lixo”
200g de creme de leite fresco
Cacau em pó para polvilhar

Pré aqueça  o forno a 200 °C. Unte a forma. Derreta o chocolate com a manteiga e misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione o sumo de laranja, misture e reserve.

 
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa espumosa e um pouco consistente. Adicione à massa de ovos a massa de chocolate e mexa até que os dois se unam (ficar homogêneo). Acrescente as raspas da laranja e mexa.




 
Junte a pitada de sal à farinha e peneire sobre a massa de ovos e chocolate. Misture com cuidado e certifique-se que toda a farinha tenha sido absorvida. Não pode ter pelotas de farinha não misturada.

 
Coloque a massa na forma e leve para assar de 30 a 40 minutos. Esse tempo pode muito bem variar, vai depender de cada forno. 


Depois de frio ele murcha um pouco mesmo!

Deixe o bolo esfriar totalmente (coisa que eu não fiz :s). Espalhe a ganache por cima e comece a arrumar os morangos cortados ao meio. A ganache vai funcionar como uma “cola”.






Depois que os morangos estiverem arrumados, coloque a torta na geladeira por 30 minutos ou no freezer por 15 minutos para que a ganache fique firme e prenda os morangos. 


Bata o creme de leite fresco com a 1 uma col. sopa de açúcar refinado, retire a torta da geladeira ou freezer e  espalhe o chantili com cuidado fazendo voltinhas para dar um efeito ondulado, desarrumado. Retorne a torta para a geladeira e deixe por mais 30 minutos antes de consumir. Polvilhe cacau em pó e sirva.

Se preferir sirva o chantili separado ao invés de colocar por cima da torta.

Acho que agora deu para matar a saudade né ;)

Um abraço e uma ótima semana gente :)





A torta ainda não estava tão gelada, por isso que a fatia saiu meio caída assim. Sorry!

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!