segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trança Russa, Café e Primos




Vocês pensaram que eu os abandonei né?! Não, não! Foi só aquela falta de tempo se de vez em quando :) Peço desculpas =)

Semana retrasada postei essa foto aqui  abaixo no Facebook, mostrando a máquina de café que dei ao meu maridão de presente. Alguns primos meus se enpougaram e nós combinamos de nos encontrar aqui em casa para um lanche com café.


O dia do encontro foi ontem, 09 de setembro e as guloseimas foram, o velho e bom bolo de banana, o pão trança russa que eu sempre quis fazer, uma torrada incrementada com creme de atum e acompanhada de salada verde simples e o tal do café.

Tudo correu bem e nós aproveitamos o tempinho juntos para por as conversas em dia, já que uma oportunidade de encontro coletivo desses está cada vez mais difícil, por conta da correria do dia a dia.

Bom, deixo vocês hoje com a receita da trança russa e depois eu passo a receita da super prática torrada com creme de atum. Podem me cobrar se eu esquecer viu!!!


Pão Trança Russa
para um pão (grande) de 50 cm de comprimento

Massa

500g de farinha de trigo
1 ½ col. chá de sal
Raspas de 1 limão
60g de açúcar refinado
60g de margarina ou manteiga sem sal em pequenos pedaços
40g de fermento fresco
200ml de leite morno
1 ovo levemente batido

Num bowl, peneire a farinha. Junte à farinha, o sal, as raspas de limão, o açúcar e a manteiga (ou margarina) e misture rapidamente até a manteiga ficar escondida pela farinha.

Dissolva o fermento num pouco do leite e depois junte todo o leite. Acrescente à mistura de farinha, o leite com fermento e o ovo levemente batido.

Comece a trabalhar a massa e sove até que fique lisa e desgrude dos dedos. Use mais farinha se necessário, mas não muita. Coloque a mesma num bowl polvilhado com um pouquinho de farinha e cubra com um pano úmido. Deixe a massa descansar de 2 a 3 horas em local escuro e livre de correte de vento.


Recheio de mistura de nozes

250g de nozes variadas (castanha de caju, noz, amêndoas, castanha do Pará, avelã, todas com casca ou sem), eu misturei 62g-63g de farinhas de castanha de caju, do Pará, noz e amêndoas
100g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão
75 ml de creme de leite fresco misturado com leite de vaca integral, pode ser 50% – 50%!
190g de geléia de damasco

Misture todos os ingredientes em um bowl e cubra com um filme de PVC. Reserve.



Pão Trança Russa

1 gema misturada com 1 col. sopa de leite de vaca integral
2 col. sopa de creme de leite fresco
Massa e recheio para a trança

Abra a massa num formato quadrado/retangular. Espalhe o recheio uniformemente por toda a superfície da massa aberta. Atente para deixar uns 3 cm de espaço nas bordas.


 
Puxe levemente esse espaço com os dedos para enlarguecer um pouco mais as bordas. 

Coloque para cima do recheio a borda superior e depois a dos lados (direito e esquerdo). Passe um pouquinho de gema diluída com leite nas bordas dos lados e na da frente para que a massa grude bem dos lados no momento de enrolar e ao final quando for fechar o rolo.




Rolo feito e fechado, coloque-o em cima de uma assadeira e leve para o freezer por 20 minutos. Isso endurecerá o rolo e facilitará na hora de cortar o mesmo para fazer a "trança". Deixe o rolo com o feche para baixo. Aquele limite onde a massa acaba.

Depois dos 20 minutos retire o rolo do freezer e trabalhe rápido. Corte-o no meio no sentido longitudinal, transponha as tiras com o recheio voltado para cima e comece a enrolar/"trançar". Faça isso tudo com cuidado.


Depois de enrolada, deixe a massa descansar novamente por uns 20 ou 30 minutos antes de assar. Não precisa cobrir nem nada. É só colocar em um local longe de corrente de vento e deixar descansar.

Pré aqueça o forno a 180 °C. Pincele toda a superfície da trança com a gema de ovo diluída e leve para assar por 30 ou 40 minutos. Esse tempo vai depender de seu forno.

Assim que retirar o pão do forno, pincele creme de leite fresco para obter um brilho extra e não precisar usar coberturas doces para dar brilho (aprendi com Ana Zita Fernandes). Num entanto, pincelar o pão com creme de leite fresco é opcional. Pode também polvilhá-lo com açúcar de confeiteiro que fica lindo!

Espero que tenham gostado!

Deixo vocês com mais algumas fotinhas do encontro dos primos :)

Tenham uma ótima semana e aproveito para deixar aquele abraço :)

Receita retirada desse livro!

Meu ajudante curioso Cadu!

Mesa pronta!




Primo Ruan!

Prima guguta ou Augusta para os não íntimos :)

Cadu!

Primo lairinho ou Orlando para os não íntimos :)

E o pão vai mudando de figura a cada fatia cortada :)

aqui não foi diferente :)


Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

16 comentários:

  1. Queila,

    Que legal este encontro! Também gosto de receber aqui em casa e, assim como vc, sempre preparo umas coisinhas gostosa. Coisa boa, né?!

    Agora, essa trança eu achei muito interessante. Achei a massa muito bonita e este recheio de nozes variadas... hmmm, não tem como dar errado.

    Um super beijo... cafeinado!
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carla, eu também adoro receber aqui em casa. Pena que ultimamente não tenho muito tempo, mas dessa vez deu certo :)
      O encontro foi bem legal e nós aproveitamos muito :)
      Beijo cafeinado para você também :)

      Excluir
  2. Olá querida,

    descobri essa delicia de blog numa hora certa e tenho uma duvida. vou fazer o aniversario do meu filho no sabado. gostaria de saber se chanttily (amelia, vigor, hulala) q vou por em cima de um doce, aguenta quantas horas durante o aniversario fora da geladeira?? se vfc poder me ajudar, eu estou confecionando os doces e desesperada sem saber se vai aguentar!!!! bjosss

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Chantili não resiste nem 30 minutos fora da geladeira. Esses que você citou são cremes à base de gordura vegetal e podem até resistir meia hora, mas depois já foi também.
      De nada!!

      Excluir
    2. obrigada minha querida...vc sabe pelo que posso substituir? pois são cupcakes eu pensei que eles usavam chantily, mas deve ser outra coisa então...

      =((((

      muito obrigada!!

      Excluir
    3. Tem um blog que pode te ajudar melhor nesse assunto. O link tá no blogroll aqui do lado direito do blog, chama-se Fofurices. Lá você encontrará todas as respostas ;)
      Posso saber qual é a sua graça?
      De nada!!!

      Excluir
    4. Eliene! e brigadinha viu? desculpe incomodar. vc parece muito competente nas suas receitas e sou de salvador, então me identifiquei.

      thanks! te achei pelo mastigando salvador.

      bjs

      Excluir
    5. Oi Eliene! Não tem do que agradecer :)
      Um abraço conterrânea :)

      Excluir
  3. Uma delícia seu blogg...o duro de fazer essas massas...é saber enrolar certinho...e nesse ponto sou um desastre...rsss...bjss lindona, adorei sua história!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Obrigada pelo elogio, adoro meu cantinho e quero que as pessoas se sintam bem aqui :)
      Eu nunca tinha feito esse pão e no entanto consegui fazer, a enrolação da massa, hehe! Não é nada complicado, só tem de ser rápido para o recheio não sair para todos os lados, hahaha!
      Obrigada pela visita e volte sempre :)
      Um beijo

      Excluir
  4. Muito obrigada por compartilhar essa receita deliciosa e parabéns que familia linda,e tão bom quando recebemos pessoas em casa né e ainda sendo a nossa familia melhor ainda.Um grande abraço gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Néia, obrigada :) Eu é que agradeço pelo seu carinho =)
      Beijos

      Excluir
  5. Queila eu tb andei sumidinha dos meus blogs queridos, mas é tão bom passar o dia visitando amigos virtuais e olhando essas suas delícias que me pergunto pq passo esse tempo sumida...meu blog tb andava desatualizado, mas voltei!!! bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara :) Acho que esse será meu status daqui para frente na web, hehe, o de sumida! Estou bem concentrada no trabalho e querendo crescer, por isso não sobra tanto tempo para comentar nos blogs amigos!
      Fico super feliz de receber visitas e quando as pessoas deixam seus recadinhos fico muito feliz também :) Pelo menos estou me esforçando para recomentar :)
      Um beijão e obrigada sempre pelo teu carinho =)
      Você é uma fofa!

      Excluir
  6. Queila...

    como sempre suas receitas são fantásticas. esse lembra muito uma rosca da minha avó!

    posso dizer q é uma delícia.

    super ideia para um café!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eventos e Inventos :)
      Adorei que meu pão remeteu você às suas recordações com sua avó :)
      Beijão :)

      Excluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...