quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bolo de chocolate para Cadu




Semana passada recebi um convite lindo da Patty do Aqui naCozinha. Ela me perguntou se eu gostaria de participar de seu especial para o Dia das Crianças (do blog) e eu logo aceitei né :)

Eu deveria contribuir com uma receita de algo que eu fizesse com meu filhote Cadu, além de algumas fotos. No início pensei logo em biscoitinhos, mas depois me decidi mesmo por um bolo gostoso.

Não foi nada difícil definir qual bolo eu faria com a ajuda de Cadu, pois o menino adora chocolate. Logo quando comecei a fazer a Mise em Place, ele começou a assistir desenho animado e então pensei que o meu ajudante furaria comigo, apesar de eu já ter combinado com ele antes.

Derrepente ele chegou na cozinha e perguntou: “ Já vai começar fazer bolo chocolate mamãe é?” Eu adorei e sorri respondendo que sim :)

Ele curtiu demais esse momento na cozinha comigo e o papai, pois foi o papai quem tirou algumas das fotos :)


Bolo de chocolate
Para uma forma com furo de 24 cm
Ø e 10 cm de altura e sem furo 25 cm Ø e 6 de altura

200g de manteiga sem sal, meio derretida e meio inteira*
90g de açúcar cristal
90g de açúcar demerara
2 pitadas de sal
1 col. sopa de essência de baunilha
ou outra de seu gosto ou 1 col. chá de óleo de essências de sua preferência, eu usei óleo de essência de amêndoas!
4 ovos
80g de cacau em pó 50%
200g de farinha de trigo peneirada
10g de fermento para bolo
10g de bicarbonato de sódio
De 100 a 150 ml de leite integral
, eu precisei de 100ml
85g de xérem de castanha de cajú
112g de chocolate meio amargo
grosseiramente picado

Faça uma Mise em Place de todos os ingredientes de maneira divertida para que seu filho, sobrinho, afilhado, a criança emfim, participe de todas as etapas da feitura do bolo. Pense em usar recipientes leves e pequenos, caso a criança tenha menos que 5 aninhos. O que é o caso de meu Cadu :) Assim que estiver tudo preparado, pré aqueça o forno a 180 °C! Vale à pena dizer que tudo tem de estar em temperatura ambiente, exceto a manteiga*.

Cadu querendo "atrapalhar" minha foto da Mise en Place!


Bata na batedeira ou mixer de mão (vel. média) a manteiga com os açúcares cristal e demerara e o sal, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Acrescente a essência de sua escolha e bata rapidamente só até agregar tudo. 

Junte ovo por ovo, batendo um pouco após cada adição. Acrescente o cacau em pó e misture, agora bata rapidamente até que fique homogêneo.



Agora só com a espátula ou colher de pau ou fouet! Adicione a farinha peneirada em dois lotes, alternando com o leite, sempre misturando. Feito isso, adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Por fim, junte o chocolate picado (polvilhado com um pouco de farinha de trigo) e o xérem.  Misture rapidamente e ponha a massa pronta na forma.


Olhem a carinha de Cadu quando juntei farinha no chocolate picado! Eu acho que ele queria "roubar" alguns pedacinhos antes de colocar na massa e eu atrapalhei os seus planos, hehe!
 

Leve para assar por uns 50 ou 55 minutos e antes de retirar o bolo do forno faça o teste do palito. Retire o bolo do forno, ponha-o em cima de uma grade ou superfície de madeira e deixe esfriar na forma por 20 minutos. Depois desses 20 minutos, desenforme o bolo em cima de um prato e deixe esfriar por completo antes de consumir.

Teve uma partizinha que não saiu da forma, mas deu para juntar depois e não ficou tão ruim assim!

Esse bolo fica bem pouco doce. Fica a critério dos boleiros e boleirinhos, escolherem cobrir/decorar com brigadeiros, doce de leite, leite condensado, confeitos e tudo mais que desejarem. Resolvi deixar sem nenhuma cobertura, pois meu Cadu adora um bolo e assim ele poderia comer o quanto quisesse sem maiores ameaças para seus dentinhos de leite :)

Espero que tenham gostado da idéia para fazer com alguma criança no dia delas :) E não se esqueçam de untar e enfarinhar a forma!

Um forte abraço para vocês e fiquem com mais algumas fotos :)







Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

6 comentários:

  1. hahahaha Queila, a carinha do Cadu é demais.
    Adorei sua participação lá no blog. Obrigada querida.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  2. Lindo bolo Queila! E a participação especial do Cadu está demais! Que gracinha que é o seu filho :)
    Um beijo
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Esse Cadu vai ser um Gourmet, rs.. lindo bolo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Queila!!

    O bolo ficou super lindo e com este ajudante de primeira, com certeza, ficou delicioso. :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Ellerinize sağlık. Çok güzel ve iştah kabartıcı görünüyor.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  6. Queila, que delícia de bolo e que belo ajudante na sua cozinha :) beijos e parabéns pelo blog. Quando quiser pode sempre visitar-nos também.

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...