sábado, 25 de fevereiro de 2012

Um ano de blog



Há um ano comecei esse blog sem muito planejamento. Com o tempo fui percebendo que não queria uma imagem muito “caótica” dessa minha cozinha aqui, então fui pesquisando como podia melhorar.

Fui achando meus caminhos e mudando/melhorando a cada dia. Ao mesmo tempo fui conhecendo vocês que lêem e visitam o Gourmet e Gourmand e fui me afeiçoando. A cada comentário, fui me tornando mais fã de vocês e me empenhando para que cada visita fosse uma experiência para os olhinhos de cada uma ou um. 
 
Hoje, continuo fã de vocês que lêem e visitam o Gourmet e Gourmand e continuo me empenhando para que essa minha cozinha traga um momento diferente no dia a dia de vocês e é por isso que eu só tenho a agradecer.

Muito obrigada por todas as visitas e comentários, por todos os e-mails e recadinhos (curtir também) no Facebook, por todas as amizades que fiz e ainda irei fazer. Sem vocês minha vida não teria as mesmas alegrias nesse ano. Por todo o carinho, muito, muito, muito obrigada :D

E como eu havia prometido, encomendei uma torta formigueiro contemporânea com ganache comigo mesmo e lhes ofereço uma fatia :) 

Um forte abraço e um ótimo final de semana :)

Hoje me sinto muito contente e feliz =)




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Relembrando

Primeira receita que compartilhei aqui :)

Nesses últimos dias em que antecede o aniversário do blog, apesar do carnaval (além de trabalhar um pouco), fiquei pensando em tudo o que fiz e cozinhei por aqui.

Foram muitas delícias e hoje gostaria de fazer uma lista (como se fosse uma retrospectiva) com os meus mais queridos posts.

Não se esqueçam que sábado tem bolo aqui e uma fatia é sua :)

Me acompanhem ;) Link para as receitas nas legendas!!

Pasta fatta in casa com direito a vídeos caseiros e tudo!

Uma receita que já queria fazer a tempos, Gyoza :)

Um Petit gâteaux de coco!


Um brigadeiro de colher delicioso para uma causa maravilhosa!


Um remoulade inovador ;)

Biscoitos em que eu persisti!

Um flan da série dos presentes de Rio de Contas :)

Um Carpaccio feito com conserva de chuchu ;)

Panquecas da minha querida bruxa doce =)

Não pensei que essa polenta pizza fosse agradar tanto :)

Essa mil folhas de batata é uma receita única!

Esse bolo com peras deu o que falar ;)

Esse bolo cheio de delícias foi um dos mais gostosos que já fiz até hoje :)

Recolhendo esse material, percebi muitas coisas que melhorei no blog e em meu jeito de cozinhar. Cheguei a sentir um pouco de orgulho de mim e claro, senti muito, mais muito orgulho de ter conhecido muita gente bacana e legal atravéz dessa nossa cozinha :)

Espero que tenham gostado da retrospectiva :)

Um forte abraço :)


Esses picolés fizeram o maior sucesso :)

Essa cheesecake de manga estava um deslumbre!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Coisas simples e gostosas


Meu sultão marrento Cadu :)

Faço hoje um Ode a todas as coisas simples e gostosas que existem nesse mundo de meu deus.

É muito bom acordar cedo e ver meu filho saudável e esperto, olhar pela janela ver a chuva caindo e ter a certeza que ela não durará para sempre, ir para a cozinha preparar um café da manhã especial e de quebra relembrar os preparos de uma saladinha que foi para o almoço de outro dia...

Posso citar mais coisas ainda, mas me conterei a isso. De maneira simples e gostosa irei passar a vocês hoje duas receitas de coisas que adoro, mas que nem sempre faço.

Também gostaria de dizer algo bem diretamente para os jovens e aficionados pelo carnaval: depois do carnaval ainda há vida! Curtam o carnaval com muita alegria, podem extravasar dançando e brincado, mas nada de irresponsabilidades com o seus próprios corpos e mentes ok?!! 

Eu já não gosto mais do carnaval daqui, mas ainda não conheci o de Recife ;)


Mingau de aveia com leite de coco e mel
Para uma porção

200ml de leite de vaca integral
150ml de leite de coco
1 pitada de sal
4 col. de sopa de aveia em flocos
2 col. de sopa de Neston
Mel para adoçar à gosto e canela para polvilhar

Coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o mel, misture e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar lentamente, mexendo sempre até que ferva. Desligue o fogo e adoce com o mel. Sirva em um prato fundo e polvilhe canela em cima se for de seu gosto.


Se não gostar de muitos flocos de aveia no mingau então reduza a quantidade para 2 col. de sopa de flocos e adicione um pouquinho de amido de milho diluído em água para dar liga. 


Saladinha de baby beterraba
Para duas porções

200g de baby beterraba, ganhei as minhas de presente de uns amigos queridos :) mas se não achá-las use beterraba normal mesmo
Aceto balsâmico ou vinagre de maçã à gosto
Uma pitada de sal
Um pouco de pimenta do reino moída na hora
Uma pitada de cominho em pó
Azeite de oliva à gosto
1 col. de chá de salsinha desidratada

Cozinhe a beterraba com a casca até que fiquem aldente! Deixe amornar e descasque. Use luvas se não quiser suas mãos toda vermelha.

Ainda com as luvas, corte-as em pedaços menores de sua preferência e coloque em um bowl. Tempero com o Aceto ou vinagre, o sal, a pimenta, o cominho e misture. Agora adicione o azeite de oliva (não precisa muito) e a salsinha desidratada e misture novamente. Deixe repousar (coberto) por 10 minutos.

Experimente e corrija o Aceto ou vinagre. Eu gosto de colocar bastante aceto nessa salada, pois a beterraba tende a sugá-lo. O contraste do “sabor de terra” que a beterraba tem e o azedinho adocicado do aceto, são perfeitos . A dica do cominho vem de minha sogra, que desde que eu provei nunca mais deixei de usar :)


Espero que aproveitem bastante esses dias de carnaval, para brincar, pular, trabalhar, ler, aproveitar a cidade vazia e passear, visitar alguém, tomar um chá com bolo ou biscoito com uma amiga ou amigo, concentrar-se nos acontecimentos/mudanças em sua vida e muitas outras coisas.

Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço :)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bolo com manga, granola, chocolate e cereja ao marrasquino


Fiz esse bolo em homenagem a todos vocês que visitam e lêem o meu querido e estimado Gourmet e Gourmand :) Vocês são muito, muito queridos e especiais para mim. Todos vocês! menos os plagiadores informados :s hehe

Peço desculpas aos blogueiros amigos por está ausente, mas quero dizer que estou sempre indo visitar o cantinho de vocês tá ;) Também fico ligada lá no facebook ;)

Também quero dizer que leio com muita alegria todos os comentários que vocês deixam aqui a cada post. Sei que não estou respondendo, mas que vocês saibam que leio e vibro com cada comentário. Muito obrigada :)

Em minha vida profissional as coisas estão mudando um pouco de cara e em breve espero poder contar o que irá acontecer. 

Também tem o aniversário do blog em 25 de fevereiro, 1 ano de blog :D e eu nem sei se irei ter tempo de fazer algo, pode Freud?!! Em fim, se não der tempo de fazer nada muito elaborado para vocês, espero que vocês possam vir aqui me visitar nesse dia, com certeza uma fatia de algum bolo delicioso estará esperando por vocês aqui =)

Vocês são os maiores :D


Bolo com manga, granola, chocolate e cerejas ao marrasquino
Forma Cake: 35cm de larg. e 10 cm de alt. e para forma redonda: 26cm Ø

Veja a receita da massa aqui! O que muda é somente a quantidade da farinha de trigo que sobe para 230g, sendo que nesse total usei 35g de farinha de trigo integral e ainda adicionei mais  1 col. de chá de fermento. De resto, modo de preparo e tudo mais... fica tudo igual!!!!

Bom, comece com a Mise en place de tudo o que irá precisar (ingredientes), pré aqueça o forno, coloque papel manteiga na forma e unte com manteiga e só então comece ;)

O restante dos ingredientes são: 400g de mangas (banda) cortadas com no máximo 7mm de espessura, 50g de granola sem passas triturada, 30g de castanha do Brasil/Pará triturada, 75g de cereja ao marrasquino picada e 80g de chocolate meio amargo ou ao leite picadinho.

Aqui, granola e castanha já trituradas e na foto abaixo, misturadas!


Você ainda irá precisar de uma calda de caramelo com manga feita com 150g de açúcar, 70ml de água e 20g de pedaços de manga. Por o açúcar e a água para cozinhar até virar um caramelo claro e depois joga 50 ml de água. Esperar os cristais de açúcar dissolver e jogar os pedaços de manga. Deixar cozinhar um pouco e então desligar o fogo. Eu usei um que sobrou do crumble de manga que fiz (de novo) aqui outro dia. ;)



Quando a massa do bolo estiver pronta adicione a granola junto com a castanha e mexa só até agregar. Depois a cereja. Por fim misture o chocolate com 1 col. de café de farinha de trigo até que todo ele esteja coberto com essa farinha, depois acrescente-o à massa do bolo e misture bem rapidamente!




Distribua a maior parte da manga na forma da maneira que preferir, com a ajuda de uma colher de sopa espalhe cuidadosamente a massa do bolo na forma com a manga e leve para assar. Asse a 180°C por 50 – 60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno viu ;)




Enquanto tu esperas o bolo assar, pegue o restante dos pedaços de manga e cozinhe rapidamente na calda de caramelo com manga. Não deixe cozinhar por muito tempo! Reserve em um pratinho.


Retire o bolo do forno, coloque-o sobre uma grade para esfriar e espere uns quinze minutos. Depois espalhe por cima os pedaços de manga cozidos na calda e espere mais 10 minutos. Coloque o prato que irá servir o bolo por cima e vire a forma. Por segurança passe uma faquinha nas laterais da forma antes de virar o bolo para desprender eventualmente qualquer pedaço de manga ainda preso!!!



Retire o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo terminar de esfriar. Por último, espalhe por cima do bolo o restante da calda de caramelo com manga e então delicie-se ;)

Se a calda estiver muito consistente, adicione mais um pouquinho de água para dissolvê-la!!

Espero que tenham gostado do bolo de vocês :)

Um grande beijo e um ótimo fim de semana :)



Chegando mais para o meio do bolo ele ficou ainda mais úmido, huuummm!

Um aviso: recoloquei o recurso para imprimir ou transformar as receitas em documento PDF. Logo em baixo de cada post depois do LinkWithin você poderá ver isso. Chama-se Print/ PDF!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

4 variações de Sablés

Fala-se Sablê, pois o S do final é mudo!

Esses biscoitinhos são simplesmente incrivelmente deliciosos :P Aqui em casa eles não duraram muito tempo não :o

Dessa vez resolvi mudar geral e variar de vez. Fiz os danados em quatro variações, figo, coco, castanha do Brasil/Pará e especiarias. 

Uma advertência: não se deixem enganar, esses biscoitinhos rendem bastante. Redeu até para dar de presente :) Somando todos os sabores, foram 124 unidades :D


Sablés (massa base)
Rende 785g de massa 

262g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
1 col. chá de essência de baunilha ou açúcar de baunilha
1 pitada de sal
1 ½ col. sopa (aprox. 23ml) de leite integral
375g de farinha de trigo sem fermento

Em um bowl bater a manteiga até que fique em ponto de picos. Não leva muito tempo!

Juntar a essa manteiga batida, o açúcar, a essência ou açúcar de baunilha, o sal e o leite e bater vigorosamente até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Foi tudo no braço mesmo, sem batedeira!

Agora acrescente a farinha de uma só vez e bata somente até que a mesma agregue-se à massa. Isso é jogo rápido tá! Não é para ficar batendo e batendo ;)




Bom! Com a ajuda de uma balança digital eu dividi essa massa em quatro partes quase iguais de 195 -196g. Cada parte em seu devido bowl ;)

Daí fui colocando os sabores:

 
30g de mini figo seco picado, para o sablés de figo (rendeu 32 unidades)

 
 30g de coco seco ralado + 1 col. chá de leite de coco (pode ser leite de vaca também), para o sablés de coco (31 unid.)

 
30g de castanha do Brasil/Pará picada, para o sablés de castanha (33 unid.)

 

 
  Um pouco de pimenta do reino moída na hora (digamos  4 giradas no moedor) + 4 raspadas de noz moscada + 6 gotas de colorante de caramelo, para o sablés de especiarias (28 unid.)

Na variação de especiarias não quis abusar nada em variedades, mas depois pensei que poderia ter colocado uma pitada de canela =) Fica para a próxima ;)

Agora misture cada ingrediente à sua parte da massa base. Novamente não misture muito tá ;)

Estenda um pedaço de filme de PVC e coloque a massa no sentido horizontal do filme. Atente que será melhor para enrolar a massa no filme se você já colocar de uma maneira bem distribuída, no sentido horizontal também.


Agora é só enrolar o filme na massa, fazer um rolo de 3 a 4 cm Ø e levar para gelar até que a massa se firme a ponto de corte. Tome cuidado para não deixar muito tempo na geladeira, pois a massa tende a ficar quebradiça e na hora de cortar será um horror :s

Corte o rolo de massa já firme em rodelas de no máximo 5mm de espessura e disponha sobre uma assadeira ou com ou sem silpat (ou folha anti-aderente) com uma distância de no mínimo 1,5 cm. 



Se você achar que a massa ficou um pouco mole depois de ter cortado as rodelas e ter colocado sobre a assadeira, então coloque a assadeira na geladeira até que a massa volte a ficar firme de novo e depois leve direto para assar ;)

Asse em forno pré aquecido a 200°C de 10 a 12 minutinhos (vai de forno ;). Eu assei um pouquinho mais!

Deixe esfriar em cima de uma grade. Consumir totalmente frio (se você conseguir :o)! 

Bom, espero que tenham gostado dos meus sablés :)

Um forte abraço





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...