segunda-feira, 26 de março de 2012

Bolo cremoso de chocolate com banana e castanha


Me desculpem o sumiço da semana passada. Foi por um bom motivo, trabalho :)

Hoje foi um dia de Power Woman (de novo), ufa! Acordei cedo, fiz esse bolo que vos apresento hoje, deixei o mesmo esfriando, me arrumei, fui até uma fábrica de caixas, depois encontrei com maridão e o filhão, fui a dois bancos e resolvi o que tinha de ser feito (banco segunda-feira ninguém merece), fui encontrar com o marido na agência de viagem, fui até duas lojas de tecido comprar apetrechos têxtil para minhas futuras fotos, voltei para casa, cortei e tirei fotos do bolo, atualizei os e-mails e o Facebook (e quase caí com o post de hoje do A cozinha coletiva) e para não perder o pique fiz esse post :) Depois fui jantar e tomar um banho, hehe!

Não, eu não estou reclamando, só relatando!

Vamos comer um bolinho?


Bolo cremoso de chocolate com banana e castanha
Para uma forma de 20cm Ø e 8cm de altura, receita adaptada daqui!

100g de manteiga sem sal amolecida
300g de chocolate meio amargo picado,
eu usei um blend que tinha aqui
3 ovos
(155g)
100g de açúcar demerara
1 col. chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
(1g)
110g de farinha de trigo sem fermento
50g de castanha do Pará grosseiramente picada
150g de banana prata em cubos pequenos
(1cm X 1cm)

Pré aqueça o forno a 200, 205°C. Unte e enfarinhe a forma, reserve.

Derreta o chocolate junto com a manteiga e reserve.
 
Em uma tigela bata os ovos junto com o açúcar, a essência de baunilha e o sal até que fique uma massa bem espumosa e clara. Depois adicione a essa massa de ovos o chocolate derretido com a manteiga.





Por fim peneire a farinha (pode fazer antes também) diretamente sobre a massa de chocolate, junte a castanha e misture com cuidado até que fique quase tudo homogêneo.




Agora é hora de adicionar a banana, terminar de misturar, colocar a massa na forma e levar para assar por mais ou menos 35 minutos. Posicione a grade bem no meio do forno.

Espero que com esse bolo a nossa semana seja bastante doce e gostosa :) 
         
Um forte abraço em vocês :)




quinta-feira, 15 de março de 2012

Salada de batata com atum e ovos



Estava tentando escrever algo hoje, mas não tava saindo. Gostaria de fazer uma introdução antes de falar que eu fiz essa salada para participar da postagem coletiva do Blogs de Culinária.

No momento os dias aqui estão bem corridos e tempo para cozinhar mais vezes na semana está faltando. Fiquei com o coração apertado de não ter conseguido enviar o link até ontem para a Andréa (estava segura que não ia sair). Aproveito e convido vocês a darem uma olhada nas saladas maravilhosas que a postagem traz :) 

Aqui fica a minha salada para vocês ;) “Substituiu” o almoço bem legal ;)

Meu primeiro prato :s hehe

Salada de batata com atum e ovo
Rende o bastante para 4 porções ou 6 porções se servida com pão

10 azeitonas verdes sem caroço ou retiradas do caroço grosseiramente cortadas
1 tomate grande cortado em cubinhos
1 cenoura média finamente ralada
½ cebola roxa cortada em meia lua e em tiras bem fininhas
1 lata de atum desfiado conservado em óleo
250ml de molho para salada de sua preferência
1 kg de batata descascadas, cortadas, cozidas e resfriadas
5 ovos cozidos e resfriados
2 maços pequenos de alface crespa lavados
Ervas secas (salsinha, cebolinha, manjericão) para decorar

Em um bowl, junte as azeitonas, o tomate, a cenoura, a cebola, o atum e 1/3 do molho e misture. Depois adicione a batata, mais 1/3 do molho e misture com cuidado para não esbagaçar e reserve.




No prato em que você for servir a salada, arrume a alface cobrindo todo o prato. Coloque a parte crespa da folha nas beiradas e o restante corte com a mão mesmo e coloque no centro. 


Arrume a salada de batata no centro do prato deixando a alface das beiradas aparecendo. Corte os ovos em quatro e escore-os em volta da salada.

Distribua o último 1/3 de molho para salada, um pouco em cima de cada ovo, polvilhe ervas secas sobre toda a salada e sirva.


Eu quem fiz meu próprio molho para a salada, mas como foi tudo no olhômetro, não sei dizer o quanto foi de cada ingrediente dentro do molho. Se quiserem ter uma noção do que usei, leiam esse post aqui. Lá você encontrará os ingredientes que eu sempre faço meu molho para salada. Assim, ás vezes rola um alhinho ou outra coisa dentro do molho também...

Espero que tenham gostado :)

Um ótimo final de semana para todos :)

Aqui só estavamos começando a comer :P

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bolinho floresta morena



Esse bolinho é uma mistura entre a idéia de um bolo floresta negra e o brigadeiro de colher :)

Muitas vezes pensei em fazer esse bolinho, mas meus pensamentos e idéias sempre emperravam na questão, qual o recheio? Ganache? (sempre faço); Creme amanteigado? (muita manteiga, hihi); Geléia de cereja? (será?)

Em fim, foi no brigadeiro de colher que me decidi :o


Bolinho floresta morena
Para 12 unidades

A receita da massa já fiz aqui, retirada do super blog Fofurices da Sam, que por sua vez agora, é minha quase vizinha, eeebaaa:D

O recheio é um super delicioso e simples de fazer brigadeiro de colher e você precisará de:

½ lata ou caixinha de leite condensado
10g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 col. sopa de cacau em pó, se possível 100% cacau
50g de creme de leite da caixinha, pode usar mais se quiser!

Em uma panela faça o brigadeiro com o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó (mexa tudo muito bem antes de levar para o fogo!). Quando ao brigadeiro estiver bem espesso, desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Adicione o creme de leite e misture bem. Espere esfriar totalmente antes de usar.

Recorte o centro do bolinho com a ajuda de um boleador ou aro pequeno e retire massa deixando uma covinha. Reserve a tampinha para fechar depois que rechear. Recheie os bolinhos e reserve na geladeira.





Para a montagem você precisará de:

250g de creme de leite fresco
25g de açúcar refinado
Pedaços de cereja em calda
Chocolate raspado

Bata o creme de leite fresco em ponto de chantili. Quando estiver cremoso, adicione o açúcar e termine de bater. Coloque o chantili no saco de confeitar com o bico que você preferir e decore os bolinhos fazendo voltinhas.



Por fim, coloque um ou dois pedacinhos de cereja em calda no centro da voltinha e espalhe chocolate raspado dos lados (tente não cobrir a cereja com o chocolate).

Espero que vocês tenham gostado :)

Um forte abraço e um ótimo fim de semana para vocês

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz mulher



Hoje não tem receita, mas quero muito desejar um dia muito lindo, feliz e importante para todas as mulheres que habitam esse planeta :)

Achei um bouquet lindo na net e quero oferecê-lo a vocês, merecedoras de amor, carinho e tudo de bom :)

E como todas nós sabemos, o dia da mulher é todo dia, então considere hoje o início de um tempo de festejos que só se encerra no ano que vem nessa mesma data :) Sim claro, porque temos que comemorar todos os dia (mesmo que seja só um pouco) por termos nascido mulheres fortes e resistentes :)

Um forte abraço :)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sablés recheado com chocolate


Quero começar o post de hoje agradecendo todos os comentários fofos que vocês deixaram no post de aniversário do blog. Muito obrigadaaaaaa de coração :D 

Nessas últimas semanas as coisas por aqui estão bastante corrida, por isso a diminuição de posts por semana. Espero logo em breve normalizar essa frequência ;)

Hoje trago uma nova variação de um biscoitinho que já mostrei aqui (em 4 variações) como fazer a receita base, que é o sablés. O diferencial do de hoje é o recheio de chocolate, que combinou muito bem. 

Só que tem um porém, tem que fazer e comer logo. Não é porque fica muito gostoso e a pessoa tem que devorar tudo de uma vez só não, hehe, é porque esse biscoito é bastante macio e a humidade do recheio irá amolecê-lo.  Se você deixá-lo assar mais um pouco do que o normal ele irá ficar mais sequinho e resistirá mais um tempinho.


Sablés recheado com chocolate
Para 30 biscoitos recheados

Massa base para o sablés (rende 60 unidades)

175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
75g de açúcar
1 col. chá de essência de baunilha
ou açúcar de baunilha
1 pitada de sal
1 col. sopa de leite integral
250g de farinha de trigo sem fermento

Em um bowl bater a manteiga até que fique em ponto de picos. Não leva muito tempo!

Juntar a essa manteiga batida, o açúcar, a essência ou açúcar de baunilha, o sal e o leite e bater vigorosamente até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Foi tudo no braço mesmo, sem batedeira!

Agora acrescente a farinha de uma só vez e bata somente até que a mesma agregue-se à massa. Isso é jogo rápido tá! Não é para ficar batendo e batendo ;)

Estenda um pedaço de filme de PVC e coloque a massa no sentido horizontal do filme. Atente que será melhor para enrolar a massa no filme se você já colocar de uma maneira bem distribuída, no sentido horizontal também.


Agora é só enrolar o filme na massa, fazer um rolo de 3 a 4 cm Ø e levar para gelar até que a massa se firme a ponto de corte. Tome cuidado para não deixar muito tempo na geladeira, pois a massa tende a ficar quebradiça e na hora de cortar será um horror :s

Corte o rolo de massa já firme em rodelas de no máximo 5mm de espessura e disponha sobre uma assadeira ou com ou sem silpat (ou folha antiaderente) com uma distância de no mínimo 1,5 cm. 
Se você achar que a massa ficou um pouco mole depois de ter cortado as rodelas e ter colocado sobre a assadeira, então coloque a assadeira na geladeira até que a massa volte a ficar firme de novo e depois leve direto para assar ;)

Asse em forno pré aquecido a 200°C de 10 a 12 minutinhos (vai de forno ;). Eu assei um pouquinho mais!

Deixe esfriar em cima de uma grade. Usar totalmente frio para rechear.

Recheio de chocolate
Rende 370g de recheio

250g de chocolate meio amargo
120g de creme de leite de caixinha uht

Pique o chocolate e coloque em um bowl de vidro ou metal. Derreta o chocolate no microondas ou banho maria. Em uma panela separada esquente o creme de leite e reserve.

Quando o chocolate estiver 50% derretido retire do microondas ou banho maria e adicione o creme de leite quente. Misture até que todo o chocolate esteja derretido. Deixe esfriar completamente antes de rechear os biscoitos.


Montagem

60 unidades de biscoito sablés
370g de recheio de chocolate
Xerém de castanha de cajú para decorar,
opcional!

Enfileire os biscoitos um do lado do outro, sendo que uma fileira com os biscoitos virados para cima e a outra fileira com os biscoitos virados para baixo (esses iram ficar por cima quando fechar).



Com ajudar de um saco de confeitar com um bico redondo ou com uma colher de chá, cubra a fileira dos biscoitos virados para cima com o recheio. Depois coloque o outro biscoito (da fileira dos virados para baixo) por cima e aperte levemente.


Passe as laterais dos biscoitos no xerém de castanha e sirva.

Uma ótima opção de biscoito recheado para a criançada ou para fazer junto com elas, para uma tarde de chá com as amigas ou para o que você quiser combinar. Espero que tenham gostado ;)

Um forte abraço e um ótimo final de semana :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...