segunda-feira, 25 de junho de 2012

Molho agredoce



Já faz muito tempo que eu queria fazer essa experiência. Fico indignada de chegar nos restaurantes de comida chinesa daqui e eles oferecerem aquele molho vermelho/rosa choque que intitulam de agredoce

Em minha opinião (pessoa que detesta e nunquinha come), acho esse molho muito pobre de tudo e para mim passa uma postura de preguiça da parte desses restaurantes.

Eu já li algumas receitas e já vi alguns chefs fazerem seu próprio molho agredoce, mas resolvi eu mesmo tentar elaborar o meu. Com certeza, o resultado agredoce e meio apimentado desse molho, traria mais sabor aos rolinhos primavera da vida servidos por aqui. Além disso, pode ainda acompanhar camarões empanados, satés de frango e o que sua imaginação deixar.

Fica aqui a receita de como eu fiz. Se quiserem nada apimentando é só não colocar as sementes da pimenta.


Molho agredoce
Rende aprox. 300g

160g abacaxi em cubos grandes
150g de açúcar
300ml de água mineral ou filtrada
60ml de vinagre de álcool ou maçã
+ 2  x 30 ml para finalização
120g de tomate sem pele e sementes
+ 30g cortados em cubinhos minúsculos
1 ½ col. chá de pimentinha vermelha ou dedo de moça picada sem a semente + de 6 a 12 sementes da pimenta




Bata no liquidificador o abacaxi, 120g de tomate, o açúcar e a água até ficar tudo bem batido.


Coloque em uma panela e leve para cozinha em fogo médio/alto. Adicione 60ml de vinagre e a pimenta. Assim que começar a ferver, irá se formar uma espuma, que deve ser retirada aos poucos com o auxílio de uma colher. Sempre que se formar essa espuma, você deve retirar.


Espere cozinhar por 15 minutos. Agora adicione as sementes da pimenta, o tomate cortado em cubinhos minúsculos, 30ml de vinagre e misture. Deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que o molho esteja espesso. Adicione os últimos 30ml de vinagre deixe cozinhar por mais 5 minutos. 

Molho pronto

Desligue o fogo e já tenha em mãos o recipiente que você irá colocar o molho pronto. Eu esterilizei um vidro de capacidade de 150ml e enchi com a metade do molho até ficar quase na boca do vidro. Tampei e virei de cabeça para baixo até esfriar. Coloquei a outra metade do molho em uma cumbuquinha para usar durante a semana.


Como foi uma experiência eu não sei exatamente por quanto tempo esse molho dura conservado no vidro fechado. Acredito (por outras experiências) que de 1 a 2 meses. Com certeza essa é uma receita que irei aprimorar no futuro.

      Assim todo embaladinho e etiquetado, acho que esse molho é uma ótima idéia para presentear. 

      Uma idéia e uma sugestão:

1.    Quando for retirar as sementes da pimenta, use luva! Eu, infelizmente esqueci e tive de ficar lavando as mãos umas 1000 vezes :s 




      2.     Quando preciso de pouca quantidade de tomate concassê, faço na mão mesmo (como Nadia Santini me ensinou). Corto o tomate em oito partes, retido as semente e por fim deito o tomate na tábua, passo a faca por baixo entre a pele e o fruto e retiro a pele sem precisar de água fervente e mais nada.

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e uma ótima semana para vocês :)



Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Torta de chocolate com laranja, morango e chantili


 
Nossa que saudade de postar aqui! Espero que vocês não estejam chateados. Meu mais novo “filho” está precisando muito de mim ultimamente :)

De qualquer maneira não vou escrever muito, pois depois de tanto tempo sem compartilhar alguma receita, hoje caprichei!!! Tirei muitas fotos!

Se preparem ;) Vamos lá?


Torta de chocolate com laranja, morango e chantili
Para uma forma de 20 cm Ø e 6 cm de altura

Receita adaptada daqui!

250g de chocolate meio amargo
150g manteiga sem sal em temperatura ambiente +
um pouco para untar a forma
30 ml de sumo de laranja
4 ovos
150g de açúcar refinado +
1 col. sopa para o chantili
Raspas de ½ laranja média
, raspe antes de espremer
25g de farinha
1 pitada de sal
De 150 a 170g de ganache de chocolate meio amargo, aqui.
Diminua 10 ou 5g do chocolate e do creme de leite!
360g de morango
, pesei sem retirar o “lixo”
200g de creme de leite fresco
Cacau em pó para polvilhar

Pré aqueça  o forno a 200 °C. Unte a forma. Derreta o chocolate com a manteiga e misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione o sumo de laranja, misture e reserve.

 
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa espumosa e um pouco consistente. Adicione à massa de ovos a massa de chocolate e mexa até que os dois se unam (ficar homogêneo). Acrescente as raspas da laranja e mexa.




 
Junte a pitada de sal à farinha e peneire sobre a massa de ovos e chocolate. Misture com cuidado e certifique-se que toda a farinha tenha sido absorvida. Não pode ter pelotas de farinha não misturada.

 
Coloque a massa na forma e leve para assar de 30 a 40 minutos. Esse tempo pode muito bem variar, vai depender de cada forno. 


Depois de frio ele murcha um pouco mesmo!

Deixe o bolo esfriar totalmente (coisa que eu não fiz :s). Espalhe a ganache por cima e comece a arrumar os morangos cortados ao meio. A ganache vai funcionar como uma “cola”.






Depois que os morangos estiverem arrumados, coloque a torta na geladeira por 30 minutos ou no freezer por 15 minutos para que a ganache fique firme e prenda os morangos. 


Bata o creme de leite fresco com a 1 uma col. sopa de açúcar refinado, retire a torta da geladeira ou freezer e  espalhe o chantili com cuidado fazendo voltinhas para dar um efeito ondulado, desarrumado. Retorne a torta para a geladeira e deixe por mais 30 minutos antes de consumir. Polvilhe cacau em pó e sirva.

Se preferir sirva o chantili separado ao invés de colocar por cima da torta.

Acho que agora deu para matar a saudade né ;)

Um abraço e uma ótima semana gente :)





A torta ainda não estava tão gelada, por isso que a fatia saiu meio caída assim. Sorry!

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Feliz Dia dos Namorados


Desejo a todos os apaixonados um feliz Dia dos Namorados.

Olha! Tem Fondue de chocolate lá no Doce Melange, ainda dá tempo de
encomendar ;)






Sei que tô meio sumida, mas logo, logo volto com uma receita gostosa ;)

Um beijão gente :)

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Geografia - Bolo de formatura




No último sábado, 02/05/12, meu primo Orlando Neto também pode segurar o seu diploma de licenciatura em geografia e ele também teve um bolo feito pelo Doce Melange Atelier ;)

Ele e seu irmão Ruan são primos muito queridos. Meninos de ouro! Sua mãe, minha tia Dila (como a chamamos carinhosamente) uma mulher esforçada e guerreira, os criou praticamente sozinha. 


Muita coisa poderia contar aqui sobre Orlando, mas me limitarei somente a uma, que é um marco na família. Todos se lembram desse dia! Estavamos todos na casa de minha avó (acho que era dia das mães) e aí começou a sessão de fotos das crianças. Em uma das poses que fizemos, meus irmãos ficaram sentados no sofá junto com nosso primo Júnior e eu fiquei agachada na frente do sofá para sair na foto.

Lairinho (como o chamamos carinhosamente) ficou no colo de Júnior e na hora do flash ele resolveu puxar meu cabelo, pode?! Me lembro até hoje como doeu e como todos que não estavam na foto ficaram achando aquilo tudo muito engraçado. Final da história, demorou uns cinco minutos para Lairinho soltar meu cabelo e nesse meio tempo a pessoa que bateu a foto não teve mais paciência de esperar e bateu a foto assim mesmo. Olha aí a prova do crime!


Orlando é como se fosse um irmão e eu tenho muito carinho e admiração por ele. Cresceu sem a presença do pai e desenvolveu um caráter genial. É um menino totalmente do bem e muito responsável.

Para ele só desejo tudo de bom que esse mundo tem para oferecer e um futuro brilhante, pois ele merece :)

Desejo a vocês uma ótima semana :)

Um forte abraço :)







Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...