segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Final de semana em casa




O final de semana na casa da mamis foi cheio de sabores, aromas, texturas e recolhimento de boas lembranças para o futuro. Além de muita Comfort food!

É muito bom estar perto da família e viver momentos que parecem que nunca vão se apagar. 

Sexta foi aniversário do tio Júnior (irmão mais velho do papi) e a minha linda prima Taynna preparou (com alguma ajudinha) um bolo simples, gostoso e cheio de carinho para ele, que é seu segundo pai.



Sábado, pelo meio da manhã, minha mãe começou a cozinhar algo para todos no fim de semana. Lá pelas 11:30 foram chegando os que ficaram para o almoço, os que chegaram do trabalho e o estômago já fica meio que impaciente de receber aquela comida gostosa, que tá sendo carinhosamente preparada e que tá cheirando muito.

Uma comida pela qual eu não era nem um pouco amiga quando criança, Cozido. Hoje já como um pratão com pirão, caldo, bastante verdura, legumes e pouca carne... nem é preciso tanta carne assim, pois o sabor é incrivelmente gostoso.  





Não posso deixar de citar que teve também um maravilhoso bife de fígado que amo de paixão e que minha mãe faz muito bem!



Domingo foi dia de reunir a criançada, brincar na rua de tarde e comer bolo de banana depois. Com direito a cobertura de chocolate :)

A receita desse bolo de banana está aqui, mas a receita de um final de semana desses não tem como dar. Só posso dizer que foi bem aproveitado :)

Com isso, desejo a vocês uma ótima semana!

Um forte abraço :)


Cadu e seu amigo Dereck. Eles nem quiseram olhar pra foto :)
 
Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Hello Foodblogers! Eu vou!

 
Sim eu também vou!

Vocês não devem está entendo, eu vou, eu vou :) hehehe

Está confirmado, eu vou!!!

Vou participar do evento mais esperado do ano, o Encontro Gourmet Nacional de Foodblogers em São Paulo, no belíssimo Nacional club, no dia 29 de setembro.

Desde que a nossa bruxinha doce Sandra Reis me adicionou naquele grupo maravilhoso e que a cada dia está ainda melhor, eu comecei a conhecer vários amigos blogueiros mais de perto. O Foodblogs Brasil é um grupo para blogueiros de gastronomia do Brasil.

Eu estou simplesmente muito contente em pensar que vou conhecer vários amigos de cozinhas virtuais pessoalmente. Vou abraçá-los e poder sorrir para eles pessoalmente. Vou poder dizer o quão eu gosto dos blogs deles e por fim vou me acabar de rir junto com eles... que na verdade em sua maioria serão elas, hahaha, já viram né?!!

A programação do evento está um primor. O que pede um muito obrigada e parabéns para as três mais retadas organizadoras do evento, a Sandra, a Cecília e a Daniella. Muito obrigada por todos os esforços e parabéns pela organização e tudo mais :)

Agora vem a sobremesa. Daqui de minha terra (que eu saiba) vai a Juliana Braga, eu e a fofa da Sam (que já é baiana também). Eu e a Sam vamos juntas e encontraremos a Juliana lá.

Vai ser simplesmente o máximo :) Tô mega feliz!!!

Momento delírio! Imaginem só vou encontrar Maria de Lourdes Ruiz, Carla Maicá, Tania Minatel, Gina, Mirella Camargo, Marcel Gussoni, Ricardo Nominando, Cintia Maria, Alessandra Passini, Rachel Azevedo, Marbene Araújo e muitos outros queridos e queridas :)

Um ótimo final de semana para vocês :)

Um forte abraço :)


Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!
 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bolo de jambo com calda de maracujá


Um bolo para comemorar o retorno de meus amores, Denis meu marido e Cadu meu filho.

Saíram de viagem no dia 14 de junho 2012 e retornaram no dia 07 de agosto pela tarde. Pensei que sabia o que era saudade. Na verdade sei, mas não sabia mesmo o que era ter saudade de um filho que está longe. Nooooossa é muito ruim!

Usei esse tempo sem eles para me concentrar no trabalho e dedicar um pouco de tempo só para mim. Também fiz algumas coisinhas para quando eles voltassem, arrumei um pouco a bagunça em casa e outras coisinhas mais.

Agora estou muito contente por tê-los de volta e essa felicidade se transferiu também para esse bolo que fiz com muito carinho para eles. 

Novamente usufrui da delícia do jambo, que me inspirou (mais uma vez) para essa receita. Agora tenho o prazer em comparilha-la com vocês :)


Bolo de jambo com calda de maracujá
Para uma forma de 25 cm ø de fundo removível

Jambo emcaldado

9 jambos de médios a grande (590g sem lixo) cortados em quatro
210g de açúcar cristal
210 ml de água

Junte o açúcar, a água e ferva até o açúcar dissolver por completo. Se for possível, misture para isso acontecer rapidamente. 

Deixe essa calda ferver por uns 5 minutos em fogo alto. Abaixe o fogo, junte o jambo cortado, e distribua-o bem nessa calda. Tampe a panela e deixe cozinhar (em fogo baixo) de 5 a 10 minutos. Esse tempo varia, pois vai depender da maciez da fruta. O importate é não deixar cozinhar demais.




Tire a tampa da panela (cuidado com o vapor!), desligue o fogo, com a ajuda de uma colher retire os pedaços de jambo e transponha-os para um prato. Deixe esfriar totalmente antes de usar.



A calda que sobrar (para mim sobrou 220 ml) você pode reduzir e usar em várias preparações diferentes.

Alguns exemplos:
1. Usar como xarope e fazer uma bebida leve, refrescante e com pouco açúcar para as crianças ou adultos. Junte um pouco de sumo de limão, gelo e água em um copo e por cima jogue o xarope de jambo. Misture e beba.
2. Usar como calda para sorbets ou sorvetes.
3. Reduzindo mais ainda, você pode usar em decorações de sobremesas empratadas, dando um toque final sofisticado ao conjunto.

Calda de maracujá
Rende aprox. 250 ml 

110g de açúcar demerara
110 ml de água
190g de polpa de maracujá


Coloque todos os ingredientes na panela e leve para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por uns 10 minutos.

Em seguida coe, deixe esfriar e reserve para embebedar o bolo quando morno.

Bolo de jambo
Forma de fundo removível de 25 cm ø e 5 cm de altura


200g de açúcar refinado
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 pitada de sal
4 ovos
200g de farinha de trigo
1 col. chá de fermento para bolo

Pré aqueça o forno a 180 °C.

Bata a manteiga, o sal e o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Adicione ovo por ovo batendo um pouco a cada adição. Misture o fermento com a farinha e peneire em cima da massa de manteiga, açúcar e ovos. Misture vigorosamente, mas rapidamente.

Cubra uma forma de fundo falso com papel manteiga . Distribua a massa igualmente sobre a forma e nivele. Espalhe os jambos emcaldados da maneira que desejar e leve o bolo para assar por uns 50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.




Deixe o bolo amornar e espete-o com um palito de dente ou churrasco. Distribua um pouco da calda do maracujá por cima de toda a superfície do mesmo. Faça isso em três etapas, dando um espaço de 30 minutos entre uma e outra.

Furando o bolo!

Absorvendo a calda!

24 horas depois!

Deixe o bolo repousar por 24 horas antes de comer. É preciso que a calda de maracujá seja totalmente absorvida pela massa do bolo e para isso é necessário tempo.

Se preferir, sirva o bolo com creme de leite batido sem açúcar ou cubra-o com uma nuvem de açúcar de confeiteiro.




Meus amores deliraram com esse bolo ;) Espero que vocês também tenham gostado :)

Deixo vocês com algumas fotos dos presentes que ganhei e encomendei, hehe ;) Tem mais fotos no flickr aqui e aqui :)

Um forte abraço e um ótimo final de semana para vocês :) 


Minha calculadora em formato de barra de chocolate!





Alguns livros novos!



Amo esse bombom!

Chocolates tradicionais!

Tradicionais e novos!


Para os futuros macarons!

Agora virei gente grande!

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...