segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Torradas com creme de atum




Desde sexta feira a noite a minha garganta anda irritada. As pessoas podem ouvir por aqui tosses em bom e alto som. Logo no sábado pela manhã, minha voz começou a sumir, até que ontem ela já tinha sumido por completo. 

Hoje continuo sem voz alguma. É tanto, que para as pessoas me entenderem tenho que sussurrar bem baixinho e lentamente em seus ouvidos. O meu maridão tá me servindo como um grande intérprete e meu filho parece que reforçou a dose de testar meus limites, hehe. Dessa vez as broncas são em silêncio e mais em gestos... e ele se acaba de rir!!!

Tudo isso por causa de um início de crise alérgica e continuou com um repentino, mas nada grave, resfriado. Não tive febre nem nada. Só mesmo mal estar. Agora nem voz para ligar e marcar uma consulta com o médico tenho, hahahahahaha! Mais uma vez terei de recorrer ao maridão!

Para os que querem saber, mesmo sem voz irei ao encontro gourmet! 

E como hoje não tem como trabalhar (atendendo telefone), irei atualizando o blog cumprindo uma promessa pequena. A de lhes dar a receita da torrada prática com creme de atum que foi também servida no encontro com meus primos :)

Desejem-me saúde por favor!




Torradas com creme de atum
Rende aprox. 690g de creme

450g de cream cheese
240g de atum em latinha, quantidade já drenado
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
18 fatias de pão integral de forma
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado na hora, só servi assim
Azeitonas e folhinhas de salsinha para finalizar

Ponha o pão em uma assadeira e regue cada fatia com um pouco de azeite de oliva. Leve o pão para o forno pré aquecido á 180 ou 205 °C para dar uma secada e leve tostada por uns 10 ou 15 minutos. Esse tempo vai depender de seu forno. Depois de pronto deixe somente amornar antes de continuar com o preparo das torradas.



Em um bowl, misture o cream cheese, o atum drenado, o sal e a pimenta do reino moída na hora a gosto. Cuidado para não salgar! Quando estiver tudo bem homogêneo, distribua em colheradas, por cima de cada fatia de pão. Depois, com a ajuda de uma colher de sobremesa, espalhe.

Rale o queijo parmesão, em uma quantidade generosa, por cima de cada fatia de pão com o creme e leve tudo para o forno, mas sem temperatura, somente no grill para dourar o queijo.






Se seu forno não tiver essa função de grill, então coloque-o na temperatura mais alta que ele tiver para pré aquecer durante uns 10 minutos. Assim que o forno estiver bem quente, coloque uma assadeira (na parte de cima do forno) com as fatias de pão já com creme e deixe-as assar por uns 5 ou 7 minutos.

O processo de abrir, colocar a assadeira e fechar o forno tem de ser jogo rápido, para que o mesmo não perca temperatura. Não coloque mais assadeiras de uma só vez, pois corre o risco de não dourar. Antes de fazer o mesmo processo com mais assadeiras, deixe o forno aquecer novamente. 

Finalize decorando com azeitonas cortadas em bandas e algumas folhinhas de salsinha se preferir.

Espero que tenham gostado!

Um forte abraço e uma ótima semana para todos :)



Sirva com salada se preferir!

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bolo de laranja encharcado




Hoje eu teria que postar a prática receita daquela torrada de creme de atum que servi na reunião dos primos que teve aqui em casa, como prometido! Não se preocupem... semana que vem sai ;)

Em compensação posto hoje a receita de um bolo de laranja encharcado que postei a foto acima no meu mural no Facebook e deu o que falar, hehe! Aliás, deu o que falar geral!!

Sem muito mais texto, vamos à receita :) 


Bolo de laranja encharcado
Para uma forma com furo de 24 cm Ø e mais que 5 cm de altura

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200g de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
Raspas de duas laranjas média
200g de farinha de trigo
1 1/3 col. sopa de fermento
80 ml de sumo de laranja

Bater a manteiga, o açúcar e o sal até que fique uma massa fofa e esbranquiçada.

Adicione os ovos um a um e bata um pouco (só ate agregar) após cada adição. Junte as raspas de laranja e bata vigorosamente e bastante, uns 2 minutos.

Misture o fermento à farinha e acrescente à massa em três etapas (peneirando antes) alternando com o sumo da laranja.

Coloque a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno para assar em forno pré aquecido a 180 °C por uns 35 ou 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

Deixe amornar antes de regá-lo com a calda! Depois que o fizer, espere umas 3 horas ou mais antes de consumir o bolo, para que a calda seja totalmente sugada por toda a massa do bolo.

Furar o bolo com um palito antes, ajuda na absorção e distribuição da absorção da calda!


Calda de laranja
Rende aprox. 350 ml de calda

150g de açúcar
200 ml de sumo de laranja
Raspas de uma laranja média
Bagos de três laranjas médias,
ao retirar os bagos ou filetar as laranjas, esprema o sumo que fica no bagaço em cima dos mesmos. Veja como fazer aqui!

Ferva e reduza durante uns 3 minutos (fogo alto) o açúcar com o sumo de laranja.

Junte as raspas de laranja aos bagos com sumo e acrescente à panela com a calda de laranja e açúcar.

Desligue o fogo rapidamente, transfira a calda com bagos para um bowl ou vasilha plástica, deixe esfriar ou amornar e regue o bolo. Antes de regar o bolo com a calda, reserve separadamente os bagos da calda para decorar o bolo por cima depois.

Espero que tenham gostado :)

E viva as coisas simples e gostosas da vida!

Um abraço e uma ótima semana para vocês =)




Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...